Desenvolvimento

24 nov, 2017

Escalando transporte confiável para a Índia: Conheça a Engenharia da Uber em Bangalore

Publicidade

A equipe de Engenharia da Uber na India é dedicada a criar soluções de transporte mais confiáveis ​​para todos, em todos os lugares, disponíveis com o clique de um botão. Graças às nossas equipes de engenharia e produtos, estamos bem em nosso caminho para realizar essa visão, e no processo, melhorando as experiências de passageiro e motorista em toda a Índia e nos mercados emergentes.

Localizado na área da cidade de Sarjapur, o cerne das operações de engenharia da Uber India é o nosso escritório de Bangalore. Os membros de nossa equipe sediada em Bangalore são responsáveis ​​por criar sistemas mais transparentes e escaláveis ​​para o nosso passageiro, motorista, pagamentos, plataforma de veículos e equipes de mapas em todo o mundo:

  • Passageiro e Motorista: Estas equipes estão na vanguarda das tecnologias crescentes de passageiros e motoristas da Uber, com um foco especial na resolução de necessidades em mercados emergentes.
  • Eficiência de pagamentos: Criar experiências de pagamento sem fricção para passageiros e motoristas independentemente do dispositivo ou preferência de pagamento é o principal objetivo dessa equipe. Esse compromisso mais recentemente levou à revisão dos sistemas de pagamento em dinheiro e carteira digital para facilitar, com segurança, transações mais simplificadas e eficientes na Índia.
  • Plataforma de Veículo Global: Esta equipe está projetando uma plataforma de gerenciamento do ciclo de vida do veículo para as frotas de veículos na Uber, melhorando assim as experiências do motorista de frota.
  • Mapas: Nossa equipe de Mapas é responsável por direcionar e dimensionar os esforços globais de mapeamento que envolvem tecnologias essenciais, tais como: busca, geo codificação, roteamento, algoritmos ETA e pipelines de dados geoespaciais – o futuro do planejamento do transporte urbano.

Abaixo, os membros da Engenharia da Uber Bangalore discutem suas experiências trabalhando em uma das empresas de crescimento mais rápido do mundo:

Apurva Dalal, Líder de Site, Engenharia da Índia

Eu me juntei à Uber há pouco mais de um ano atrás para liderar a Engenharia da Índia. Antes da Uber, liderava equipes de engenharia para empresas de tecnologia na Bay Area e na Índia.

Eu me juntei a Uber porque senti um forte desejo de enfrentar desafios técnicos observáveis que, quando resolvidos, poderiam melhorar o transporte urbano. A dedicação da Uber para criar cidades livres de poluição através de um transporte escalável e confiável foi uma grande atração para mim. Na época, eu já era um cliente da Uber e adorava a magia de poder “apertar um botão, dar uma volta de carro”. Percebi que trabalhar para a Uber seria uma oportunidade incrível de construir um centro de engenharia de primeira classe na Índia para cumprir esta missão.

Na Uber, eu exploro vários problemas interessantes diariamente, mas estou ainda mais entusiasmado com o nosso trabalho em três áreas-chave: plataforma de veículo, mapas e acesso do passageiro. Todas as três categorias apresentam desafios de engenharia únicos que são potencializados pelo rápido crescimento da Uber. Por exemplo, a equipe da Plataforma de Veículo prevê veículos como entidades vivas, alavancando-os por insights que orientam a segurança e o gerenciamento do ciclo de vida do veículo.

Lidando com questões semelhantes de escala, nossa equipe de Mapas desenvolve tecnologia para prever com precisão a melhor rota para cada viagem única da Uber, particularmente em cidades com infraestruturas emergentes. Finalmente, a equipe de acesso do Motorista da Uber se concentra na construção de soluções para aumentar a confiabilidade e a funcionalidade dos motoristas em todo o mundo, abordando a questão: como tornamos o transporte acessível a qualquer pessoa em qualquer momento, independentemente da cobertura da rede, do dispositivo ou da localização?

O que mais gosto deste trabalho é que eu trabalho com um grupo de indivíduos curiosos e insanamente inteligentes, que são igualmente apaixonados por trazer soluções de transporte para o mundo.

Minal Jain, Pesquisadora UX, Acesso do Motorista

Cheguei à Uber Bangalore depois de estudar comportamento humano e tecnologia e depois de trabalhar em pesquisa em um centro de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa de hardware. Logo percebi que a Uber seria um bom ajuste para mim depois de ler sobre a pesquisa que entrou no lançamento da Uber de um sistema de pagamento em dinheiro na Índia. Fiquei impressionada em como uma empresa global, como a Uber, poderia buscar iniciativas de pesquisa específicas com base nas necessidades regionais dos usuários.

Na Uber, a pesquisa ocorre durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento do produto, garantindo que o produto seja informado pelas necessidades dos usuários finais. Na equipe de Acesso do Motorista, trabalho com equipes para fazer a Uber crescer em mercados novos e emergentes. Anteriormente como parte da equipe de Crescimento da Índia, conduzi pesquisas sobre temas como o ecossistema de financiamento de veículos da Uber, pagamentos e ciclo de vida do motorista.

Através do meu trabalho, consigo ser a voz do usuário em uma escala global, o que é bastante original para a indústria.

Pradipta Basu, Engenheiro Sênior de Software, Plataforma Global de Veículos

Eu ingressei na Uber em outubro de 2015, depois de 14 anos como engenheiro de software em várias empresas no Vale do Silício. Quando eu comecei minha carreira como engenheiro front-end, a amplitude e as complexidades da engenharia back-end me conquistaram.

Minha paixão surgiu pela primeira vez como motorista: eu estava convencido do papel da empresa como um elemento chave para o transporte confiável em todo o mundo. Quando a Uber lançou seu escritório em Seattle, em 2015, me candidatei à oportunidade de me juntar a empresa como engenheiro de back-end. Em 2016, me transferi para a Engenharia Uber em Bangalore para aplicar minhas aprendizagens na Índia, além de também passar mais tempo com a família residente na cidade.

A Uber possui uma cultura de engenharia de alto impacto e ritmo veloz que define um nível elevado para qualidade e confiabilidade. Aplicar esses padrões ao desenvolvimento em escala em mercados emergentes como Bangalore é tanto desafiador quanto profundamente gratificante.

Além disso, este é o primeiro trabalho que tive, no qual testemunhei em primeira mão os efeitos positivos da minha engenharia em amigos e familiares que usam Uber na cidade. Facilitar experiências mágicas para eles e nossos milhões de outros usuários me deixa orgulhoso de ser um engenheiro.

Amrita Banerjee, gerente sênior de produtos, pagamentos

Eu sou uma gerente sênior de produto focada na construção da Plataforma de Pagamentos da Uber e na resolução de desafios de pagamentos digitais na Índia. Eu vim para a Uber com experiência em todas as áreas da tecnologia, desde trabalhar como engenheira de software no e-banking e espaço de pagamentos, até atuar como executiva de desenvolvimento de negócios.

Uma das principais razões pelas quais decidi me juntar a esta equipe, foi a minha intensa curiosidade e fascínio pelos detalhes de engenharia por trás dos fluxos de usuários finais do motorista, particularmente aqueles relacionados ao gerenciamento de pagamentos. Além disso, minha experiência anterior na construção de produtos que atendem ao ecossistema de pagamentos da Índia fez da Uber um ajuste ideal para meu conjunto de habilidades.

Ajudar os engenheiros a desenvolver e implantar sistemas que solucionem alguns dos problemas de pagamentos mais complexos, me motiva a fazer o melhor para trabalhar todos os dias.

Anand Xavier, Gerente Sênior de Produtos, Plataforma Global de Veículos

Depois de 18 anos de experiência definindo e lançando produtos de hardware e software, ingressei na Uber como gerente sênior de produto da nossa equipe da Plataforma Global de Veículos, no início de 2017. Qualificado com mestrado em engenharia elétrica e tese de pesquisa sobre cancelamento de ruído adaptativo, comecei minha carreira como engenheiro de pesquisa em uma startup de processamento de discurso em Maryland. Foi nessa startup que fui exposto inicialmente às oportunidades disponíveis para mim na gestão de produtos, um campo que estende a fronteira entre tecnologia e desenvolvimento de negócios para oferecer o melhor dos dois mundos.

Como gerente de produto da Uber, estou ansioso para fazer parte da equipe resolvendo alguns dos desafios mais importantes da empresa, relacionados ao gerenciamento de frotas de veículos, trabalho que é fundamental para definir a perspectiva de transporte em constante evolução da Índia. Neste papel, mergulho no mundo dos carros conectados e da telemática, duas tecnologias que estamos usando para tornar nossos produtos mais confiáveis.

Danish Chopra, Engenheiro Sênior de Software, Mapas Internacionais

Antes de ingressar na Uber no início de 2016, estudei ciência da computação na graduação, com foco em sistemas distribuídos e interação homem-computador, seguindo um mestrado em gestão da ciência e engenharia. Depois de concluir meus estudos, trabalhei no desenvolvimento de nuvem e virtualização, criando virtualização de funções de rede e tecnologias de infraestrutura de nuvem.

Como um dos primeiros membros da equipe de Framework de Nuvem Essencial da Uber, em São Francisco, ajudei a construir um mecanismo de orquestração para fornecer, monitorar e dimensionar os microsserviços da Uber em uma infraestrutura de nuvem escalável.

Pronto para o meu próximo desafio, me transferi para Uber em Bangalore no outono de 2016 para ajudar a nossa equipe a construir sistemas que melhorem a experiência de pagamentos para motoristas na Índia e no Sudeste Asiático. Atualmente, estou concentrado em abordar os desafios de mapeamento para os mercados internacionais através do desenvolvimento de novos serviços para otimizar o embarque dos passageiros e a navegação do motorista.

O que eu mais gosto em trabalhar para a Uber é a oportunidade de resolver problemas de engenharia de uma escala sem precedentes. Não há nada como o fluxo de adrenalina que você recebe quando é responsável por projetar serviços que melhoram a vida de milhões de pessoas todos os dias!

Crescendo a Engenharia da Uber na Índia

Só oferecemos um instantâneo da nossa equipe e tocamos a superfície dos desafios – e das oportunidades – de engenharia em Bangalore. Se fazer a engenharia de transporte mais confiável para cidades em todo o mundo atrai você, considere candidatar-se a um cargo em nossa equipe.

Disha Pancholi é Gerente de Programa do site da Uber em Bangalore. Em seu tempo livre, ela gosta de ler as séries de Harry Potter, dançar e cuidar de suas plantas.

***

Este artigo é do Uber Engineering. Ele foi escrito por Disha Pancholi. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode conferir o original em: https://eng.uber.com/bangalore-engineering/