/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

Publicando um projeto Node.js no Azure Web App com o Visual Studio Code

PorThiago Adriano em

Introdução

Hoje eu irei apresentar um serviço do Azure conhecido como Web App’s. Para quem ainda não conhece, ele é um serviço de hospedagem de projetos Web. Atualmente ele suporta as seguintes linguagens: .NET, .NET Core, Java, Ruby, Node.js, PHP e Python.

Neste artigo eu irei demonstrar como publicar um projeto desenvolvido em Node.js. O código que eu irei utilizar será um desenvolvido no artigo:

Caso tenha interesse em clonar esse projeto, segue o seu link no GitHub: Node_Express.

O próximo passo será acessar a sua conta do Azure. Caso ainda não tenha uma, você pode criar através do seguinte link:

Antes de publicar o projeto, rode ele no seu computador para verificar se esta tudo OK. Para isso, execute o comando npm start na raiz do projeto. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

npm start

Agora que já validamos o projeto, vamos publicar ele.

Publicando o projeto

Para publicar o projeto, eu irei utilizar um plugin do VS Code chamado Azure App Service. Caso tenha interesse em instalar ele, segue o seu link de Download: Azure App Service.

plugin Azure Visual Studio Code

Você também pode instalar ele através da aba de plugins do VS Code. Para isso, basta pesquisar por Azure App Service e instalar ele. Abaixo você tem uma imagem demonstrando ele na Aba de plugins do VS Code:

Azure App Service

Depois de instalado ele fica na lateral esquerda da sua IDE:

Aba de plugins Vs Code

Agora, para publicar o seu projeto está bem simples, basta clicar no ícone do Azure conforme na imagem anterior e seguir os passos: nome do projeto, qual será o grupo de recurso, etc. Você pode acompanhar todos esses passos através da aba output do seus VS Code.

Quando ele finalizar a publicação do seu projeto, você irá receber um retorno conforme a imagem abaixo com a url dele em HTTPS:

Node.js no Azure Web App

Agora abra no navegador o endereço do seu projeto e verifique se ele foi publicado corretamente. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Node.js Azure Web App HTTPS

Bem simples, né? Espero que tenham gostado.

Até o próximo artigo, pessoal!

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 0

leia mais
Este projeto é oferecido pelas empresas:
Este projeto é mantido pelas empresas:
Este projeto é apoiado pelas empresas: