Desenvolvimento

25 ago, 2017

Let’s Encrypt™ trará Certificados WildCard em 2018

Publicidade

A organização Let’s Encrypt™ parece cada vez mais empenhada na missão de tornar a internet 100% HTTPS. Seu próximo passo, que já se encontra em desenvolvimento, é o Wildcard Certificates. Eles já possuem uma data para este lançamento que está marcado para janeiro de 2018.

A organização, que já conta com 47 milhões de domínios seguros através do seu processo automatizado de validação de domínios, iniciou há algum tempo o desenvolvimento de seus certificados WildCard. Segundo eles, a proposta veio, pois certificados WildCard são constantemente requisitados. Eles ainda acreditam que com o WildCard teremos maior facilidade para o desenvolvimento em HTTPS e, assim, contribuirá para seu objetivo primordial, o de tornar a web 100% HTTPS.

Como funcionam os certificados WildCard?

O certificado WildCard funciona protegendo qualquer subdomínio dentro de um domínio base (Ex.: *.dialhost.com.br). Isto facilita muito o gerenciamento dos domínios, já que um único certificado e um único par de chaves de segurança serão utilizados para o domínio e todos os seus subdomínios.

Estes certificados, assim como já acontece nos certificados Let’s Encrypt™, serão gratuitos e poderão ser ativados através da ACME v2 API.

Inicialmente, a validação será via DNS do domínio base, mas já existem planejamentos para outras opções.

O que muda no mercado SSL com isto

No primeiro momento, pode haver uma preocupação com relação às vendas dos certificados SSL WildCard, mas esta popularização é boa, pois forçará este mercado a melhorar ainda mais seu nível de segurança. Afinal, ainda hoje, a segurança das informações que circulam pela internet é uma das maiores preocupações de qualquer usuário que utilize a rede para realizar compras, guardar documentos e se comunicar com outros usuários.

Além disto, como comparado em outro artigo mais antigo que eu fiz (Desvendando os certificados SSL grátis), ainda existem certificados mais específicos que vão validar toda a empresa e não somente o domínio registrado. Neste caso, espera-se que haja uma popularização deste tipo de certificado.

E que venha 2018

Se 2016 foi o ano da implantação do SSL grátis, 2018 será uma ano de expansão global para os diversos subdomínios que temos por aí. A equipe DialHost já está esperando por novidades para conseguirmos implementar mais esta ferramenta para todos os clientes.

Por hoje, fico por aqui e agradeço pela leitura.

Abraços!