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Mobile Product Design: mais valor para o time e para os usuários

PorJackson Junior em

O sucesso de um aplicativo depende de uma combinação de diversos fatores, que envolvem UX, marketing, negócios etc. Mas para tudo isso funcionar, como você vem lidando com o seu time? Você tem participado da implementação de interfaces? O seu time participa do processo criativo?

Neste artigo, vou reforçar a importância de todo o time no processo de design e o quanto isso pode influenciar no resultado final do seu produto.

Lean UX e prototipação

Para quem é adepto do mundo ágil, esse conceito não é nenhuma novidade. O seu tempo é precioso e a organização dos seus entregáveis pode ser trabalhosa demais.

Tente substituir suas horas desenhando fluxos por alguns desenhos simples (no quadro branco, em um vidro ou até mesmo um caderno) e chame todo o seu time para discutir sobre ele. Em vez de criar um wireframe completo, estimule suas ideias conversando com todos sobre como deve se comportar cada uma das features em cada plataforma.

Colete feedbacks de todos do time (desenvolvedores, QA’s, PO’s etc). Você vai perceber que tudo fica mais fácil para fazer mudanças enquanto sua tarefa se encontra no “plano das ideias”.

O objetivo disso é colocar um protótipo na frente dos usuários e stakeholders o mais cedo possível. Se você testa e logo corrige, tem mais chances de testar uma segunda versão, e uma terceira, e uma quarta, e assim por diante…

Design com múltiplas plataformas

Um dos grandes fatores de engajamento nas apps mobile é trabalhar bem a sua user interface. Cada plataforma tem um conjunto distinto de convenções e métricas de qualidade e suas decisões de design podem comprometer, e muito, a experiência do usuário. Fazê-lo se sentir deslocado em uma guideline diferente pode trazer grandes problemas nas conversões.

A duplicação de elementos entre as plataformas vem se tornando um erro comum entre as interfaces. Campos de textos, selects, switches e outros componentes funcionais devem dar uma sensação nativa para os usuários. Optar por este tipo de componente deixa as pessoas mais confortáveis em inserir seus dados confidenciais ou detalhes de pagamentos, por exemplo, em seu aplicativo, o que garante uma boa usabilidade e ajuda o time de desenvolvimento a manter o propósito de cada guideline.

Elementos nativos da aplicação podem gerar resultados significativos na usabilidade da interface, mas isso não é uma regra. Avalie o objetivo do seu produto com o resto do time e coloque na “balança” o tempo x esforço de customização de um elemento fora dos padrões.

Experiência web em aplicativos

Alguns projetos ganham vida primeiro na web e muitas das vezes há uma necessidade enorme de se expandir para o mundo mobile. O problema é que muitos vêem o design responsivo como uma alternativa, o que pode causar grandes problemas para quem vai desenvolver e principalmente para os usuários.

Uma coisa é certa: os usuários de aplicativos não se comportam como os usuários web. O que nós projetamos na web muitas vezes soa estranho na experiência mobile  –  não necessariamente porque algo está errado, mas porque é simplesmente diferente do que os usuários esperam ver.

Um exemplo é o uso de underlined links. Em mobile você deve evitar o uso de textos sublinhados, que fazem parte do modelo de página do navegador, pois isso causa a impressão de levar o usuário para fora da app. Em apps usamos botões, não links.

Os aplicativos podem, sim, servir de expansão de alguma empresa, loja ou jogo na web e vice-e-versa. Porém, são experiências diferentes e que devem ser respeitadas. Fique atento às guidelines de cada plataforma e pesquise qual a melhor maneira de expandir o seu produto e manter uma comunicação eficaz entre o mundo web e mobile.

Participe mais do desenvolvimento

Seu design precisa ser exportado e o time precisa trabalhar para implementá-lo. Parece um fluxo simples, mas mesmo assim surgem muitas dúvidas de ambas as partes sobre os entregáveis. A melhor maneira de fazer isso é documentando e principalmente se comunicando.

Mesmo com o surgimento de várias ferramentas como o Zeplin e o Sympli, que por sinal são ótimos agregadores nesta etapa de entregas e documentação, muitas informações ainda continuam obscuras e parece que o seu trabalho chegou ao fim. Mas não se ausente! Participe desta entrega conversando com o seu time e explicando suas decisões. A melhor maneira de garantir a qualidade do seu design é participando do desenvolvimento.

Com o grande crescimento dos devices no mercado, ficou ainda mais difícil o controle e suporte a todas as versões e resoluções. Fique atento às exportações de seus assets e garanta o suporte ao time de desenvolvimento sobre os melhores formatos e dimensões para garantir a qualidade do seu design.

Conclusão

O envolvimento do time de desenvolvimento no processo de design pode complementar e muito o resultado final do produto. Envolvê-los no processo criativo, nas diferenças entre plataformas e guidelines é um ótimo caminho para entender como tudo funciona por trás da interface. Podemos fazer mais junto com o time. Unificar ainda mais o trabalho de desenvolvimento com o processo de design pode gerar resultados incríveis para as pessoas.

E no seu time, como funciona? Será um prazer conhecer seu trabalho! Deixe seu comentário abaixo.

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2 comentários

Comentários

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Comentando como Anônimo

  1. Jackson, muito boa dica. Uma dificuldade que nós desenvolvedores sofremos é com certeza o design, sem dúvida que não é a nossa melhor parte. Porém uma dúvida que sempre encontro é Cria-lo Nativo ou Não ? Quando possível crie um artigo sobre isso. Seria interessante trocar ideia sobre isso. Abraço e sucesso!

    1. Opa, Diego! Tudo bom? Obrigado pelo o comentário.

      Não existe uma regra para desenvolver um app com elementos nativos ou não, ok? A dica que eu dou é juntar seu time e entender o objetivo do produto. Crie pesquisas junto com o seu time de design e tente entender o perfil das pessoas que irão usar o seu app.

      Exemplos:

      1) Será que o objetivo é coletar informações do usuário? Então pode ser um bom caminho usar elementos nativos para ele se sentir ao máximo seguro com a plataforma, ou seja, vai ser muito mais confortável pra ele preencher um formulário com componentes que ele já está acostumado a usar da plataforma.

      2) Será que o objetivo do app é entreter o usuário? Então pode ser uma chance de customizar alguns elementos e fortalecer ainda mais a marca do produto com o usuário. Bons exemplos para isso são os apps de games, serviços de streaming de músicas, apps que envolvam produtos ou serviços de um determinada empresa, etc..

      Confesso que daria um bom post sim. Mas espero ter te ajudado de alguma forma :)

      Forte abraço!

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