/Infra

voltar
/Infra

Anunciando Docker Enterprise Edition

PorDocker Core Engineering em

No dia 2 de março, a equipe de desenvolvimento do Docker anunciou a Docker Enterprise Edition (EE), uma nova versão da plataforma Docker otimizada para implantações críticas de negócio. A Docker EE é suportada pela Docker Inc., está disponível em sistemas operacionais certificados e provedores de nuvem, e executa containers e plugins certificados da Docker Store. A Docker EE está disponível em três níveis: o Basic vem com a plataforma Docker, suporte e certificação, e os níveis Standard e Advanced adicionam gerenciamento avançado de containers (Docker Datacenter) e Docker Security Scanning.

Por questões de consistência, também estamos renomeando os produtos Docker gratuitos para Docker Community Edition (CE) e adotando um novo ciclo de vida e um esquema de versão baseado em tempo tanto para Docker EE quanto para CE. Docker CE e EE 17.03 são os primeiros a usar o novo esquema.

Docker CE e EE são lançados trimestralmente e CE também tem uma opção mensal “Edge”. Cada versão Docker EE é suportada e mantida por um ano e recebe correções de segurança e críticas durante esse período. Estamos também melhorando a capacidade de manutenção do Docker CE, mantendo cada versão trimestral do CE por 4 meses. Isso faz com que os usuários do Docker CE utilizem uma nova janela de 1 mês para atualizar de uma versão para outra.

Docker CE e EE estão disponíveis em uma ampla gama de sistemas operacionais populares e infraestrutura em nuvem. Isso dá aos desenvolvedores, às equipes devops e às empresas a liberdade de executar Docker e aplicações Docker em sua infraestrutura favorita sem risco de bloqueio.

Para fazer o download gratuito do Docker CE e para testar ou comprar Docker EE, vá até a Docker Store. Verifique também a postagem no Docker Certified Program. Ou leia mais detalhes sobre Docker CE e EE e as novas versões e melhorias no ciclo de vida.

Docker Enterprise Edition

A Docker Enterprise Edition (EE) é uma plataforma de container integrada, suportada e certificada para CentOS, Red Hat Enterprise Linux (RHEL), Ubuntu, SUSE Linux Enterprise Server (SLES), Oracle Linux e Windows Server 2016, e também para provedores de nuvem AWS e Azure. Além de certificar Docker EE na infraestrutura subjacente, estamos introduzindo o Docker Certification Program, que inclui a tecnologia de nossos parceiros de ecossistema: containers ISV que executam em cima de plugins de Docker e rede e de armazenamento e rede que estendem a plataforma Docker.

Docker e parceiros Docker fornecem suporte cooperativo para Containers Certificados e Plugins para que os clientes possam usar esses produtos com confiança na produção. Confira a postagem complementar para obter mais detalhes e instalar conteúdo certificado da Docker Store. Inscreva-se aqui se estiver interessado em parcerias para certificar software para a plataforma Docker.

Docker EE está disponível em três níveis: Basic, Standard e Advanced.

  • Basic: A plataforma Docker para infraestrutura certificada, com suporte da Docker Inc. e Containers e Plugins certificados da Docker Store.
  • Standard: Adiciona gerenciamento avançado de imagens e containers, integração de usuários LDAP/AD e controle de acesso baseado em funções (Docker Datacenter).
  • Advanced: Adiciona Docker Security Scanning e monitoramento contínuo de vulnerabilidades.

Docker EE está disponível como teste gratuito e para compra na Docker Sales, online via Docker Store e é suportado por Alibaba, Canonical, HPE, IBM, Microsoft e por uma rede de parceiros regionais.

Docker Community Edition e melhorias no ciclo de vida

Docker Community Edition (CE) é o novo nome para os produtos Docker gratuitos. Docker CE é executado em Mac e Windows 10, em AWS e Azure, e em CentOS, Debian, Fedora e Ubuntu, e está disponível na Docker Store. Docker CE inclui a plataforma Docker completa e é ótimo para os desenvolvedores e equipes ops DIY que estão começando a construir aplicações em container.

O lançamento do Docker CE e EE traz grandes melhorias ao ciclo de vida, capacidade de manutenção e de atualização do Docker. Começando com a versão lançada no começo do mês, a 17.03, o Docker está caminhando para versões baseadas em tempo e um esquema de versão do YY.MM, semelhante ao esquema usado pela Canonical para o Ubuntu.

A experiência do Docker CE pode ser aprimorada com apps gratuitos e pagos do Docker Cloud, um conjunto de serviços gerenciados baseados em nuvem que incluem builds automatizadas, integração contínua, repositórios de imagens Docker públicos e privados e verificação de segurança.

Docker CE vem em duas variantes:

  • Edge é para usuários que desejam uma gota dos recursos maiores e mais recentes a cada mês
  • Stable é lançado trimestralmente e é para usuários que querem um ritmo de liberação mais fácil de manter

As versões Edge apenas obtêm segurança e correções de bugs durante o mês em que estão atualizadas. As versões Stable trimestrais recebem patches para correções de bugs e problemas de segurança críticos por 4 meses após a versão inicial. Isso dá aos usuários das versões trimestrais uma janela de atualização de 1 mês entre cada versão, na qual é possível ficar em uma versão antiga enquanto ainda está recebendo correções. Essa é uma melhoria em relação ao ciclo de vida anterior, que caiu em manutenção de uma versão assim que uma nova se tornou disponível.

Docker EE é lançado trimestralmente e cada versão é suportada e mantida por um ano inteiro. Os patches de segurança e as correções de bugs são enviados para todas as versões com suporte. Essa janela de suporte estendida, juntamente com certificação e suporte, dá aos assinantes Docker EE a confiança de que eles precisam para executar aplicativos críticos de negócios no Docker.

A versão da API do Docker continua sendo independente da versão da plataforma Docker, e a versão da API não muda do Docker 1.13.1 para o Docker 17.03. Mesmo com o ritmo de liberação mais rápido, o Docker continuará mantendo compatibilidade cuidadosa de API com versões anteriores e depreciar APIs e recursos apenas de forma lenta e conservadora. E o Docker 1.13 introduziu uma melhor interoperabilidade entre clientes e servidores usando diferentes versões de API, incluindo a negociação de recursos dinâmicos.

Além de esclarecer e melhorar o ciclo de vida de lançamento do Docker para os usuários, a nova frota de liberações determinísticas também beneficia o projeto Docker. Os mantenedores e parceiros que desejam enviar novos recursos no Docker agora estão garantidos de que os novos recursos estarão nas mãos dos usuários da Edge dentro de um mês após a fusão.

Comece hoje

Docker CE e EE são uma evolução da Plataforma Docker projetada para atender às necessidades dos desenvolvedores, equipes ops e de TI. Independentemente do sistema operacional ou da infraestrutura em nuvem, Docker CE e EE permitem instalar, atualizar e manter o Docker com o suporte e as garantias necessárias para sua carga de trabalho específica.

Aqui estão recursos adicionais:

FAQ

Isso é uma mudança radical para o Docker?

Não. O Docker cuidadosamente mantém a compatibilidade com versões anteriores da API e só remove os recursos depois de desativá-los por um período de 3 lançamentos estáveis. O Docker 17.03 usa a mesma versão de API do Docker 1.13.1.

O que preciso fazer para atualizar?

Docker CE para usuários Mac e Windows receberá uma notificação de atualização automática. Docker para usuários do AWS e do Azure pode consultar as notas de versão para instruções de atualização. Os usuários legados do pacote docker-engine podem atualizar usando seu gerenciador de pacotes distro ou atualizar para o novo pacote docker-ce.

Por que o Docker está adotando um novo esquema de versão?

Para melhorar a previsibilidade e a cadência dos lançamentos do Docker, estamos adotando um padrão de lançamento mensal e trimestral. Isso irá beneficiar o projeto em geral: em vez de esperar um período de tempo indeterminado após um PR ser mesclado para um recurso a ser lançado, contribuintes verão melhorias nas mãos dos usuários dentro de um mês.

Uma versão baseada no tempo é uma boa maneira de sublinhar a mudança e de dar sentido à cadência de lançamento baseada no tempo.

Eu sou um cliente Docker DDC ou CS Engine. Tenho que atualizar para o Docker EE para continuar obtendo suporte?

Não. O Docker continuará a oferecendo suporte para clientes com assinaturas válidas, se a assinatura cobrir Docker EE ou Commercially Supported Docker. Os clientes podem optar por ficar com a versão implementada atual ou atualizar para o Docker EE 17.03 mais recente. Para obter mais detalhes, consulte https://success.docker.com/Policies/Scope_of_Support.

***

Este artigo é do Docker Core Engineering. A tradução do artigo foi feita pela Redação iMasters com autorização, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: https://blog.docker.com/2017/03/docker-enterprise-edition/.

Deixe um comentário! 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: