Carreira Dev

2 mai, 2017

Quero ser Freelancer ou Prolancer, o que eu preciso saber?

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Graças à internet, temos cada vez mais conteúdo e cursos de qualidade sobre desenvolvimento. Esse alcance permitiu que muitas pessoas que moram em pequenas cidades ou com dificuldades de locomoção pudessem aprender e se desenvolver como Programadores ou Programadoras.

Com isso, muitos profissionais acabam trabalhando como desenvolvedores remoto, contratados por diversas empresas, inclusive do exterior. Outros, no entanto, optam por iniciar seu próprio negócio, como freelancer full time. Mas, quais as dificuldades e obstáculos na hora de seguir por esse caminho?

Existem algumas estratégias que podem te ajudar nessa jornada:

Identificando oferta e demanda de serviços

Uma das coisas que Kotler, um dos maiores gurus do Marketing, fala sobre a relação comercial é que as empresas vendem o que os consumidores precisam. Seu desafio então é identificar o que as companhias mais buscam na hora que precisam de um desenvolvedor, e como você pode criar uma marca em cima dessa “arena”.

No setor de freelancing, é comum encontrar demandas por preços baixos, o que pode ser um desafio para o profissional autônomo. Philip Kotler também falava sobre isso, no sentido de como a criação de uma marca pode aumentar o preço do seu trabalho como freelancer, pois ela pode vir agregada à valores adicionais que extrapolam a commodity. Ele usa a Starbucks como exemplo: “Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil, um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a construção de uma marca. O Starbucks é a segunda casa dos clientes. Lá, tem internet, é confortável. As pessoas gostam disto. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de promover seus negócios”.

Buscando tendências

Para tentar manter-se antenado e seguir as demandas do mercado, você deve manter os olhos abertos para as últimas tendências. É sempre bom saber quais são as ferramentas preferidas dos clientes e dos desenvolvedores e quais são as atualizações mais recentes. Isso não deveria ser difícil, pois, por exemplo, uma busca no Google em modo anônimo sobre “Desenvolvimento WordPress”, demonstrou os seguintes resultados:

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  • “Design Incrível, Criativo e Responsivo. Sites Personalizados e Profissionais.
    Serviços: Desenvolvimento de Site, Webdesign, Criação de Site”
  • “Criação de temas, plugins, SEO. Solicite orçamento sem compromisso”
  • “Parcelamento em até 12x · Sites e blogs responsivos · Otimizado para as buscas”
  • “Qualidade UFRJ a preços acessíveis”
  • “Serviços: Criação de Software, Otimização de Software, Consultoria em computação”

Mas será que devo oferecer serviço em WordPress? Por que não oferecer Joomla ou Magento ou outra ferramenta?

Para tomar essa decisão, é só analisar os trends dessas tecnologias no Google Trends:

A segunda questão que surge é: “mas eu preciso do WordPress? Eu sou back-end, posso desenvolver um CMS com tecnologia própria”. O ideal é não pensar nessas discussões como certo e errado, e sim em menos ou mais eficiente. Na maioria das vezes, um cliente não deseja uma tecnologia proprietária, ele deseja agilidade, facilidade, segurança, evitar problemas, entre outras percepções. A partir do momento que você desenvolve sua própria solução, ou utiliza uma menos parruda, você terá que dar suporte ao seu cliente, e isso pode segurar sua escalabilidade de empresa, pois a cada novo cliente para desenvolver, significa um novo cliente para dar suporte (sem contar os clientes que não gostam de pagar pela manutenção).

Faça um teste: busque por “desenvolvimento de site” e encontre o primeiro site pessoal (que não seja empresa) que oferece serviços de desenvolvimento. Acesse o site e tente identificar o que ele deve ter feito de diferente para que o SEO dele fosse tão bom. Isso pode te ajudar a tomar decisões sobre o público que você quer atacar.

Como conseguir os primeiros clientes

Existe um artigo no site Entrepreneur intitulado “5 ways to get your first customer” (5 maneiras de conseguir seu primeiro cliente), que vale a pena conferir. O último item desse artigo é o mais importante: “Become an Expert” (Torne-se um expert).

Torne-se um Expert e seja encontrado

A melhor forma de ser encontrado é estar em todos os lugares, então para ser encontrado, não basta lançar o seu site, você vai precisar ganhar relevância no Facebook, no Twitter, no Linkedin, no Facebook, no Instagram, ou qualquer canal onde estiver o seu público-alvo, principalmente os tomadores de decisão.

O programador ou programadora que palestra em um grande evento hoje, começou fazendo uma mini-palestra em um evento de faculdade, lançou um artigo contando sua experiência, colocou seus slides em um Slideshare ou Speakerdeck, tirou foto com outros palestrantes em seu Instagram e compartilhou em seu Facebook. Entende a relação disso tudo? Tudo é conteúdo! Por isso, você precisa estar em tudo.

Você quer ser visto pelos seus potenciais clientes? Então você precisa escrever artigos técnicos, para que as pessoas percebam que você é um “expert”. Além disso, pode usar a mesma estratégia para criar conteúdo não técnico (posts, e-books, vídeos no YouTube), focado em seus clientes, assim você ganhará muitos leads para trabalhar e transformar em clientes. Vale pesquisar sobre “Inbound Marketing” e “Content Marketing“.

No entanto, se você não gosta de escrever, considere contratar alguém especializado para fazer isso. Imagine que o custo mensal para ter 4-5 posts por mês sairia em torno de R$ 1.500,00. Esse investimento em 3 meses te retornará mais de 1 cliente por mês, ou seja, o investimento tem um ROI (Return On Investment) positivo e não toma seu tempo, nem esforço.

Mais do que criar conteúdo, você precisa estar no conteúdo de outros, principalmente os influentes. Então, peça para ser convidado de podcasts, sugira pauta de artigos em grandes portais, seja convidado em vídeos, interaja pelo Twitter, Fórum de discussão e muito mais.

Criando seu site e portfólio

Você já ouviu falar em MVP? Minimum Viable Product é um termo bastante usado em Startups, que significa que você não deve lançar o produto perfeito na primeira vez, ou seja, lance rápido o seu primeiro site, para que você aprenda com ele e vá melhorando constantemente e de forma ágil.

A velocidade de aprendizado e aplicação de melhorias é ainda mais importante do que o lançamento do seu produto em si. Sendo assim, você precisará criar hipóteses do que você quer testar no seu site pessoal. Por exemplo:

  • Portfólio X Cases de sucesso
  • Logos de Clientes X Depoimentos
    One page X Múltiplas páginas
  • Orçamento online X Formulário de contato
  • Preço na página X Chamar para um orçamento
  • Ilustração X Foto profissional

Uma dica é focar em dividir o seu site em “coisas que eu sei”, “coisas que eu acho e quero testar”, “coisas que eu não faço ideia como fazer”. Por exemplo, o portfólio em formato de galeria é usado desde os anos 2000, mas criar em formato de posts com mais conteúdo explicando o processo gera muito mais SEO, por conta das palavras chave que usará em cada cliente.

Ferramentas de análise

Provavelmente você já ouviu falar do Google Analytics. Porém, existem outras ferramentas legais que você pode usar no seu dia a dia para metrificar o seu próprio site, como o Mixpanel e o Hotjar. No caso do Mixpanel, apesar de muito parecido com o Google Analytics, o foco é registro de eventos, onde guarda informações de cada usuário, acompanhando os eventos que você quer rastrear (ex: dos usuários que vem do twitter, eles clicam no botão A ou B, optam pelo serviço X ou Y, se cadastram ou apenas fecham). Já o Hotjar é uma ferramenta de UX, pois ajuda a rastrear o uso dos seus visitantes, não só a nível de funil, mas utilizando também Heatmap (mapa de calor) e até mesmo gravando vídeos que mostram onde seu visitante passou o mouse, clicou e interagiu com o seu site.

Gerenciando os projetos

Uma das coisas mais desafiadoras para um profissional remoto ou autônomo é gerir seus projetos e, principalmente, seu tempo. Existem diversas ferramentas de gerenciamento de tempo como Timely, Everhour, Toggl e outras que podem te ajudar muito no controle de tempo/esforço.

Porém, muitos Freelancers ou Prolancers têm uma grande dificuldade quando começam a hospedar o site de seus clientes, principalmente devido a múltiplas instalações WordPress, Plugins, Atualizações, Temas e outras demandas próprias de cada cliente. Investigue com alguns profissionais na área para descobrir quantas vezes os clientes ligam por semana pedindo suporte para resolver algo do sistema, mesmo sem a empresa ou o profissional estar mais envolvido no projeto. Na maioria dos casos, o que começa bem, termina com um relacionamento bastante enfraquecido, devido a essa dependência do profissional por parte do cliente.

Uma dica de plataforma gratuita que pode te ajudar no gerenciamento de projetos é o GoDaddy PRO, lá você pode administrar todas as contas de seus clientes, mas com um único login, deixando que seus clientes tenham seus próprios acessos separados. Uma das grandes vantagens é você poder atualizar plugins, temas e até o core do WordPress, sem precisar entrar em cada conta de seus clientes. Você ainda consegue monitorar desempenho, verificações de segurança e até mesmo automatizar atualizações.

O mais legal do gerenciamento de múltiplas contas em um único local é que ele não é restrito a WordPress, você consegue gerenciar qualquer coisa de um único local, como por exemplo, adquirir uma ferramenta X ou Y para o seu cliente, ou até mesmo enviar para ele uma lista de compras para ele mesmo finalizar a compra. Além disso, a cada compra realizada por um cliente seu, você ainda ganha rewards para gastar dentro da loja da GoDaddy PRO. Se ainda precisa de uma forcinha, tenho um desconto de 50% para sua primeira compra (x.co/luna50).

Gerenciando seus clientes

Existem excelentes designers no mercado, desenvolvedores front-end fantásticos e back-end ainda mais incríveis. Mas, poucos profissionais têm o DNA de Customer-success (sucesso do cliente). Trate seu cliente melhor do que “vou desenvolver o seu site”. Ensine seu cliente, converse com ele, transforme os problemas dele em seus problemas. Você pode aumentar o relacionamento com os seus clientes com algumas ações simples:

  • Cadastre todos seus clientes em uma lista de e-mail, assim você não os perde
  • Ao final do serviço, envie uma NPS (Net Promoter Score) para seus clientes
  • Crie uma estratégia para lidar com os detratores do NPS
  • Envie um e-mail agradecendo os promotores do NPS e os convide para escrever um depoimento para seu serviço
  • Siga todos seus clientes no Twitter
  • Programe seu calendário de posts para divulgar o serviço de cada cliente 1x por mês (a ferramenta Buffer ou Hootsuite pode te ajudar muito com isso)
  • Selecione os mais influentes e envie um presente em uma ou mais datas especiais do ano
  • Crie artigos focados nos clientes e envie 1 e-mail por mês para que eles possam se lembrar de você por algo bacana.

A jornada para gerar reputação de marca como freelancer ou prolancer pode ser bastante trabalhosa e longa, mas traz muitos aprendizados e sucessos. Esse guia pode te ajudar a planejar os seus primeiros ou próximos passos com muita calma e estratégia. Caso queira bater um papo sobre isso, basta me procurar no Twitter: @bernarddeluna