Design & UX

22 fev, 2017

Lean UX: projetando de forma ágil a experiência do seu usuário

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Um cenário muito comum e vivido por boa parte dos desenvolvedores que conheço é estar distante do processo de criação das interfaces. Muitas vezes há falta comunicação entre o designer e o time de desenvolvimento, e o resultado disso são interfaces visualmente lindas mas muitas vezes inviáveis de serem implementadas, seja por falta de tempo hábil ou por limitação de determinada tecnologia.

Em resumo, o time de designers conceitua o produto, aprova com o cliente e não envolve o time de desenvolvimento durante o processo. Com isso, os desenvolvedores recebem em suas mãos diversas interfaces aprovadas e têm o desafio de codificar um projeto do qual não participaram desde o início.

Eu costumo dizer que o desenvolvedor é um aliado do UX designer, pois somente juntos conseguem projetar a melhor experiência para o usuário.

O Lean UX é uma das formas de amenizar esse problema de comunicação e tornar o processo colaborativo entre todos os membros do time. Assim, evitamos desperdícios e no final conseguimos entregar um produto que deixe seus usuários satisfeitos.

Em geral, em um projeto que segue a metodologia cascata, o time de designers seguem os seguintes passos:

  • Espera por definições de requisitos do cliente;
  • Análise dos documentos e especificações e cria seus primeiros entregáveis, como
    sitemaps, cenários, fluxogramas, personas etc;
  • Desenvolvimento de wireframes para cada tela;
  • Busca de consenso das partes envolvidas para aprovação com o cliente;
  • Criação do design visual para cada tela do wireframe;
  • Busca de consenso das partes envolvidas para aprovação (após várias rodadas de revisão e ajustes);
  • Criação de documentações especificando cada interação e guia de estilos visuais (tipografias, cores, ícones etc);
  • Testes de usabilidade em protótipos navegáveis para identificar possíveis falhas;
  • Se necessário, mais ajustes para corrigir possíveis erros identificados no teste de usabilidade;
  • Entrega para o time desenvolvimento para o início da execução;
  • Time de desenvolvimento levanta possíveis impedimentos de tecnologia na execução da interface que não foram planejados no design.

Não é de se estranhar que todo esse processo seja demorado. Ele pode levar de 1 a 8 meses, dependendo do escopo (obviamente).

O que é Lean UX?

Primeiramente, é importante ressaltar que a área de UX Design é composta por diversas disciplinas:

Cada uma dessas áreas é pautada na geração de documentos, mais conhecidos como entregáveis de UX (fluxogramas, sitemap, wireframes, inventários de conteúdo, taxonomias, personas, cenários, workflow etc), este processo colocou os UX designers como especialistas em criação de documentações. Quando isso é aliado à metodologia de desenvolvimento em cascata, o UX designer usa uma grande quantidade de tempo para produzir e manter esses documentos atualizados, perdendo assim o foco no seu principal objetivo, que é projetar experiências.

O Lean UX foi inspirado nas metodologias Lean Startup e Agile e visa justamente proporcionar mais agilidade em todo o processo, dando mais ênfase nos resultados gerados e focando no projeto da experiência do usuário. Ao invés de se concentrar em gerar grande quantidade de documentos, como o próprio nome sugere (LEAN – enxuto), o foco é produzir apenas o mínimo de documentação necessária. E muito mais do que isso, o método lean visa validar com mais rapidez uma hipótese por meio de prototipagem > testes > aprendizado.

Lembrando que é possível executar o lean ux em um ambiente waterfall de desenvolvimento, pois o importante é validar, mesmo que você crie “estoque”. Entretanto, claro que o melhor é não criar estoque, o ideal é juntar o lean ux com a agilidade de desenvolvimento.

Os documentos tradicionais são descartados ou pelo menos reduzidos, fornecendo apenas o mínimo de informação necessária para começar a implementação. Longos ciclos de projeto detalhados são evitados em favor de ciclos mais curtos e iterativos, com feedback proveniente de todos os membros da equipe de desenvolvimento de forma frequente.

Com isso, a possibilidade de fazer ajustes mais precisos no produto é maior.

Como funciona o Lean UX?

Por se basear em hipóteses que testam ideias do projeto o mais cedo possível e muitas vezes se necessário, essa metodologia permite que seja criada uma compreensão mais clara e compartilhada por todos os membros do time, o que elimina as dependências de documentações. Assim, o processo de concepção da experiência do usuário é colaborativo, todos participam.

O objetivo é sempre ter um protótipo navegável para ser validado primeiramente de forma interna (stakeholders) e em seguida com usuários reais do produto. Quando testar? O quanto antes possível for, melhor. Quando testamos um protótipo com usuários podemos efetuar possíveis correções de alguns erros e ir avançando em uma próxima versão com os ajustes feitos com base na versão anterior.

O Lean UX traz o conceito de trabalhar com pequenos ciclos de concepção e testes com os usuários finais. Aliado à abordagem de time multidisciplinar, todos dão visões diferentes para o produto e o resultado é muito mais efetivo.

Lean UX trabalha com pequenos ciclos, nos quais o importante é ter um protótipo para ser testado
  • Descobrir: momento inicial, quando são identificadas as reais necessidades do usuários e as estratégias do produto. Aqui é necessária a imersão de todos do time e o designer UX pode usar técnicas de pesquisa para entender como as pessoas se relacionam, vivem e trabalham dentro de um determinado contexto que é levantado, além de analisar produtos similares e entender o mercado;
  • Definir: o time refina as informações coletadas no product discovery e inicia o processo de criação de alternativas (sim, muitos e muitos wireframes) para atender o problema em questão. Em seguida, cada membro do time apresenta seu wireframe, que poderá ganhar mais maturidade com as ideias apresentadas em outros wireframes por outros componentes do time;
  • Desenvolver: depois da apresentação de todas as ideias, o time coleta as melhores em cada wireframe e monta uma versão colaborativa e única para atender as necessidades dos usuários. A partir desse momento, os protótipos passam a ganhar vida;
  • Entrega: início dos testes com aquelas pessoas que pertencem ao grupo de usuários finais do produto. Dado isso, o foco do time passa a ser colher os feedbacks dos usuários e iniciar os ajustes que forem necessários. Assim, chegamos a uma segunda versão já com os ajustes refinados e pronta para ser submetida a uma nova rodada de testes com os usuários.

Observe que em todo o processo UX/designer e desenvolvedor atuam conjuntamente no produto. Importante lembrar também que essas fases não são totalmente distintas, uma após a outra, mas podem ocorrer simultaneamente para features diferentes, ou depois que estivermos na fase de entrega, voltar para a fase de desenvolvimento. Tudo vai depender dos feedbacks recebidos nos testes com stakeholders e usuários.

E é isso! Ficou alguma dúvida ou tem alguma coisa a dizer sobre o assunto? Aproveite os campos abaixo. Até a próxima!