Desenvolvimento

6 dez, 2017

Plataformas para desenvolvimento de apps móveis – Parte 01: usando a ferramenta AppMakr

100 visualizações
Publicidade

Olá a todos. Meu nome é Ricardo Ogliari, sou desenvolvedor Android na Megaleios e professor de graduação na Universidade de Passo Fundo. Também tive a felicidade de ministrar aulas em cursos de especialização na mesma universidade e no Senac, em Porto Alegre. Em ambas, as instituições sou responsável por cadeiras envolvendo desenvolvimento móvel, principalmente Android e Híbrido.

Mais recentemente, a UPF me convidou para ministrar a aula intitulada como “Desenvolvimento de Aplicativos Móveis Multiplataforma”, no curso de Especialização em Desenvolvimento de Software: Ênfase em Web e Mobile.

O tema que iria abordar é muito amplo e fiquei alguns dias pensando como organizar o conteúdo. Logo, uma dúvida ficou clara: como abordar o grande número de plataformas/linguagens/tecnologias que permitem a criação de aplicativos híbridos ou similares?

Devido a quantidade limitada de horas/aula, seria impossível abordar todos os assuntos em sala. Sendo assim, decidi inovar na hora das avaliações dos alunos. Propus a seguinte dinâmica: cada dupla estudaria uma plataforma/tecnologia para apresentar o assunto para a turma, além de escrever um artigo científico como uma quantidade mínima de linhas.

As plataformas que foram estudadas pelos alunos foram: Intel XDK, Apache Cordova e Phone Gap, Xamarin, Sencha Touch, Quasar, Unity, App Makr e Embarcadero. Talvez o leitor estranhe a falta de plataformas como React Native, PWA e Ionic. Estas, já tinham sido abordadas anteriormente como conteúdo da disciplina. A ideia dos alunos estudarem estas soluções mais “alternativas” foi justamente para mostrar o leque enorme de opções que nós temos.

Felizmente, tive uma grata surpresa. Os trabalhos apresentados em aula foram muito bons. E os artigos seguiram na mesma linha. O conteúdo gerado pelos alunos foi muito valioso. Abriu a mente de todo mundo sobre o mundo que existe além dos já conhecidos Ionic, PWA, React e afins.

Acredito muito na filosofia da cultura hacker, então, logo pensei: “Esse conhecimento é muito valioso para ficar restrito a uma sala de aula”. Com a permissão dos alunos, entrei em contato com a iMasters, para podermos publicar esses artigos e pulverizar a produção da turma. A ideia foi muito bem aceita e aqui estou eu, contando um pouco dessa história, somente para introduzir o conceito desta série de artigos que serão publicados.

Usando a ferramenta AppMakr

Por Cleber Girardi e Marcos Zanella

Geralmente, para se obter uma aplicação que atenda às necessidades, demanda-se muito tempo, dinheiro e principalmente uma boa equipe de desenvolvimento com conhecimento de linguagem específicas de programação. Mas essa situação pode ser alterada com ferramentas mais simples, onde qualquer pessoa consiga desenvolver seu próprio aplicativo. Essa simplicidade pode ser obtida com o uso da tecnologia AppMakr, que é baseada no conceito “faça você mesmo”.

Segundo o CEO da AppMakr, Jay Shapiro, a plataforma já possui cerca de 2 milhões de usuários de diferentes países, desenvolvendo seus próprios aplicativos nativos para Android, iOS e sites HTML5 para dispositivos móveis. Desses usuários, aproximadamente 80 mil estão cadastrados no Brasil. Tendo em mente que a plataforma demanda pouco ou quase nenhum conhecimento em programação e é muito simples de usar.

A grande maioria dos usuários AppMakr são pessoas comuns. Entre eles, empreendedores, professores, pais, músicos, blogueiros, donos de pequenos negócios, instituições religiosas, entre outros. Mas o CEO da empresa ainda explica que desenvolvedores e programadores ainda são um ótimo grupo, mas eles tendem a preferir codificar seus próprios aplicativos, o que é ótimo. A tecnologia foca, entretanto, em trabalhar com os outros 99% da população que não possui conhecimento na área de desenvolvimento de softwares, mas que mesmo assim, necessitam de uma aplicação simples para atender suas necessidades.

1. Desenvolvendo Aplicativos com Facilidade

AppMakr é uma ferramenta que funciona no próprio navegador, sem necessidade de baixar ou instalar plug-ins. Basta acessar o site AppMakr. Neste link, a ferramenta de desenvolvimento será apresentada no idioma português, mas também está disponível em inglês, espanhol, francês, japonês, chinês, árabe, entre outros. É possível criar aplicativos que concentram funcionalidades integradas com conteúdo do Facebook, RSS de Notícias, links de canais e vídeos do YouTube, Twitter entre outros. Essa ferramenta possui inúmeras funcionalidades que incluem agenda de contato, galeria de fotos, notificações push, serviços de localização e interface editável. A interface é bastante personalizável e permite trabalhar com cores e imagens importadas, vídeos de instrução e desenvolvimento intuitivo.

O ApMakr é gratuito para o desenvolvimento de aplicativos e conta com anúncios que podem ser removidos ao contratar um dos planos pagos que variam de R$ 7,00 a R$ 299,00 e adicionam mais recursos à ferramenta. Com ele, usuários comuns podem desenvolver soluções para Android, iOS, Windows Phone e sites na linguagem HTML 5.

No desenvolvimento deste artigo, foi utilizada a versão Free. As características desta versão estão no site da ferramenta AppMakr e foi transcrita para este artigo para ilustrar as funcionalidades oferecidas:

  • Não é necessário possuir Cartão de Credito para iniciar o uso da ferramenta
  • O seu app publicado como um site em versão mobile será acessível para mais de 5.000 tipos de smartphones habilitados para HTML5
  • O seu app publicado como um app criado especificamente para Android
  • O seu app será disponível para os seus fãs baixarem e instalarem dentro de uma hora após publicação, acessível na Loja Monkey
  • Upload de seu próprio plano de fundo para cada página do seu app, ou use uma das várias dúzias de imagens em nossa galeria de imagens gratuitas
  • Upload dos seus próprios ícones para cada função do app, ou use qualquer um dos ícones na nossa biblioteca gratuita
  • Encoraje conversas entre os seus fãs dentro do seu app, salas de Bate-Papo e murais no estilo do Facebook
  • Crie uma experiência completamente customizada inserindo o seu logo com HTML5, javacript, CSS para experiências verdadeiramente interativas
  • Controle a utilização do seu app e downloads, quadro de estatísticas incluído gratuitamente
  • Envie mensagens atualizadas para os seus usuários toda vez que eles usarem o seu app
  • Promova o seu app gratuitamente através de um Código de QR customizado já incluído com centenas de reais de bônus em marketing para os nossos editores
  • Selecione um dos vários URL gratuitos para a versão de site mobile do seu app
  • Relatório de estatísticas em tempo real
  • Sem anúncios

2. Criando projeto e validando os dados

Na versão Free, não é disponibilizado o código fonte. Por esse motivo, o desenvolvimento da aplicação será ilustrado por meio de imagens. Então basta acessar o site, onde será apresentada a tela inicial da ferramenta. Nesta tela, é possível iniciar a criação da sua própria aplicação, basta clicar no botão azul “Comece Já!”, conforme mostrado na Figura 1.

Figura 1 – Tela inicial da ferramenta

3. Definindo o visual do aplicativo

Para realizar o acesso a ferramenta, podem ser utilizadas contas do Google Account, Facebook, Twitter ou Yahoo. A ferramenta já possui alguns modelos de aplicativos para Igreja, Grupo de Trabalho, Sinagoga, Empty, Corretor, Loja, Mesquita, Restaurante, Escola, Faixa, Pequeno Negócio e Equipes conforme demonstrado na Figura 2.

Figura 2 – Modelos de Aplicativos

Na Figura 3 vemos que é possível começar a personalizar o visual da aplicação, como o banner no topo, as cores de fundo, estilo de ícones, opções de visualização do menu, além de várias outras configurações.

Figura 3 – Visual da Aplicação

Na medida em que as alterações são selecionadas, pode-se verificar o resultado em tempo real na tela. Depois de definir o visual do seu aplicativo, você pode selecionar as funções que serão executadas. Estas funções aparecerão em forma de ícones na barra da esquerda da tela. Cada ícone precisa ser arrastado para a tela da aplicação e configurado na parte inferior da direita. É possível configurar desde o visual até os links externos. A qualquer momento é possível visualizar as alterações feitas e ver como o desenvolvimento do aplicativo está ficando na tela.

Note que o aplicativo é salvo automaticamente. Ao clicar no botão vermelho “PRÉ-VISUALIZAR”, será aberta uma visualização de como está o desenvolvimento do aplicativo, bem como um link para acesso externo. Existe também a possibilidades de envio do link por e-mail ou por SMS. Nesta personalização foi alterado o ícone do Youtube e também foi adicionado o endereço de um link de vídeo, conforme mostrado na Figura 4.

Figura 4 – Personalização dos Ícones

O Aplicativo também pode ser integrado a sites externos (Websites), Blogs, Twitter, Vídeos ou Canais do Youtube e Notícias. Duas funções que se destacam, são: o Forms (Formulários) e o Chat. O formulário pode ser personalizado implementando os campos desejados.

Para acessar no aplicativo basta inserir o endereço da URL onde o formulário está salvo. Deverá ser um link válido, algo complexo para um usuário leigo que desconhece programação e também podem haver custos de hospedagem junto a um provedor de internet. Para descomplicar e resolver esta situação, o AppMakr possui um serviço integrado de desenvolvimento de formulários, o Wufoo. Basta criar uma conta no site Wufoo e desenvolver o formulário conforme ilustrado na Figura 5, e posteriormente o mesmo pode ser integrando com a aplicação.

Figura 5 – Formulário da Aplicação

Conforme mencionado anteriormente no trabalho, será demonstrado o funcionamento do Chat que já vem nativo na ferramenta AppMakr. Na figura 6 temos uma breve demonstração de como será esta funcionalidade.

Figura 6 – Chat da Aplicação

4. Conferência e Validação

Após escolhidos, configurados e definidos todos os ícones, vem a fase de conferência e validação, que possui 13 passos. São eles: Título do Projeto, Escolha do Domínio, Selecionar o ícone do App, Escrever uma descrição, Escrever mensagem de acolhimento, Adicionar informação adicional, Adicionar mais tags, Categorias de publicação, Informações de contato, Demográficos, Capitalize seu aplicativo com anúncios, Ocultar/Proteger com senha seu aplicativo e Pronto para publicação, opções estas que se encontram no menu à esquerda da Figura 7 no idioma inglês. Estes processos são bem interativos e lógicos.

4. Conferência e Validação

Concluímos a realização do presente trabalho, tendo como principal ganho, o conhecimento obtido sobre uma ferramenta de fácil aprendizado no desenvolvimento de aplicativos e sites. É uma ferramenta intuitiva e de desenvolvimento rápido, que facilmente integra o aplicativo com as principais redes sociais, e também possui várias funcionalidades prontas, como formulários e chats. A ferramenta também possui vários modelos de aplicações pré-prontos, embora esta seja ótima para pessoas que não demandem de aporte financeiro para investir no desenvolvimento de uma aplicação e não possuam conhecimento em programação.

A ferramenta não atende a necessidade de desenvolvimento de uma aplicação dedicada e modelada para um grande negócio ou para atender determinadas requisições que possam surgir, caso seja necessário manipular o hardware do aparelho. Outra situação notada foi ao testar os aplicativos em fase de desenvolvimento, os mesmos apresentam algumas falhas, lentidão e anomalias.

Mas no geral, a ferramenta atende ao desenvolvimento de aplicações menos complexas, num curto espaço de tempo, sem custos e podem alavancar negócios ou ajudar muito na divulgação de restaurantes, escolas, instituições religiosas, músicos, blogueiros, editores e pequenos empreendedores. Pode ser uma solução inicial para o engajamento de um pequeno negocio na era digital.

Referências

***

Obs.: Os autores Cleber Girardi e Marcos Zanella são especialistas em Desenvolvimento de Software: Ênfase em Web e Mobile, UPF, Campus 1 – BR 285 – Passo Fundo (RS) – Brasil
{126192,126191@upf.br}