Design & UX

21 ago, 2017

Modelagem 3D com foco em impressão 3D

Publicidade

A quebra das patentes das impressoras 3D popularizou esses equipamentos. Agora, é possível ter uma impressora 3D em casa e imprimir seus próprios objetos. Mas para conseguir imprimir qualquer coisa é necessário um arquivo 3D do objeto, e isso é o mais importante.

O arquivo 3D é uma representação matemática de um objeto (seja ele uma caneca, um boneco, um brinquedo, uma ferramenta ou qualquer objeto físico) criado através de um software especializado. O resultado disso é chamado de modelo tridimensional.

Existem diversas ferramentas para executar essa tarefa, e esses softwares são o que chamamos de programas de modelagem. Os softwares mais utilizados para o desenvolvimento desses modelos são: SketchUp, 3ds Max, Blender, Cinema 4d, Maya, zBrush, meshmixer, entre outros. E também existem diversos profissionais habilitados na área, que são os modeladores 3D.

O trabalho dos modeladores, até então, é criar objetos 3D voltados para a indústria dos games, renderização de cenários, animações para cinema e televisão. E para cada uma dessas finalidades existem técnicas diferentes. Para fazer um personagem, por exemplo, você precisa pensar na hora de criar a malha, a forma do personagem, para depois aplicar a textura; afinal, uma malha malfeita terá problemas no momento da texturização. Você precisa pensar na animação do personagem, então precisa fazer um “rigging” muito bem estruturado. Por outro lado, as partes que não aparecem na cena não precisam ser modeladas, pois isso não é um problema quando se pensa em animação. Outro exemplo para a modelagem de um cenário: a preocupação com a iluminação é fundamental.

Então, vimos que para cada finalidade existem técnicas de modelagens que devem ser consideradas para o resultado final. O mesmo acontece para a modelagem quando se pensa em imprimir o objeto em uma impressora 3D. Para um bom resultado, é importante considerar a impressão 3D. Porém, a impressão 3D é, ainda, um mundo desconhecido para a maioria dos modeladores 3D. Eu conheço vários modeladores que nunca viram uma impressora 3D e não sabem como ela funciona. Falta no mercado o profissional de modelagem 3D que enxergue a impressão 3D como uma ferramenta para materializar a sua arte. E aqui está a oportunidade – colocar a impressão 3D na frente desses profissionais. Pois para que um objeto seja “3dPrintable”, ele precisa ser pensado durante o processo da modelagem.

Existem diversos sites com centenas de objetos que você pode baixar e imprimir em casa, muitos gratuitos e outros pagos. O problema é que a grande maioria desses objetos foi modelada sem ter a impressão como objetivo final. Para conseguir imprimir esses objetos, você precisa resolver algumas questões, como criar suportes, analisar a melhor posição para imprimir e criar maneiras de fixar bem o objeto na área de impressão para que ele não solte durante o processo de impressão, pois todos são impressos camada por camada. E aí temos outro problema: as impressoras conseguem imprimir uma cor por vez e algumas, duas cores ao mesmo tempo no máximo – mesmo assim, com algumas limitações.

Então o que vemos sendo impresso são objetos monocromáticos que, no máximo, podem ser pintados a mão, mas com resultados não tão bons, além de toda a mão de obra extra. Existem imensas vantagens em modelar prevendo a impressão 3D. Modelar pensando em impressão significa, principalmente, modelar as partes independentes para formar o todo.

Pensando nessas limitações, nós estamos desenvolvendo um estilo de modelagem. Nós pensamos no modelo voltado para a impressão 3D desde o início, modelamos cada parte separada, pensando nas cores e na sua melhor posição para imprimir, levando em consideração, inclusive, a sua resistência com relação à maneira como as impressoras trabalham. Modelamos os encaixes necessários e, com isso, conseguimos obter resultados com impressoras que custam R$ 3 mil, por exemplo, que só conseguiríamos utilizando impressoras caríssimas.

Dessa maneira, conseguimos, de modo criativo, maximizar o uso das impressoras mais populares e conseguir resultados incríveis, com maior rapidez e menor desperdício de material, visto que evitamos ou reduzimos drasticamente o uso de suportes e, principalmente, com maior qualidade final.

Exemplo de um objeto que não foi modelado pensando na impressão 3D

 

Exemplo de objeto modelado para impressão 3D

Mas qual a diferença?

A principal é que o primeiro é um objeto único e, usando a tecnologia FDM, a impressão sai monocromática. O segundo é uma modelagem em partes – cada parte do personagem é uma modelagem separada, de acordo com as cores e formas, com os encaixes definidos. Dessa forma, o personagem pode ser impresso colorido e montado depois. O resultado fica ótimo. Além de o resultado ser muito superior, a impressão é otimizada, pois se o personagem fosse impresso inteiro de uma vez, seria necessário o uso de suportes para que a impressão fosse possível, e isso resulta em maior tempo de impressão e maior uso de material. Para finalizar, confira abaixo alguns exemplos de impressão 3D.

Exemplo da uma impressão com a peça inteira

Para a impressão, é necessária grande quantidade de suporte:

Em comparação, um modelo modelado por nós, na 3dFactory, em partes pode ser impresso sem a necessidade de suporte.

Nesse exemplo, a impressão com os suportes leva mais de cinco horas finalizar. Já a impressão por partes, leva duas horas e meia. Além de menos tempo para imprimir, a qualidade fica muito superior.

Exemplos de modelagens que nós criamos pensando em impressão 3D: