Carreira Dev

13 set, 2017

Cultura organizacional: o que é isso? – Parte 03

Publicidade

Nos últimos dois artigos (que você pode ler aqui e aqui), foi apresentado o conceito de Cultura Organizacional e seus 10 pilares principais, das quais 7 deles foram discutidas em maior profundidade.

Neste artigo, serão apresentados os 3 pilares finais nas quais a Cultura Organizacional se fundamenta: Princípios, Crenças e Cerimônias, pilares que colocam alguns dos aspectos corporativos dentro da Cultura Organizacional. Ao final, você verá um estudo de caso que envolve esses três pilares.

Princípios

Os princípios nada mais são do que as regras de conduta esperadas pela empresa, refletindo as características essenciais e podendo ser materializadas na forma de um código de conduta, código normativo e até mesmo como doutrina ou lei.

Esses princípios podem ter três origens possíveis: causal, moral e/ou lógica. Normalmente, uma empresa apresenta uma mescla dessas origens.

A origem causal é com base na observação do histórico do comportamento da empresa, onde os princípios são colocados na forma de causa-consequência.

Já a origem moral parte do consenso dos colaboradores da empresa sobre as formas de conduta aceitáveis socialmente, sendo que os princípios são posicionados de forma a refletir esses acordos “sociais”.

Por fim, a origem lógica é derivada da aplicação de metodologia científica para mensurar e validar hipóteses. Os princípios nada mais são do que extensões das regras da natureza e qualquer variação deve ser validada a priori.

Crenças

As crenças são os conjunto de ideias individuais nas quais um ou mais colaboradores acreditam serem verdades, possuindo ou não evidências empíricas para corroborar factualmente. Pode também ser considerada como uma interpretação individual de um colaborador a respeito dos princípios de sua organização.

Na filosofia, quando uma crença existe sozinha, é considerada inócua em termos de gerar conhecimento e sabedoria. A crença é um ponto inicial para a busca de verdades ou de evidências factuais, sendo necessário juntar verdades com as crenças para que o conhecimento e sabedoria sejam obtidas.

É importante para as organizações conseguirem mapear as crenças que seus colaboradores desenvolvem e nutrir um ambiente em que novos conhecimentos sejam gerados através de um método (ou processo) de busca de evidências, assim como verificar se existem crenças que podem levar a interpretações ou ações contrárias aos princípios da organização.

Cerimônias

São eventos realizados em momentos especiais por uma equipe ou pela organização como um todo. As cerimônias envolvem desde as festas de final de ano do departamento, até etapas como reuniões de kickoff e de encerramento de projeto.

Esses eventos são marcados por uma lembrança de que o momento representa para a equipe e para a organização, sinalizando como se fosse um relógio do andamento do dia-a-dia da empresa.

É importante para toda organização se aproveitar das cerimônias para reforçar determinadas mensagens, tais como a dos valores éticos e princípios.

Não é necessário organizar uma festa social no nível da ocasião da foto acima, mas é importante usar as cerimônias como momentos especiais para fazer os colaboradores lembrarem dos marcos de um projeto ou da empresa

Estudo de caso

Um dos melhores exemplos de como uma pessoa personifica os princípios e as crenças de uma empresa é o Richard Branson, fundador do Virgin Group (que atualmente possui cerca de 400 empresas no portfólio).

Ele possui como característica passar boa parte do ano em deslocamento ao redor do mundo para visitar as empresas do grupo e conversar com os funcionários, ouvir o feedback deles a respeito de como a empresa está e possíveis melhorias.

Além disso, tornou mandatório que boa parte dos funcionários seja capaz de frequentar as festas anuais da empresa (as cerimônias), que antigamente era centralizado em um auditório e todos os funcionários da empresa se deslocavam até o local, mas devido ao crescimento acelerado da empresa e do seu número de funcionários, agora há várias edições dessas festas regionalmente por questões de logística.

Essas festas se tornaram famosas por permitir que os funcionários se conhecessem melhor e comemorassem as suas conquistas junto com as seus pares. Hoje em dia, diversas empresas (inclusive muitas empresas brasileiras) costumam fazer confraternizações ou reuniões de planejamento estratégico como cerimônias importantes para alinhamento organizacional.

Conclusões

Neste artigo foram apresentados os últimos três pilares da Cultura Organizacional: Princípios, Crenças e Cerimônias, exemplificados com um estudo de caso.  No próximo artigo trataremos de um outro tema: Como fazer as gestão de pessoas em um mundo cada vez mais veloz?

Pretendo continuar uma série de artigos falando sobre carreira. Caso, tenham dúvidas ou propostas de temas interessantes, é só mandar um e-mail ou deixar seu comentário abaixo.