Desenvolvimento

1 out, 2015

Por aí – fazendo a internet do Brasil pelo mundo – Agosto/ 2015

Publicidade

Que os brasileiros têm feito muita coisa, a gente sabe. Mas quem está fazendo o que e onde nem sempre fica bem claro.

A ideia aqui é você aparecer com sua equipe, sua turma, seus amigos, mostrando um trabalho, a participação num hackathon, palestra etc. Tudo o que signifique “fazer a Internet do Brasil” pra você cabe aqui! Quer participar? Envie uma foto e descrição para redacao@imasters.com.br.

Brasileiros levam prêmios no Real Sense Intel Challenge

Três brasileiros mostraram que estão muito bem colocados nos rankings de programação mundial. Alexandre Ribeiro da Silva, Mauro Pichiliani (colunista do iMasters!) e Keila Matsumara ficaram nos primeiros lugares de suas categorias no Real Sense Intel Challenge 2014. Alexandre ficou com o 1º lugar na categoria Games, com o SEED, um game intuitivo em que o jogador precisa guiar uma semente na sua jornada para reflorestar uma terra devastada. Os gestos para as ações do jogo foram criados a partir de uma pesquisa que o desenvolvedor realizou entre os participantes da Campus Party. Fusion 4D, de Keila Matsumura, ficou em 2º lugar na categoria Interação Natural. Fusion 4D é uma interface de usuário que permite a interação com objetos 3D com o uso de mãos e comandos de voz. O sistema é baseado em dispositivos de baixo custo e não requer nenhum tipo de display especial para as imagens 3D. Mauro Pichiliani, que é um dos colunistas mais antigos do iMasters, levou o segundo prêmio na categoria Inovação Aberta, com o projeto HTMA – Hand Tremor Measurement Application (veja o vídeo, que tem o objetivo de fornecer dados precisos sobre o tremor da mão, dedos e pulso, de forma a ajudar no acompanhamento de diagnóstico e tratamentos do Mal de Parkinson, e ainda fornecer dados para futuros produtos voltados para os pacientes. Você pode conferir detalhes do Real Sense, incluindo os vídeos de outros projetos participantes, em http://ow.ly/OsLBm.

UX Weekend

Nos dias 23 e 24 de maio aconteceu, em Florianópolis, a 30º edição do UX Weekend, curso sobre UX Design, que acontece em diversas cidades do Brasil, sempre aos finais de semana. Cerca de 30 pessoas vivenciaram na prática a aplicação de técnicas como Testes de Usabilidade e criação de Personas, além de discutir temas como Design Centrado no Usuário e Design Thinking. O UX Weekend está com novas turmas abertas em São Paulo e Porto Alegre, e as inscrições podem ser feitas através do site www.uxweekend.com.br.

por ai - ux weekend
O UX Weekend terá novas turmas em SP e POA

Intel Software Day no Nordeste

A Intel Software do Brasil realizou, nos dias 12 e 13 de junho, o Intel Software Day 2015, que reuniu mais de 900 participantes entre desenvolvedores independentes, empresas e área acadêmica. Nesta edição, o evento mudou de ares e foi realizado em Salvador, sendo recepcionado pelo Senai – Cimatec Bahia. Durante o evento foram realizadas cinco trilhas de palestras com foco em Android, RealSense.Windows, IoT, HPC e startups com profissionais de alto nível, além de apresentações de demos e muito networking entre os participantes. Para mais informações sobre o trabalho da Intel Software, acesse: software.intel.com/pt-br.

Guia de Front-end – O caminho das pedras

O que é necessário estudar para se tornar um bom desenvolvedor front-end? O que ler? Que fóruns acompanhar? Como participar da comunidade? Será que você está no caminho certo? Se você é desenvolvedor front-end, quer entrar na área ou busca se tornar um grande profissional, essas dúvidas já devem ter passado por sua cabeça. Neste livro, Diego Eis nos guia sobre o mundo de desenvolvimento Web através de uma análise franca e objetiva de diversas tecnologias adotadas, necessidades do mercado e postura profissional. Com um foco pouco técnico, o material traz orientações para que o iniciante tenha ideia de quais tecnologias e técnicas você precisa estudar para se tornar um bom dev front-end. Publicado pela Casa do Código, o livro está disponível em versões impressa e digital.

livro diego eis

Edit-a-thon das Minas RJ

Aconteceu em junho, na sede da CI&T em Botafogo, o Edit-a-thon das Minas do Rio de Janeiro. A ideia era promover a Wikipédia para editoras mulheres – que têm apenas 15% de participação na comunidade – e aumentar o conteúdo disponível sobre mulheres notáveis, entre elas algumas ligadas a tecnologia e computação, como Ada Lovelace. Além da Ada, outras 12 páginas foram criadas ou melhoradas pelos voluntários: Meridel Le Sueur, Jennifer Niederst Robbins, Stormy Peters, Audre Lorde, Fernanda Bianchini, Margaret Hamilton, Anna Anthropy, Mary Seacole, Rosana Munhoz Silva, Elisa Frota Pessoa, Elza Furtado Gomide e Maria José von Paumgartten Deane. O Edit-a-thon teve transmissão ao vivo por hangout, e o vídeo está disponível em http://ow.ly/OEc9Y.

Samsung Developer Day

Voltado para desenvolvedores de plataformas móveis, especialmente Android e Tizen, o Samsung Developer Day reuniu cerca de 300 participantes, no MASP (SP), que aproveitaram as 9 horas de conteúdo. Em sua 2ª edição no Brasil e 4ª na América Latina, o foco do evento foi na inovação, com destaque para as apresentações de realidade virtual, wearables e Internet das Coisas.

Hackatec Beta

Em busca de novas ideias para softwares, aplicativos e plataformas web, a Fatec Sebrae organizou, em maio, o 1º Hackatec Beta, uma competição que reúne equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de novas soluções em TI nos temas propostos pelo comitê organizador. No total, 10 times participaram do desafio e apresentaram projetos com temas orientados para as áreas de Mobilidade Urbana, Uso Sustentável de Água, Saúde e Educação. Reduzir os efeitos da crise hídrica através de um aplicativo foi a ideia campeã apresentada pela equipe ReAbastece, formada por alunos da Faculdade Impacta Tecnologia, Fatec Zona Leste e Escola de Negócios Fatec Sebrae. O resultado do 2º lugar foi um surpreendente empate: a equipe S.O.S., que apresentou um aplicativo para reduzir filas de hospitais e o tempo de espera dos pacientes, e Eye Mobi, com uma solução mobile para deficientes visuais terem informações sobre estabelecimentos que oferecem acessibilidade e poder classificá-los. O 3º lugar da competição ficou com o time Junta Pro Bem, que apresentou o projeto de uma rede social disponibilizada também em aplicativo para conectar universitários e ONGs, com o objetivo de promover voluntariado em troca de horas complementares na faculdade. O Hackatec Beta é uma iniciativa da Escola de Negócios Fatec Sebrae e teve o apoio da FIESP, Google Business Group, Google Developers Group e Fábrica de Aplicativos, além do patrocínio de Samsung, Impacta Tecnologia, 8 Ideias em Inovação e Grupo Digi.

DevCommerce Conference 2015

No dia 20 de junho, São Paulo recebeu a primeira edição do DevCommerce Conference, um congresso técnico, focado no desenvolvimento de TI. 800 profissionais puderam ouvir e aprender com os líderes de desenvolvimento do setor, em palestras com conteúdo extremamente dinâmico e avançado. O palestrante Nicolas Coniglio, IT Project Manager do Mercado Livre, enxerga muitas oportunidades nos HUBs. “Poucos fazem uso de todos os channels. Além disso, para muitos varejistas é uma necessidade e as integrações in house são caras e lentas”, explica Coniglio.

Já para Fernando Zanatta, IT and Product Director do Netshoes, a escalabilidade no e-commerce depende da arquitetura da aplicação e do reability do software. “Requisição não vai chegar nos servidores, por isso é importante segregar conteúdo. Não tem produto nem escalabilidade sem monitoramento. Não deixe para depois o que você pode fazer agora”, define Zanatta.

Quem também subiu no palco do DevCommerce foi Igor Costa – PMC, que é da Fundação Apache e definiu o que é e a importância do Manifesto Reativo. “É um movimento de desenvolvedores que pode ser aplicado para inovação de tecnologias e também do e-commerce”. Costa concluí que são quatro os pilares que podem ajudar as lojas virtuais a terem melhores desempenhos, principalmente durante datas que geram muito mais tráfego que o normal, como a Black Friday. São eles: Responsivo, Resiliente, Elástico e Orientado a mensagens.

Este ano, o iMasters já realizou o PHP Experience, também em São Paulo, e duas edições do DevWeek, em Vitória e em Belo Horizonte. Em agosto aconteceu o Android DevCon. O DeveloperWeek terá edições ainda em Porto Alegre, em novembro. E, em 24 outubro, acontece o tradicional InterCon, evento de tecnologia e criatividade do iMasters.

Quem faz a Internet no Brasil?

A cada edição, dentro da coluna “Por aí”, vamos mostrar quem são as pessoas que participam do Fórum iMasters e ajudam a fazer a Internet no Brasil.

Hoje você conhece o Pedro Castro, mais conhecido como PC ou Pheliz. Membro do Fórum iMasters desde 2003, ele participa ativamente da comunidade de Photoshop e é admin do Fórum. Nesta minientrevista, você conhece um pouco mais sobre ele e sua participação.

Jpeg
Jpeg

Por que você resolveu participar de uma comunidade, como o Fórum iMasters?

Quando eu estava começando com Photoshop, procurei de um bom site com tutoriais e dicas pra aumentar meu conhecimento e acabei encontrando o site e o Fórum iMasters. Gostei e fiquei!

Como tem sido essa experiência ao longo dos anos?

O Fórum é incrível para aprender e compartilhar conhecimento. Além de fazer uma rede boa de amigos, podemos aprender e ensinar muita coisa. E o melhor: sem pagar nada.

O que de mais interessante/importante existe em uma comunidade?

A troca de informações, dicas/ensinamentos e amizades. É o que movimenta o Fórum e faz valer ainda mais a pena participar.

Que tipos de benefícios você obteve com a participação no Fórum?

Aprendizado específico em algumas áreas que gostava de participar, e principalmente boas amizades. Sem contar que pude conhecer ao vivo pessoas com as quais só tinha contato online, como o Fabio Lody e o Tiago Baeta. Além disso, visitei a sede do iMasters e participei do InterCon. Tudo isso não tem preço.

Hoje você é um admin do Fórum. Que conselho você daria para quem está começando na área de Internet, e ainda não participa de nenhuma comunidade?

Quem não participa de nenhuma comunidade online deveria tentar ser parte de alguma. Com certeza todos têm alguma área de interesse, e existem diversos fóruns sobre vários assuntos por aí, seja tema profissional, hobby, entretenimento etc. Basta a pessoa procurar e participar, que com certeza aprenderá muito mais sobre os assuntos que gosta e poderá passar adiante seus ensinamentos, além de fazer boas amizades.

***

Este artigo foi publicado originalmente na Revista iMasters: http://issuu.com/imasters/docs/revista_imasters_15_agosto2015