Artigo de Jamieson Brettle e Drew Allen, publicado originalmente pelo Chrome Media Team. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.
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Para que uma cena virtual seja verdadeiramente imersiva, os visuais impressionantes precisam ser acompanhados por um verdadeiro áudio espacial para criar uma experiência realista e credível. As ferramentas de áudio espacial permitem que os desenvolvedores incluam sons que podem vir de qualquer direção e que estão associados ao espaço 3D com fontes de áudio, envolvendo o usuário em som de 360 graus.
O áudio espacial ajuda a desenhar o usuário em uma cena e cria a ilusão de entrar em um mundo completamente novo. Para tornar isso possível, a equipe do Chrome Media criou o Songbird, um mecanismo de codificação de áudio espacial open source que funciona em qualquer navegador web usando a API Web Audio.
A biblioteca Songbird aceita qualquer número de fluxos de áudio mono e permite que os desenvolvedores os posicionem de forma programática no espaço 3D ao redor do usuário. O Songbird permite que você crie paisagens sonoras imersivas, reproduzindo realisticamente reflexão e reverberação para o espaço que você descreve. Os sons saltam das paredes e refletem os materiais exatamente como fariam na vida real, capturando verdadeiramente um som de 360 graus. O Songbird cria um campo de som ambisonic que pode ser renderizado em tempo real para uso em sua aplicação. Nós nos juntamos com o projeto Omnitone, sobre o qual falamos no ano passado, para adicionar suporte ambisonic de ordem superior ao renderizador binaural da Omnitone para produzir um áudio muito mais preciso do que até então.
O Songbird encapsula o Omnitone e, com ele, os desenvolvedores agora podem adicionar áudio interativo e completo para qualquer aplicativo baseado na web. O Songbird pode escalar para qualquer ordem ambisonics, criando assim um som mais realista e um desempenho superior ao que é possível através da API Web Audio padrão.
A implementação do Songbird baseia-se na especificação de mídia espacial do Google. Ele espera entrada mono e saídas de layout de canal ACN ambisonic (multicanal) com normalização SN3D. A documentação detalhada pode ser encontrada aqui.
À medida que a web surge como uma importante plataforma VR para a entrega de conteúdo, o áudio espacial desempenhará um papel vital para que os usuários abracem essa nova mídia. O Songbird e o Omnitone são ferramentas-chave para habilitar o áudio espacial na plataforma web e estabelecê-lo como uma plataforma preeminente para experiências VR atraentes. Combinar essas experiências de áudio com bibliotecas JavaScript 3D como o three.js dá um vislumbre do futuro na web.
Esse projeto foi possível graças à estreita colaboração com as equipes Daydream e Web Audio do Google. Essa colaboração nos permitiu oferecer capacidades de áudio semelhantes às que estão disponíveis na web para desenvolvedores criando aplicativos Daydream.
Estamos ansiosos para ver o que as pessoas fazem com o Songbird agora que ele é open source. Confira o código no GitHub e deixe-nos saber o que você pensa. Também estão disponíveis várias demos sobre a criação de áudio esférico completo com Songbird.
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Este artigo é do Chrome Media Team. Ele foi escrito por Jamieson Brettle e Drew Allen. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2017/09/bringing-real-time-spatial-audio-to-web.html