Desenvolvimento

17 nov, 2017

Você deveria ajudar a comunidade de desenvolvedores

Publicidade

Você pode ser um desenvolvedor estagiário, pleno ou jedi. É fato, que você não resolveu todos os problemas de desenvolvimento da sua carreira sozinho. Em algum momento recorreu a um blog, grupo de e-mails, talvez ao stackoverflow, slack ou mIRC? Talvez tenha utilizado um código escrito por terceiros no github para realizar uma integração ou um problema de envio de e-mail.

Nós desenvolvedores, utilizamos o ditado “Não reinvente a roda”. Embora, às vezes teimamos em fazer do nosso jeito. Temos a influência de muitas pessoas no nosso código, no jeito de codificar e em como resolvemos a maioria dos problemas. Queremos resolver o problema e, em geral, mesmo sem querer, temos que fazer rapidamente. Então acabamos recorrendo a pessoas que já resolveram o problema.

O que esquecemos é que alguém, ou alguns, já gastou tempo onde poderia estar fazendo qualquer outra coisa para ajudar, às vezes indiretamente, você a resolver o seu problema. Essa pessoa não recebeu por isso, não cobrou por isso, apenas sabia como resolver o seu problema e divulgou. Seja da maneira que for. A resposta chegou até você, porque alguém ajudou a comunidade de desenvolvedores.

Você pode fazer o mesmo. Seus problemas podem ser os mesmos que o de outros desenvolvedores. E do mesmo jeito que você gastou tempo encontrando a solução, outras pessoas também estão gastando. Uma tecnologia que você está estudando, pode ajudar a alguém que você não conhece e também à alguém que está buscando conhecer novas tecnologias.

Comece agora! Escreva um blog, responda perguntas no Stackoverflow, no fórum do iMasters, ajude a uma comunidade de desenvolvedores local, procure comunidades no meetup ou no slack. Ajude os projetos open-source no github. Fomente conhecimento! Interaja! Ajude! O seu ato hoje, pode ser o gatilho para que outras pessoas também contribuam.

E com isso todos nós ganhamos!