Carreira Dev

7 abr, 2017

Como é trabalhar como líder técnico

Publicidade

Esse artigo é parte de uma série de entrevistas do Training Center sobre o que um profissional pode dizer sobre sua área de atuação visando mostrar para outras pessoas como é trabalhar no que fazem, esclarecendo para algumas pessoas se elas se dariam bem trabalhando ou mesmo só para mostrar para outras pessoas como é trabalhar com isso.

Eu fui um dos participantes e você vai ver a entrevista a seguir:

Eu comecei na área de tecnologia lá por meados de 1996, pouco antes de entrar para a universidade e cursar Ciência da Computação. Desde então, trabalhei no suporte técnico, redes, desenvolvimento desktop e web, análise de sistemas, gerenciamento de projetos, professor, palestrante, líder técnico e mais recentemente como sócio de uma empresa de desenvolvimento e consultoria.

Como você conheceu a área de liderança de equipes?

Em 2008, depois de vários anos trabalhando na mesma empresa e cidade, eu resolvi procurar novos desafios. Fiz algumas entrevistas e precisei decidir entre duas alternativas: ir para o Rio de Janeiro trabalhar como desenvolvedor em uma grande empresa ou vir para Joinville/SC e aceitar o desafio de criar e liderar uma equipe de desenvolvedores de uma pequena startup. Acabei decidindo pelo segundo caminho e isso me levou a um conjunto totalmente diferente de desafios.

Por que você escolheu ser líder técnico?

Eu escolhi por ser um desafio bem diferente do que eu estava fazendo. Definir tecnologia, selecionar pessoas, ajudar os desenvolvedores a fazerem seu trabalho da melhor maneira possível etc. É importante ter a noção de que a liderança técnica não é uma evolução natural do desenvolvimento de software e sim uma profissão diferente, com necessidades e responsabilidades diferentes. Nem todo desenvolvedor quer ser um líder técnico e isso não tem problema nenhum.

Como foi o seu primeiro trampo?

Mudar de área é sempre assustador e não foi diferente comigo. Eu precisei aprender muito sobre como trabalhar com pessoas, tanto os desenvolvedores, quanto o time de negócios. Gerenciar expectativas técnicas, de performance, de carreira etc, foi bem complexo. Mas foi um aprendizado incrível e várias das lições que aprendi nesses primeiros dois anos me acompanham até hoje.

Quais são as skills de quem trabalha nesta área?

É preciso ter uma boa bagagem técnica, entender bastante do negócio e das tecnologias envolvidas. É preciso ajudar a equipe a definir arquiteturas, tecnologias, fluxos de trabalho, ferramentas e coordenar isso tudo para que funcione de acordo. Também deve agir como um mentor para os desenvolvedores que entram no projeto, tanto no uso de ferramentas como na evolução dentro da empresa e da carreira. Gerenciar conflitos e expectativas é uma das tarefas que mais exigem conhecimentos além da área técnica, então é preciso ouvir muito e aplicar bastante empatia.

Quais são os principais desafios da área?

A parte técnica é geralmente a mais fácil, pois estamos acostumados a ela, então, na minha opinião, o maior desafio é evoluir nos outros pontos voltados às pessoas.

Quais são as principais recompensas da área?

Ver o projeto evoluindo dia a dia, entrega a entrega, os clientes satisfeitos, a equipe crescendo e sendo reconhecida dentro e fora do projeto. Essas são recompensas que vão além da parte financeira, que geralmente é muito boa, mas que fazem toda a diferença.

Você pensa em mudar de área?

Não, atualmente eu não penso em deixar de ser um líder técnico, mas, sim, expandir isso para outras áreas da empresa, como negócios. E sempre estudar mais tecnologia, novas arquiteturas, novas técnicas e metodologias, pois é algo que eu gosto muito.

Por que alguém deveria se tornar um(a) líder técnico?

Se você é apaixonado por tecnologia, mas tem a impressão que ela é apenas uma parte do sucesso de um projeto, essa é uma área que você deveria considerar. Participe de eventos técnicos, cultive um networking, aprenda o máximo que puder sobre metodologias, estude sobre como as pessoas trabalham e isso vai te ajudar muito a ter sucesso.

Siga o Training Center no Twitter para se manter atualizado(a) sobre nossas novidades: trainingcentr

Entre no nosso Slack para participar das decisões desse projeto e também para ver gifs engraçados!

Conheça nossas iniciativas.