Design & UX

15 nov, 2017

Leica – Brand

Publicidade

Quando você continua sendo diferente de tudo, a mudança não faz sentido.

Leica é uma combinação do nome Ernst Leitz e as iniciais da palavra câmera.

A marca foi criada em 1913, mas a fábrica onde era produzida já existia desde 1849 com o nome de Optisches Institut (Instituto Ótico). Ernst Leitz tornou-se sócio em 1865. Em 1869 virou o CEO da companhia, e nesse momento surge a Ernst Leitz Optische Werke.

Em 1911, o engenheiro Oskar Barnack começa a trabalhar na Ernst Leitz Optische Werke. Nas suas horas livres dedicava-se à construção de uma câmera portátil. No ano seguinte, em 1912, Max Berek — professor, físico e matemático — se junta ao time da empresa e desenha a primeira lente Leitz para as câmeras.

Nos anos de 1920, Ernst Leitz II, filho de Ernst Leitz, assume os destinos da empresa que passa a ser sociedade anônima — Ernst Leitz, GMBH. Com a fusão em 1986 da Ernst Leitz, GMBH e da Wild Heerbrugg AG é formado o Grupo Wild Leitz AG.

No mesmo ano, a Ernst Leitz, GMBH mudou o seu nome para Leica devido à força da marca. A Leica passou a ser uma empresa privada e independente do grupo.

Em 1986, a empresa Ernst Leitz, GMBH muda o nome para Leica, em virtude da força que a marca havia conquistado no mundo.

Leica I, a primeira câmera de 35 mm portátil

A Marca

Abaixo está um gráfico que mostra como o famoso logo de círculo vermelho da câmera Leica mudou e evoluiu ao longo do século passado, desde a sua criação em torno de 1913 até os dia de hoje.

Esse gráfico é de um anúncio da Leica de 2011, que tem a frase –  com tradução livre –  que abre esse artigo: “Quando você continua sendo diferente de tudo, a mudança não faz sentido.”

“When you keep being different from everything, changing makes no sense.”

Como é perceptível, a logo NUNCA mudou. A frase do anúncio é auto explicativa. Em comparação, empresas como Canon e Kodak tiveram seus logos redesenhados e ficaram bem diferentes do que eram quando as empresas foram fundadas.

Referências