Desenvolvimento

Desenvolvimento

HTML 5.2 – O que a nova recomendação do W3C traz de novidade para o desenvolvimento Web?

10 abr, 2018
Publicidade

No dia 14 de dezembro de 2017, o W3C anunciou a publicação do HTML 5.2 como uma recomendação do W3C – um importante passo para a evolução da construção do padrão, adicionando e removendo elementos conforme a necessidade, e sem esperar anos por uma atualização (vale lembrar que o intervalo entre o padrão final do HTML4 e HTML5 foi de 18 anos). Isso reflete uma mudança no processo de padronização. O HTML5 foi publicado como recomendação em 2014 e as duas atualizações, HTML 5.1 e 5.2, foram publicadas como recomendações em 2017.

Da mesma forma que o HTML 5.1 trouxe melhorias baseadas nas demandas de implementação (como o elemento <main>), no HTML 5.2 podemos encontrar também algumas novidades interessantes para o desenvolvimento Web.

Novos recursos

O elemento <dialog> foi único novo no HTML 5.2. Ele tem a função semântica de representar uma parte de um aplicativo no qual o usuário precisa executar uma tarefa, como uma caixa de diálogo ou uma janela.

Dos novos atributos disponíveis na documentação, podemos destacar o allowpaymentrequest dentro do elemento <iframe>, que permite a integração com a Payment Request API, publicada pelo grupo de Web Payments. Também foi inserido no elemento <iframe> o valor “allow-presentation” para o atributo sandbox (também para integração com a Payment Request API).

Nesta versão do documento, também foi incluída a integração com módulos no JavaScript. A documentação define o carregamento de módulos de JavaScript por <script type=”module”> e como um módulo será resolvido, obtido e avaliado.

Foram também adicionados os métodos registerContentHandler(), isContentHandlerRegistered() e isProtocolHandlerRegistered(). O método registerProtocolHandler() permite que os sites se inscrevam como possíveis manipuladores para esquemas específicos. Por exemplo, um serviço de mensagens telefônicas online pode se registrar como um manipulador do esquema sms de modo que se o usuário clicar nesse link, ele tem a oportunidade de usar esse site.

Saíram do HTML 5.2

  • Os elementos <keygen>, <menu> e <menuitem>.
  • Atributo inputmode para elementos <text> e os atributos de dropzone.
  • Método showModalDialog.
  • A Plugin API foi marcada como obsoleta.

As seguintes construções agora são válidas no HTML 5.2:

  • Utilização do elemento <style> dentro do elemento <body>.
  • Múltiplos elementos <main> no DOM, desde que apenas um seja visível para o usuário.
  • Possibilidade de ter um elemento <div> como filho de um elemento <dl>.
  • Cabeçalhos dentro de um elemento <legend> em um <fieldset>.

Essas são apenas algumas das mudanças no HTML5.2. Para conhecer todas as novidades dessa documentação, recomendo a leitura do documento HTML 5.2 Changes.

A Web tem evoluído muito rápido, especialmente nos últimos anos. É fundamental acompanhar essa evolução e colaborar para sua construção, pois grande parte dos novos recursos vem da demanda de quem constrói a Web, ou seja, dos desenvolvedores.

E as novidades não param por aí. O W3C já está trabalhando na próxima atualização do HTML5. Já é possível ter uma ideia do que vem por aí acompanhando o desenvolvimento do HTML 5.3. Mas isso fica para o próximo artigo.

***

Artigo publicado na revista iMasters, edição #25: https://issuu.com/imasters/docs/25