Back-End

27 out, 2017

Framework do Gmail Add-ons é disponibilizado para todos os desenvolvedores

Publicidade

Artigo de Wesley Chun, publicado originalmente pelo Google Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

O e-mail permanece no coração de como as empresas operam. Por isso, no início deste ano, lançamos o preview do Gmail Add-ons – uma maneira de ajudar as empresas a acelerarem os fluxos de trabalho. Desde então, vimos parceiros criarem aplicativos incríveis e, desde o final de outubro, começamos a ampliar o preview do Gmail Add-ons para incluir todos os desenvolvedores. Agora, qualquer um pode começar a criar um add-on do Gmail.

Gmail Add-ons permitem que você integre seu aplicativo no Gmail e estenda o Gmail para lidar com ações rápidas.

Eles são construídos usando cartões de contexto nativos de UI que podem incluir diálogos de texto simples, imagens, links, botões e formulários. O add-on aparece quando relevante, e o usuário está apenas a um clique de distância da funcionalidade rica e integrada do seu aplicativo.

Os Gmail Add-ons são fáceis de criar. Você só precisa escrever código uma vez para o seu add-on funcionar na web e no celular, e você pode escolher entre uma paleta rica de widgets para criar uma UI personalizada. Crie um add-on que contextualmente emerja cards com base no conteúdo de uma mensagem. Confira este vídeo para ver como criamos um add-on para coletar recibos de e-mail e agilizar o relatório de despesas.

Pelo vídeo, você pode ver que existem três componentes para a funcionalidade principal do aplicativo. O primeiro componente é o getContextualAddOn() – este é o ponto de entrada para todos os Gmail Add-ons, onde os dados são compilados para criar o cartão e processá-lo dentro da UI do Gmail. Uma vez que o add-on processa relatórios de despesas de recibos de e-mail na sua caixa de entrada, o createExpensesCard() analisa os dados relevantes da mensagem e os apresenta em um formulário para que seus usuários possam confirmar ou atualizar valores antes de enviar. Finalmente, o submitForm() pega os dados e escreve uma nova linha em uma planilha de “despesas” no Google Sheets, que você pode editar, ajustar e enviar para a aprovação do seu chefe.

Confira a documentação para começar com os Gmail Add-ons, ou se quiser ver como é construir um add-on, vá para o codelab para criar o passo a passo do ExpenseIt. Embora você ainda não possa publicar o seu add-on, você pode preencher este formulário para receber uma notificação quando a publicação for aberta. Não podemos esperar para ver quais Gmail Add-ons você constrói!

***

Este artigo é do Google Developers Blog. Ele foi escrito por Wesley Chun. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2017/10/gmail-add-ons-framework-now-available.html