Analytics

12 ago, 2013

Detecção de anomalia de desempenho com Google Analytics

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Passo um, monitorar todas as coisas. Passo dois, dedicar 90% do seu tempo e recursos para analisar os dados, derivando ideias e iterando as métricas que estão sendo monitoradas e otimizadas. No entanto, existe um pequeno problema. As possibilidades são que a quantidade de dados produzidos pela instrumentação supere sua capacidade de analisar, monitorar e correlacionar todas as variações das variáveis em jogo.

Este é o lugar onde um algoritmo de detecção de anomalia, apoiado por um bom motor de estatística com acesso aos dados, pode ser inestimável: não precisa ser perfeito, mas deve ser capaz de alertá-lo para os valores atípicos dos dados. Com o alerta em mãos, ou na sua caixa de entrada, você pode colocar as mãos na massa e determinar se mais investigações são necessárias.

Eventos de inteligência do Google Analytics

Boa noticia, se você estiver usando o Google Analytics, então você já tem um poderoso mecanismo de detecção de anomalia à sua disposição: Eventos de Inteligência. O melhor de tudo é que ele pode aproveitar todos os dados existentes, os segmentos configurados e outras personalizações. E o preço é justo, já que é grátis.

Analytics monitora o tráfego do seu site para detectar variações estatisticamente significativas, e gera alertas automaticamente, ou Eventos de Inteligência, quando essas variações ocorrem. Dando uma olhada mais de perto, essas anomalias podem fornecer informações que você pode ter perdido, por exemplo, um aumento no tráfego de uma determinada cidade ou site de referência.

Na verdade, com um pouco de trabalho e personalização, os Eventos de Inteligência podem ser facilmente configurados para ajudar a monitorar o desempenho do seu site! Visitantes da Índia vendo um aumento repentino no tempo de carregamento de página? Agora você tem uma ferramenta automatizada que irá ajudá-lo a identificar o problema.

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Melhor ainda, o relatório de exemplo acima correlacionou os prováveis colaboradores para o alerta gerado e visitantes identificados a partir de Chennai, na Índia, como experimentar um aumento significativo em seu tempo de carregamento da página. Com essas informações em mãos, você pode cavar mais fundo para identificar a causa raiz.

Detecção de anomalias de desempenho Web

A página de exemplo de tempo de carregamento de desempenho de dados do Google Analytics para navegadores que suportam as APIs do W3C Navigation Timing, que inclui: redirecionamentos e tempos de DNS, estabelecimento TCP,  tempos de resposta do servidor, bem como métricas de nível DOM e tempo onload. Há mais de meia dúzia de métricas no total, cada uma gravada a partir de um usuário real acessando o seu site – em outras palavras, trata-se de Real User Measurement (RUM), não dados sintéticos.

Se você não estiver familiarizado com relatórios Site Speed, então é um bom lugar para começar – confira este episódio GDL para um olhar mais aprofundado. No entanto, estamos indo para um nível mais profundo: cada uma das métricas de Navigation Timing pode ser monitorada com Eventos de Inteligência! Tudo o que você precisa fazer é criar um alerta personalizado e definir alguns critérios de limites que serão acionados no futuro.

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Algumas ideias de alerta de desempenho para o seu site:

  • Fazer track de DNS resolve a questão de fuso horário pelo mundo ou em regiões específicas
  • Acompanhe os tempos de resposta do servidor em todos os visitantes ou personalize para diferentes versões do site
  • Controle o tempo de onload para detectar algum comportamento estranho no CSS, nos scripts e em outros recursos

Dica importante: use segmentos avançados!

Criar um alerta para uma variável especifica, dentro de um contexto global, é um bom lugar para começar. No entanto, se você não tiver criado um segmento avançado personalizado no Google Analytics, então você apenas arranhou a superfície do que é possível. Precisa monitorar o tempo de carregamento da página (PTL), ou tempos de DNS para todos os visitantes móveis na Ásia, ou talvez em Tóquio, especificamente? Não tem problema, basta criar um novo segmento personalizado:

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Você pode aplicar o segmento em qualquer relatório no Google Analytics e, uma vez criado, você também pode selecioná-lo ao configurar o Alerta de Inteligência! Se existem mercados específicos, ou tipos de usuários ou de tráfego com que você está preocupado, então criar um segmento avançado vai lhe permitir adaptar bem os alertas.

Medir, otimizar, iterar

Detecção de anomalias é uma ferramenta, e uma poderosa. No entanto, ainda é para ser definida por você, e de forma iterativa melhorar os segmentos e os limiares para adequar os alertas para a sua aplicação. Espere falsos positivos, mas também espere ser alertado para as questões que você nunca teria pego na torrente do monitoramento de dados.

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Publicado originalmente em http://www.igvita.com/2012/11/30/web-performance-anomaly-detection-with-google-analytics/