Desenvolvimento

21 mar, 2018

Novas formas criativas para construir com Actions no Google

Publicidade

Artigo de Brad Adams e Chris Ramsdale, publicado originalmente pelo Google Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Embora tenha passado apenas poucas semanas desde que lançamos um novo conjunto de recursos para Actions no Google, estamos lançando nossa presença no South by Southwest (SXSW) com mais algumas atualizações para você.

O SXSW reúne criativos interessados em fundir o marketing e a tecnologia em conjunto, e que melhor maneira de iniciar o festival do que com os novos recursos que permitem que você seja mais criativo e criar um novo tipo de Actions que ajude seus usuários a fazerem mais coisas.

Suporte para reprodução de mídia e melhores carrosséis de conteúdo

No ano passado, ouvimos falar de muitos desenvolvedores que querem oferecer excelentes experiências de mídia como parte de suas Actions. Enquanto você já pode tornar seus podcasts visíveis para usuários do Assistant, nossa nova API de resposta de mídia permite que você desenvolva Actions conversacionais mais profundas, mais focadas em áudio e mais envolventes, que incluem, por exemplo, clipes de programas de TV, histórias interativas, meditação, sons relaxantes e briefings de notícias.

Seus usuários podem controlar esta reprodução de áudio em alto-falantes ativados por voz, como Google Home, telefones Android e mais dispositivos em breve. Nos telefones Android, eles podem até usar os controles na área de notificação do seu telefone e também bloquear a tela.

Alguns desenvolvedores que já estão usando nossa nova API de resposta de mídia incluem The Daily Show, Calm e CNBC.

Para começar a usar nossa API de resposta de mídia, vá até a nossa documentação para saber mais.

E se o seu conteúdo for mais visual do que baseado em áudio, também estamos apresentando um carrossel de navegação para suas Actions que permite que você mostre conteúdo navegável – por exemplo, produtos, receitas, lugares – com uma experiência visual que os usuários podem simplesmente rolar através dela, da esquerda para a direita. Veja um exemplo de como isso apareceria para seus usuários, abaixo e, em seguida, aprenda mais sobre nosso carrossel de navegação aqui.

Atualizações diárias e notificações push em telefones, agora disponíveis para seus usuários

Embora ter uma experiência de usuário excelente seja importante, também queremos garantir que você tenha as ferramentas certas para reencontrar seus usuários para que eles continuem voltando para a experiência que você criou. Para esse fim, há alguns meses, apresentamos atualizações diárias e notificações push como uma pré-visualização do desenvolvedor.

A partir de hoje, seus usuários terão acesso a esse recurso. Esquire já está usando isso para enviar diariamente “dicas de sabedoria”; a Forbes envia uma cotação do dia e o SpeedyBit envia atualizações diárias dos preços da criptografia para mantê-los informados sobre as flutuações do mercado.

Assim que você enviar sua Action para revisão com atualizações diárias ou notificações push ativadas, e estiver aprovada, seus usuários poderão optar por este canal de reengajamento. Saiba mais em nossos documentos.

Crie experiências conectadas no Google Assistant para os usuários pagantes do seu aplicativo para Android

Actions para o Google agora permitem que você acesse compras digitais (incluindo compras de aplicativos pagos, compras no aplicativo e assinaturas no aplicativo) que seus usuários fazem a partir de seu aplicativo para Android.

Ao fazê-lo, você pode reconhecer quando você está interagindo com um usuário que pagou por uma experiência premium em seu aplicativo Android e, de forma semelhante, serve essa experiência na sua Action, entre todos os dispositivos.

E a melhor parte? Tudo isso é feito nos bastidores, de modo que o usuário não precisa tomar nenhum passo adicional, como fazer login, para que você forneça essa experiência. Economist Espresso, por exemplo, agora sabe quando um usuário já pagou por uma assinatura no Google Play e, em seguida, oferece uma experiência atualizada para o mesmo usuário através de sua Action.

Uma nova maneira de estender um Google Assistant incorporado

Em dezembro do ano passado, anunciamos a adição de Actions do dispositivo incorporado ao SDK do Google Assistant para dispositivos. Esse recurso permite que os desenvolvedores estendam qualquer Google Assistant incorporado em seus dispositivos usando traços e gramáticas que são mantidos pelo Google e estão em grande parte focados na automação residencial. Por exemplo, “ligar”, “desligar” e “reduzir a temperatura”.

Hoje, estamos anunciando a adição de Actions de Dispositivos Personalizados que são Actions de dispositivo mais flexíveis, permitindo que os desenvolvedores especifiquem qualquer gramática e comando para serem executados pelo dispositivo.

Depois de criar essas Actions de dispositivo personalizado, os usuários poderão ativar recursos específicos através do Google Assistant. Isso leva a formas mais naturais nas quais os usuários interagem com seus dispositivos habilitados para Assistant, incluindo a capacidade de utilizar recursos de dispositivos mais específicos.

Antes:

“Ok, Google, ligue o forno”
“Ok, ligando o forno”

Depois:

“Ok, Google, ajuste o forno para convecção e pré-aqueça a 350 graus”
“Ok, colocando o forno para convecção e pré-aquecendo a 350 graus”

Para lhe dar uma ideia de como isso pode funcionar no mundo real, confira um protótipo, Talk to the Light do talentoso time do Red Paper Heart, que mostra um pouco uso engraçado desta funcionalidade. Em seguida, confira nossa documentação para saber mais sobre como você pode começar a construir isto para seus dispositivos. Nós fornecemos um estudo de caso técnico da Red Paper Heart e seu repositório de código caso você queira ver como eles o construíram.

Além das Actions personalizadas do dispositivo, também integramos o registro do dispositivo no Actions do console do Google, permitindo que os desenvolvedores se levantem e funcionem com mais rapidez. Para começar, verifique a última documentação e console.

Algumas explorações criativas para inspirar você

Da mesma forma, juntamos equipes de ponta para explorar o potencial criativo da plataforma Actions na plataforma do Google. Após as Experiências de Voz que o Google Creative Lab lançou alguns meses atrás, essas equipes lançaram quatro novas experiências:

O código para todas essas Actions é aberto e é acompanhado por estudos de casos técnicos detalhados de cada equipe que compartilham seus aprendizados ao desenvolver Actions.

Estudos de caso de Actions, construídos com Dialogflow

Pronto para construir? Dê uma olhada em nossos três novos estudos de caso com a KLM Royal Dutch Airlines, Domino’s e Ticketmaster. Aprenda sobre sua jornada de desenvolvimento com o Dialogflow e como as Actions que eles criaram ajudam a ficar à frente da curva de tecnologia conversacional, a estar onde estão seus clientes e a ajudar durante toda a jornada do usuário:

Esperamos que essas atualizações façam fluir seus sucos criativos e inspirem você a criar ainda mais Actions e incorporar o Google Assistant em mais dispositivos. Não se esqueça que, uma vez que você publica sua primeira Action, você pode participar do nosso programa comunitário* e receber sua camiseta exclusiva  do Google Assistant e até US$ 200,00 do crédito mensal do Google Cloud.

Obrigado por fazer parte da nossa comunidade e, como sempre, se você tem ideias ou solicitações que deseja compartilhar com nossa equipe, não hesite em participar da conversa.

* Alguns países não são elegíveis para participar do programa da comunidade de desenvolvedores. Por favor, reveja os termos e condições.

***
Este artigo é do Google Developers Blog. Ele foi escrito por Brad Adams e Chris Ramsdale. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2018/03/new-creative-ways-to-build-with-actions.html