Desenvolvimento

5 jan, 2018

Você deveria usar gist para compartilhar problemas no seu código

Publicidade

É muito comum, ultimamente, utilizarmos as redes sociais, fóruns e blogs para tirarmos dúvidas com códigos que estão falhando e, além de perguntar a nossa dúvida, queremos mostrar o código que está com problema. E o que fazemos, então? Copiamos e colamos o código de qualquer jeito nos comentários do Facebook, no post do fórum ou em outro lugar, e como quem está respondendo é expert no que faz, a pessoa se vira para entender o código ruim que estamos compartilhando, sem indentação, monocromático… Uma bagunça total.

Para ajudar no compartilhamento de código, o GitHub criou uma ferramenta a algum tempo atrás que é muito boa quando pensamos em compartilhamento rápido de códigos. Além de compartilhar o código no qual temos o erro, podemos também compartilhar outros arquivos que façam sentido com nossa dúvida. Além de facilitar o entendimento do código por quem responde.

O primeiro passo para criar um GIST é ter uma conta no Github. Caso você não tenha, basta ir em https://github.com e criar a conta. Depois, acessar o site do gist: https://gist.github.com/:

O gist funciona como um editor de múltiplos textos. Então, basta você copiar os códigos que quer mostrar, nomeá-los com a extensão de arquivo que você deseja e depois é só compartilhar o código.

O compartilhamento pode ser “Secreto” (Create secret gist), onde só quem tiver o link para o GIST pode acessá-lo, ou “Público” (Create public gist), onde as pessoas podem ver os gists pelo seu perfil.

E, então, é só compartilhar o link depois de criado o gist e parar de ser xingado nas postagens em que você colava o código puro nos comentários. As pessoas poderão baixar o seu código e te ajudar a resolver seus problemas mais facilmente.