/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

Por trás dos bastidores do GDG BH

PorRodrigo "pokemaobr" Cardoso em

Estamos aqui hoje com Yan Magalhães, um dos organizadores do GDG BH, e vamos falar um pouco sobre uma das comunidades de desenvolvedores que mais crescem no país.

A história do GDG BH começou antes de 2010, quando ainda era Belo Horizonte GTUG (Google Technology User Group), e então, com a intervenção do Google se tornou Google Developers Group (GDG) BH. Os GDGs é um programa de relacionamento do Google com os profissionais de tecnologia e o objetivo dos GDGs é promover eventos, encontros e unir os desenvolvedores que se interessam pelas tecnologias do Google.

Entre os eventos que o GDG BH organiza, estão: study jams, um curso de Android de quatro a seis semanas de duração; o Google IO Extended, onde é exibido localmente o streaming do evento que é realizado em Mountain View; o International Women’s Day, onde é celebrado o dia internacional da mulher; o DevFest, que é o principal evento que uma comunidade GDG organiza e durante o ano são realizados diversos eventos menores como meetups. Além disso, é realizado um encontro mensal do WTM (Women TechMakers), uma iniciativa para promover a participação das mulheres na tecnologia.

Através da comunidade Minas Dev, que é basicamente uma comunidade que foi criada com o propósito de unir as comunidades de Minas Gerais, há uma intensa troca de experiências com outras comunidades locais, seja para realizar eventos em conjunto, trocar experiências ou participar de eventos, levando a força do estado para outros locais de Minas e do Brasil. Algumas comunidades como PHPMG, She’s Tech, IXDA, FEMUG MG e quase todas as outras comunidades do estado.

Existe também um Slack oficial do Google onde todos os GDGs se encontram para conversar sobre experiências, desafios, eventos e onde o pessoal do Google passa as orientações sobre os passos das comunidades.

A importância do GDG para a comunidade de Belo Horizonte e região, vem do fato de além de promover e disseminar conhecimento entre os membros e participantes, ser um agente de transformação na vida das pessoas, tanto aproximando os desenvolvedores das tecnologias que eles utilizam ou utilizarão para sua carreira, como aproximando as pessoas para que possam compartilhar suas experiências e suas histórias, as empoderando e criando conexões. Tanto que nos últimos dois anos, a comunidade do GDG dobrou de tamanho.

No Brasil, existem muitas iniciativas para que as comunidades de desenvolvimento se encontrem e cresçam de maneira mútua. Neste ano em específico, alguns dos membros do GDG BH estão participando de vários eventos no Brasil e trazendo essas experiências para toda a comunidade de Belo Horizonte.

Quer conhecer um pouco mais dessa comunidade? Este ano, o DevFest BH irá acontecer no dia 18 de Novembro. O evento irá reunir mais de 400 pessoas num dia repleto de atividades. Para saber mais sobre o DevFest, basta acessar o link: www.devfestbh.com.br.

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: