“BALLISTIC MISSILE THREAT INBOUND TO HAWAII. SEEK IMMEDIATE SHELTER. THIS IS NOT A DRILL.”
Após um mês de férias, o meu primeiro artigo de 2018 será um caso ocorrido no início deste ano — último artigo de 2017.
Algumas semanas – 13 de janeiro – atrás, saiu no noticiário que o centro de emergência do Havaí (HEMA) enviou por engano uma mensagem de alerta de ataque de míssil.
Tanto turistas, como residentes da ilha, receberam essa mensagem. Felizmente, isso não era verdade. O que aconteceu foi que um funcionário acidentalmente selecionou a mensagem errada. Em uma conferência de imprensa o governador do Havaí explicou que se tratou de um erro humano a origem das mensagens de alerta.
Detalhe: Levaram 38 minutos para informar a população que o alarme era falso.
Logo após o incidente veio a pergunta na minha cabeça: “Como esse cara foi errar uma coisas dessas?”. A resposta? Veja você mesmo na imagem abaixo.
- PACOM (CDW) — State Only (opção escolhida pelo operador)
- DRILL-PACOM (CDW) — State only (opção correta)
Problemas de interface
Facilmente percebemos que estamos diante de um conjunto de graves erros de fundamentos básicos de UI e UX.
Uma situação crítica dessas, seria obrigatório a necessidade de uma mensagem de confirmação, para revisar a decisão.
Após o envio da mensagem — certa ou errada — por precaução, seria interessante colocar um botão de “undo” — igual nós temos nos programas de email.
As opções de testar e lançar não deveriam estar muito próximas – a probabilidade de erro é de 50 – 50.
As labels utilizadas para descrever os alertas são surreais – tem que ter muito esforço mental para diferenciar. O design é extremamente pobre – na verdade não tem design.
Conclusão
À primeira vista, muita gente vai dizer que o erro foi humano, o operador foi o responsável pela escolha errada. Mas se pararmos para analisar de forma fria, chega-se a conclusão que o sistema mal projetado é o verdadeiro culpado.
Usabilidade, UX e UI são tão cruciais que todos os envolvidos em situações como essa deveriam levar o assunto a sério. Após o incidente, “revisaram” a interface e fizeram “upgrades” — continua a mesma porcaria no sense, parece piada, mas é sério.
Se eu tivesse que montar um sistema desses, no mínimo faria uns 30 testes de usabilidade. Todos assistidos. É muita responsabilidade.