/Design

voltar
/Design

Dicas para melhorar sua estratégia UX

PorLenine Neto em

1. Redução de clicks

Por uma questão de eficiência, reduzindo o número de cliques em UI é um bom princípio. Reduzir o tempo necessário para que um usuário possa completar uma tarefa necessária é importante, especialmente para tarefas frequentemente repetidas. Os atalhos de teclado são uma opção sempre a ser considerada para produtos onde os clicks são frequentes e geram/resultam fadiga.

2. Bom design visual

Upper
  • Aumenta a expectativa do usuário em usar o produto;
  • Gera valor ao produto final e induz o usuário a pagar pelo mesmo;
  • Comunica a essência do produto;
  • Contribui para a primeira impressão e engajamento de um produto.

Design visual é descrito com o uso de imagens, cores, formas, tipografia e ajuda a melhorar usabilidade e experiência do usuário. O design visual desempenha um papel crucial dentro de um projeto. É o meio de comunicação de informações através da organização, cor, tamanho e outros detalhes menores. E as primeiras impressões contam.

Dica de leitura: Importância das imagens em projetos UX.

3. Consistência de padrões de interface

A consistência de padrões de interface do usuário faz sentido em todos os produtos com utilizações similares. Utilizar padrões de uso existentes em vez de criar novos para o usuário aprender, diminui a fricção de utilização do produto/serviço. Na UX mobile, não se replica o padrão de diferentes plataformas (ex. Android para o iOS).

4. Simplicidade

BBC Homepage

A simplicidade é um equilíbrio entre o que é funcional e o que pode ser entendido. É uma regra de ouro para projetos. Complexidade deve ser evitada (óbvio) e isso é um benefício para quem vai usar o serviço/produto.

Dica de leitura: Minimalismo na UX.

5. Perdoar os erros

As ações – equivocadas, ou não – tomadas pelo usuário devem ser reversíveis. Devemos colocar a disposição do usuário alguma forma dele poder voltar ao “estado anterior”, como, por exemplo, o botão “desfazer”. Muitos navegadores abrem a última sessão do usuário, caso a guia seja fechada acidentalmente.

6. Reduzir a desordem/confusão

A informação apresentada ao usuário deve ser de fácil entendimento e na quantidade certa. Excesso de informação confunde o usuário e a falta dela também. Exemplo: Snapchat, conheço gente que não usa porque não entende a interface.

7. Eliminar as barreiras de uso

Durante o processo de aprendizagem do usuário com seu produto/serviço não pode haver nenhuma tarefa difícil que ele não possa resolver – principalmente quando tem um recurso novo no seu produto/serviço.

Dica de leitura: Experiência Onboarding para usuários de aplicativos Mobile.

***

Tradução do texto da Joanna Ngai — 7 Tips to Improve Your UX Strategy

Deixe um comentário! 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais