/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

Mavo e seus recursos para desenvolvimento de aplicações web

PorReinaldo Silotto em

Mês passado, falei aqui no iMasters do Mavo, uma biblioteca capaz de ampliar e estender os recursos do HTML para ajudar no desenvolvimento de aplicações web reativas.

Nas últimas semanas venho estudando todos os recursos desta nova tecnologia e comecei a criar algumas Webapps apenas para testar seus recursos e principalmente entender como posso trabalhar profissionalmente.

Gravei, inclusive, um vídeo mostrando como criar uma página dinâmica integrada ao Github bem simples, mas que já consegue dar uma ideia de como tudo funciona:

Tudo parece tão simples no Mavo, que até chegamos a acreditar que seus recursos são limitados e pouco úteis, mas com o uso frequente, acabamos notando que não é nada disso. Basta deixa a mente aberta e as possibilidades irão brotar feito mágica.

Neste novo artigo, vou falar um pouco sobre os plugins disponíveis que podem transformar qualquer tipo de página estática numa Webapp repleta de interações e funcionalidades que irão a experiência do usuários muito mais rica.

Indo além com os plugins Mavo

Por si só, o Mavo já é incrível por deixar o HTML mais inteligente, mas com o uso de plugins, tudo fica ainda mais interessante. Existem poucos complementos por enquanto, mas com o amadurecimento do Mavo, tudo deve mudar e novas extensões surgirão naturalmente.

Você notará que os plugins estão todos em estágio inicial de desenvolvimento, mas já podem ser utilizados e melhorados. Tudo dependerá de como pretende utilizá-los.

Separei três plugins que considero indispensáveis para quem pretende desenvolver aplicações Mavo. Espero que gostem.

TinyMCE

Toda aplicação precisa de um editor de textos com recursos avançados para usuários e administradores. Por este motivo, o TinyMCE é um dos mais importantes. Este plugin disponibiliza uma área de edição completa para edição de textos. Sabe o que é mais legal? Basta uma linha de código para ativá-lo.

Mavo Firebase

O que mais dizer do Firebase? Ativando este recurso, é possível armazenar todas as informações da aplicação no Firebase. Vale lembrar que este complemento ainda está sendo desenvolvido, por isso alguns recursos ainda estão desabilitados ou até inativos.

PHP Backend

A ideia deste plugin é que o desenvolvedor utilize códigos criados anteriormente em novas aplicações Mavo, tudo isso para facilitar ainda mais a vida do programador.

Conclusão

Como falei ainda são poucos os plugins disponíveis, mas eles já são suficientes para notar como podem ser úteis e até dar uma ideia de como utilizar o Mavo em projetos grandes.

Pretendo falar mais desta nova forma de desenvolvimento web aqui no iMasters, mas preciso saber se consideram este conteúdo interessante, por isso deixem seus comentários para que possamos avançar.

Obrigado pelos peixes e até o próximo artigo!

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 2

2 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. Gostei muito deste artigo e do Primeiro sobre o Mavo, mas gostaria de Ver +

    Quem sabe algum artigo mostrando um CRUD e salvando no MongoDB, sei lá .. #FicaDica

leia mais
Este projeto é mantido pelas empresas:
Este projeto é apoiado pelas empresas: