Desenvolvimento

Desenvolvimento

LibreTaxi – Crie o seu próprio Uber com esta aplicação open source

13 fev, 2018
Publicidade

Alguns meses atrás produzi um vídeo apresentando o LibreTaxi, uma alternativa Open Source para criação de aplicativos como o Uber, onde o usuário solicita um motorista, ou Táxi, para viagens.

A maior diferença aqui é que o LibreTaxi é integrado ao Telegram, o que deixa tudo ainda mais legal, pois deixa as comunicações ainda mais completas entre o passageiro e o motorista.

Estou novamente falando desta aplicação por causa das atualizações recentes que a aplicação recebeu e acredito que soluções como esta precisam ser divulgadas para o maior número possível de devs e futuros “startupeiros”.

LibreTaxi – conceito e tecnologias

O conceito principal da APP é o “ganha ganha”, onde o motorista pode definir o valor da corrida e oferecer descontos e ao mesmo tempo o passageiro pode negociar valores melhores antes da corrida ser confirmada. É a livre escolha levada a sério.

O grande problema é a segurança, tanto para quem pede, quanto para quem presta o serviço, pois não existem formas claras de garantir a segurança ou até mesmo confirmar as identidades, mas nada que não possa ser resolvido com algumas implementações.

Outro detalhe, mesmo com as atualizações, é que o LibreTaxi ainda não tem tudo que o Uber oferece em seu aplicativo. Por outro lado, tudo que é necessário para solicitar e prestar corridas esta disponível.

Para rodar a APP você vai precisar do NodeJS e do Firebase, além de uma conta no Telegram. O download pode ser efetuado no site oficial, onde também é possível conferir a documentação oficial.

Aproveite o Carnaval para conhecer algo novo e deixe nos comentários o que achou desta dica.