Desenvolvimento

20 fev, 2018

Experimento de Inteligência Artificial e Machine Learning AutoDraw do Google

Publicidade

No meio do ano passado, conheci um experimento muito legal e interessante do Google, e como não encontrei muitos artigos recentemente falando sobre, resolvi criar este. Quero apresentar o AutoDraw, uma aplicação experimental que trabalha com o conceito de Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

O termo Machine Learning diz respeito a um sub-campo da Ciência da Computação que estuda a teoria da aprendizagem computacional junto a Inteligência Artificial. A ideia é possibilitar que os computadores e sistemas ganhem a habilidade de aprender sem serem programados explicitamente. A máquina aprende como uma criança e evolui sozinha, como na vida.

Imagine que a aprendizagem automática faz com que o computador aprenda com seus erros e evolua até não errar mais. Tudo isso, sem seguir instruções pré-programadas. A evolução deve ser orgânica.

Machine Learning trabalha basicamente com o raciocínio indutivo, que executa uma série de tarefas para extrair regras e padrões de grandes conjuntos de dados. Já existem vários exemplos de aplicações de aprendizado de máquina, muitos deles utilizados por você, como filtragem de Spam e reconhecimento de fala e escrita.

A área que mais deve utilizar o aprendizado de máquina é a educação com suas plataformas EAD inteligentes, que irão disponibilizar as matérias e conteúdos para cada aluno de forma única, baseada nas experiências próprias de cada indivíduo. Algumas empresas já estão desenvolvendo esta tecnologia com base em algoritmos próprios. Vou produzir um artigo sobre isso em breve.

Claro que este conceito já deve ser bem conhecido pela maioria dos visitantes aqui do iMasters, mas é sempre bom reforçar e compartilhar um pouco para quem está chegando agora.

Google AutoDraw – Um Exemplo de Aprendizado de Máquina

A aplicação Web AutoDraw é apenas um experimento dos laboratórios de Inteligência Artificial do Google para trabalhar com Machine Learning e mesmo sendo algo embrionário, é extremamente poderoso, pois consegue interpretar um rabisco qualquer e indicar o que pode ser.

Algo assim há alguns anos era impensável e agora começa a ganhar forma e corpo. Por este motivo, merece este pequeno texto de apresentação. Quanto mais profissionais e estudantes tiverem acesso a esta tecnologia, melhor. Por isso, divulgue e compartilhe com seus amigos.

Recomendo também que conheça a página de experimentos do Google, um local repleto de novos projetos que podem vir a ser produtos reais no futuro.

E você? Conhece algum experimento prático de Machine Learning? Deixe nos comentários.