/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

Hora de atualizar do GCM para o FCM

PorRedação iMasters em

Artigo de Jen Person, publicado originalmente pelo Google Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Em 2016, lançamos o Firebase Cloud Messaging (FCM) como a próxima evolução do Google Cloud Messaging (GCM). Desde então, estamos trabalhando bastante para tornar o Firebase Cloud Messaging ainda mais poderoso do que seu antecessor. Assim como o GCM, o Firebase Cloud Messaging permite que você envie notificações e mensagens de dados de maneira confiável para iOS, Android e Web gratuitamente.

Além disso, o FCM inclui uma série de novos recursos, como uma interface de notificações intuitiva no console do Firebase, melhores relatórios e integrações nativas com outros produtos do Firebase. Com o FCM, você pode segmentar e testar notificações para envolver novamente seus usuários com mais facilidade e eficiência.

Estamos felizes em dedicar mais tempo e atenção para melhorar o FCM. É por isso que anunciamos que todos os desenvolvedores precisarão atualizar para o FCM dentro de um ano. As APIs do servidor e do cliente do GCM foram descontinuadas e serão removidas a partir de 11 de abril de 2019. Recomendamos que você faça a atualização mais cedo, para que possa aproveitar os novos recursos que estamos desenvolvendo no FCM imediatamente!

Para ajudar você na atualização, criamos um guia de migração passo a passo e respondemos a algumas das perguntas mais frequentes que você provavelmente terá a seguir.

O que mais é novo no FCM?

Depois de atualizar, você poderá usar todos os novos recursos e funcionalidades disponíveis no FCM, como sobreposições de plataforma e combinações de tópicos. Você também poderá enviar notificações diretamente do console do Firebase! Além disso, o FCM integra-se perfeitamente a outros produtos do Firebase, como o teste A/B e Previsões.

Quer testar diferentes mensagens para ver qual gera mais conversões? Você pode usar o FCM com teste A/B para executar experimentos para otimizar suas notificações. Deseja envolver usuários com probabilidade de gastar dinheiro em seu aplicativo? Você pode usar o FCM com Previsões para direcionar notificações aos usuários com base em seu comportamento previsto.

Estes são alguns dos incríveis recursos que você terá ao seu alcance com o FCM. No futuro, adicionaremos muito mais!

Ainda poderei enviar mensagens para meus usuários existentes?

Se você tiver projetos que ainda estão usando as APIs do GCM, será necessário atualizar o seu código do cliente e do servidor para usar o FCM antes de 11 de abril de 2019. Mas tenha certeza de que seus tokens do GCM continuarão funcionando com o FCM, então você não irá perder a capacidade de enviar mensagens para seus usuários existentes.

Como eu atualizo?

O processo completo está descrito no nosso guia de migração ou, se preferir conteúdo de vídeo, você também pode conferir este Firecast para obter detalhes.

Em um alto nível, a atualização consiste em três partes principais: lado do console, lado do aplicativo e lado do servidor.

  • No console do Firebase, você precisará criar um novo projeto do Firebase usando o Cloud Project ID existente do seu aplicativo.
  • Em seu aplicativo, você precisará fazer algumas alterações no código. A quantidade de alterações dependerá de quais recursos do GCM você usa atualmente, como assinaturas de tópicos e geração de tokens.
  • No lado do servidor, você precisará alterar o terminal do servidor do GCM para o FCM.

Tenha em mente que você não precisa completar todas as três partes do processo de uma só vez – você pode fazer isso no seu próprio ritmo. Por exemplo, você pode escolher configurar o console hoje e trabalhar no código do aplicativo outro dia. Você também é livre para atualizar o código do seu aplicativo agora e resolver os requisitos do lado do servidor posteriormente.

O que acontece com meus usuários que não atualizam seus aplicativos?

Contanto que os usuários tenham a lógica do GCM em seus aplicativos, eles ainda receberão mensagens. O FCM é retrocompatível com o GCM, por isso, mesmo que você não atualize o terminal do servidor agora, ainda é possível atualizar a lógica do aplicativo e vice-versa.

Quais dados o Firebase coletará e usará? Estou preocupado com a privacidade

Consulte os termos do Firebase e a Política de Privacidade e Segurança do Firebase. Você pode desativar o Google Analytics para Firebase para reduzir a quantidade de dados coletados, mas lembre-se de que isso também desativará alguns recursos do FCM.

E se eu ainda tiver dúvidas?

Estamos aqui para ajudá-lo no processo de atualização. Confira esta sofisticada página de FAQ como um começo. Nós também encorajamos você a postar suas perguntas no StackOverflow. Ou sinta-se à vontade para entrar em contato com o suporte do Firebase por qualquer um desses meios.

Para economizar tempo de cliques, aqui estão alguns dos links que também merecem uma leitura. Comece com o guia de atualização e confira os outros links para saber mais:

E se eu já migrei?

Impressionante! Como foi? Envie-me um tweet no @ThatJenPerson para me dizer o que correu bem e o que não aconteceu. Compartilhar sua experiência nos ajuda a melhorar!

Estamos ansiosos para recebê-lo no FCM, a próxima evolução do GCM!

***

Este artigo é do Google Developers Blog. Ele foi escrito por Jen Person. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2018/04/time-to-upgrade-from-gcm-to-fcm.html

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido pelas empresas:
Este projeto é apoiado pelas empresas: