DevSecOps

6 jun, 2017

Docker apoiando os estudantes universitários

Publicidade

Não é muito divulgado o fato de que o Docker apoia estudantes de diversas formas. Hoje, quero falar de duas que acho bem legais.

A primeira, que nos alcança (brasileiros) é o “Docker Higher Education Community”, onde um estudante universitário pode participar de um grupo comunitário com o Docker, e uma vez nele, o estudante tem acesso ao kit de estudante desenvolvedor do Docker. Nesse kit, o aluno tem direito a 5 repositórios privados na Docker Cloud por um ano e crédito dos provedores de cloud. Também ganha acesso às últimas novidades do Docker, como atualizações dos produtos, release notes, convites para diversos eventos, alguns com descontos, acesso a betas privados, networking com outros estudantes, e acesso ao canal de estudantes do Slack de comunidade do Docker. Outra oportunidade muito legal é a chance de se tornar embaixador do Docker no Campus (Docker Campus Ambassador).

Pra entrar em contato basta preencher um formulário comprovando que você é estudante universitário. Basta acessar este link e preencher.

O segundo programa é o de bolsa de estudos do Docker (Docker Scolarship Program). O Docker, assim como a Lambda3, trabalha com muitas atividades que promovem a diversidade de diferentes formas, como as de etnia, orientação sexual, gênero e identidade de gênero. Esse programa de bolsa de estudos foca exatamente nessa frente, ajudando grupos sub-representados na indústria de tecnologia a terem uma maior representatividade. O programa teve sua última iteração em março desse ano, mas imagino que eles devem reiniciá-lo para o segundo semestre ou para o ano que vem. Não sei se esse alcança o Brasil, mas é uma boa ficar atento.

Acho muito legal ver como o Docker apoia a comunidade. Faço parte do grupo de organizadores do Meetup de SP do Docker, e o apoio deles é realmente muito forte. Outras iniciativas como a dos Docker Captains também incentivam muito. E eles estão certos em fazê-lo, ajudar as pessoas apaixonadas pelo seu produto a terem espaço para vocalizar essa paixão é uma das melhores maneiras de avançar no mercado de tecnologia. Outras empresas fazem o mesmo, como a Microsoft, com o programa MVP e a Oracle, com os Java Champions.

***

Este artigo foi produzido em parceria com a Lambda3. Leia outros conteúdos no blog da empresa: blog.lambda3.com.br