Desenvolvimento

Desenvolvimento

Guia do Desenvolvedor Web 2018

31 jan, 2018
Publicidade

A tecnologia muda muito rápido. A ferramenta que é essencial hoje, pode se tornar inútil amanhã. Em um meio tão dinâmico, como saber quais tecnologias estudar para engrenar a carreira como desenvolvedor web? Para responder esta pergunta, o engenheiro Kamran Ahmed criou em seu GitHub, o projeto developer-roadmap.

Em linhas curtas, o projeto é uma série de diagramas que mostram, de forma bem didática e intuitiva, os caminhos para seguir carreira como desenvolvedor web em pleno 2018. O autor considera as ferramentas que estão em alta, quais bibliotecas estão consolidadas e além disso, quais técnicas e fundamentos devem ser aprendidos.

Logo no início, ele mostra os três caminhos possíveis: Front-end, Back-end e DevOps. Para qualquer um destes caminhos, ele lista uma série de coisas imprescindíveis, entre elas: git, ssh, uso básico do terminal, encoding, estrutura de dados e algoritmos.

O primeiro caminho destrinchado é o de front-end. Lá, ele diz que o primeiro passo é aprender o básico: HTML, CSS e JavaScript. Depois deste ponto, há uma série de subcaminhos para cada um destes pilares. Dentro do CSS, por exemplo, temos os pré-compiladores e frameworks responsivos; dentro do JavaScript, testes, bundlers, pacotes, etc.

Roadmap para seguir como desenvolvedor front-end. Fonte: https://github.com/kamranahmedse/developer-roadmap

Seguindo para o diagrama de back-end, o autor foca nas tecnologias: Node.js, Ruby, Python e PHP. Assim como no diagrama anterior, para cada um deles, há uma série de caminhos a serem seguidos.

Roadmap para seguir como desenvolvedor back-end. Fonte: https://github.com/kamranahmedse/developer-roadmap

Por último, mas não menos importante, o autor segue para a trilha de DevOps, uma categoria até então bem recente. O grafo desta carreira também é bem extenso, começando desde o aprendizado de sistemas operacionais, até automação, aplicações em nuvem, CI/CD, monitoramento e alertas, containers, logs, etc.

Roadmap para seguir como devops. Fonte: https://github.com/kamranahmedse/developer-roadmap

E você? Que carreira deseja seguir? Gostou do guia? Adicionaria mais algum passo? Deixe nos comentários!