.NET

26 jul, 2019

Xamarin Rocket #10 — Um Relógio, Xaml e BindingContext

Publicidade

eXtensible Application Markup Language , é o nome do nosso querido XAML.

XAML é uma das formas de criarmos interfaces para Xamarin forms.

Eu ja escrevi dois artigos maiores de dicas sobre Xaml :

· O X do Xamarin Forms — 5 Dicas para o XAML

· O X do Xamarin Forms — Mais 5 Dicas para o XAML

Hoje vou lhes trazer umas dicas pequenas sobre BindingContext, mas que com certeza alguém que esta lendo acabou precisando 🙂

Então vamos brincar um pouco com XAML ?

Vamos ver brincar com BindingContext

Imagine que você precisa exibir a hora atual no seu app. É possível ?

Sim, podemos utilizar as funções de “Relógio” do Android e IOS, que o Xamarin.Forms encapsula para nós.

Em nossa ViewModel vamos criar a seguinte função :

public class XamarinRocket10ViewModel : BaseViewModel
    {
    
        private DateTime _dateTime;
        public DateTime DateTime
        {
            get => _dateTime;
            set => SetProperty(ref _dateTime, value);
        }

        public XamarinRocket10ViewModel()
        {
            this.DateTime = DateTime.Now;

            Device.StartTimer(TimeSpan.FromSeconds(1), () =>
            {
                this.DateTime = DateTime.Now;
                return true;
            });
        }
         
    }

Ao utilizarmos a Device.StartTimer, podemos criar um Timer na Thread do nosso dispositivo e implementar alguma funcionalidade nela. No Exemplo eu criei um timer que executa a cada segundo e atualiza a propriedade DateTime que eu criei.

Agora em nosso Xaml, vamos criar um Label da seguinte forma :

<Label Text="{Binding DateTime, StringFormat='{0:T}'}"
           FontSize="Large"
           HorizontalOptions="Center"
           VerticalOptions="Center">
                <Label.BindingContext>
                    <local:XamarinRocket10ViewModel />
                </Label.BindingContext>
   </Label>

Estranhou algo? o BindingContext ? O que você não conhecia o ContextoLocal no controle? 😛 Exatamente, é possível associar algo Diretamente ao Controle!!

Nesse caso como exemplo, ao invés de colocar a ViewModel no Context da pagina eu atribui ao do Label.

Claro que você não vai ficar criando uma ViewModel por controle, mas a ideia foi apenas demonstrar que você pode atribuir Objetos específicos aos controles no Xaml 😉

Outro ponto é o StringFormat! No Próprio Xaml eu consigo formatar as strings, no meu caso a data para o padrão Brasileiro . Vamos rodar ?

E falando em “Rodar”, É possível rodar os controles em Xamarin.Forms, ajustando um layout de acordo com sua necessidade.

Por exemplo : Um Label, eu posso utilizar a propriedade “Rotation” para deixar ele torto na tela :

<Label Text="Label Torto!"
   Rotation="-15"
   FontSize="Large"
   FontAttributes="Bold"
 TextColor="Blue" />

Então temos :

Certo, mas eu quero ir Alem, quero alterar uma propriedade do Label em tempo de execução, de acordo com outro controle.. E pra dificultar mais ainda, sem depender da ViewModel, é possível ?

Lembra do BindingContext que vimos acima ?

É possível fazer Binding de um controle em outro e utilizar sua propriedade para alterar seus valores.. Confuso ? Calma, eu explico.

Vamos criar um Slider e de acordo com sua alteração, rodar o Label. Para isso vamos criar como abaixo :

<Label Text="Rodando com Slider"
               BindingContext="{x:Reference Name=slider}"
               Rotation="{Binding Path=Value}"
               FontAttributes="Bold"
               FontSize="Large"
               HorizontalOptions="Center"
               VerticalOptions="CenterAndExpand" />

        <Slider x:Name="slider"
                Maximum="360"
                VerticalOptions="CenterAndExpand"
                Margin="20,0,20,0" />

Agora vejam o que foi feito, estou referenciado o Slider no Próprio label, através do BindingContext, em seguida utilizando o “Value”do Slider na propriedade Rotation.

Agora ao rodar o slider :

Integrações em controles facilitam não?

São dicas muito simples, mas que podem ajudar quem esta começando 😀

Caso queira baixar o código utilizado no Exemplo: Clique aqui.

Quer ver outros artigos sobre Xamarin ? Clique aqui.


Esta é a 10 Dica do Xamarin Rocket e finaliza sua primeira fase de artigos 🙂

Com este foram 10 artigos de pequenas dicas de Xamarin, que eu espero ter ajudado muita gente ;).

Pelo numero de Views eu vi que muita gente curtiu a série, então logo pretendo continua-la.

Um grande abraço a todos 😀