Desenvolvimento

18 set, 2017

Containers – Instalação CaaSP

Publicidade

O software de gerenciamento de containers fornece gerenciamento e orquestração de SO, scheduler na execução de aplicações, imagens e gestão de recursos. Orientado para DevOps, depende do uso de um sistema operacional em particular, com tecnologia voltada para containers e que permita rápidas instalações para uso em larga escala e também atuando de forma elástica. Vamos entender como o CaaS Platform pode nos ajudar nestas tarefas entre deploy e gerenciamento.

Alguns outros gerenciadores de containers são Apache Mesos, Mesosphere’s Enterprise DC/OS, Plataforma VMware Photon, Docker Data Center e Google Kubernetes. Baseado em Kubernets e MicroOS, que é uma variante do SLES – SUSE Linux Enterprise Server-, e é específica para containers, o CaaSP precisa de alguns servidores para seu pleno funcionamento e estes terão papéis distintos no ambiente, tais como:

Servidor de Administração – Onde fica o Salt Master, o qual atribui tarefas aos chamados Salt Minions, clientes do Salt Master que são executados nos nós clientes (nós pertencentes ao cluster). O servidor de administração executa o painel do GUI que gerencia todo o cluster. Configurado pelo arquivo de configuração master.

Nó de cluster – O Salt Minion possui configuração simplificada, necessitando apenas apontar qual o respectivo Salt Master, para que, assim, ele entre na comunicação e forme o cluster. O Salt Minion pode ter uma das funções a seguir:

  • Kubernetes Master – Gerencia nós executando os containers em si, apresentando o painel de controle do cluster.
  • Kubernetes Worker – Nós do cluster onde os containers rodam de fato.

Com o CaaSP, você pode criar PODs para abrigar sua aplicação, que é o conjunto de containers para executar suas aplicações, tendo seus recursos compartilhados entre armazenamento, redes etc. Um POD sempre é executado em um nó, o qual pode ser virtual ou físico e tenha em mente que um nó pode conter mais de um POD, todos gerenciados pelo servidor Master.

O Salt é usado para gerenciar a implantação e administração de todo o cluster CaaSP. O daemon Salt Master armazena eventos no banco de dados Maria DB, enquanto o daemon Salt Minion no nó de administração é usado para gerar certificados necessários  para comunicação, ou seja, várias funcionalidades de forma distribuída.

Instalando o CaaSP

Vamos instalar o CaaSP e, para isso, temos os seguintes pré-requisitos mínimos que precisam ser atendidos:

  • Apenas processadores 64bits Intel ou AMD são suportados
  • Recomendado o uso de processadores Quad-Core
  • 8GB RAM por nó do cluster
  • 50GB para armazenamento
  • Garantir que todos os nós estejam na mesma rede, seja por DHCP ou configuração estática
  • Servidor DNS para resolução de todos os nós, nomes e serviços para garantir que não haverá duplicidade de nomes

Faça o download do CaaSP na página de downloads da SUSE, insira a mídia, dê boot, escolha idioma, mapa de teclado e outras definições básicas. Você deverá prover um código para registrar os servidores na SUSE, afim de que possa receber atualizações e também deverá selecionar a função do servidor e, neste caso, selecione “Servidor de Administração (Dashboard)“. O servidor NTP poderá ser o do projeto NTP.br.

A rede será configurada automaticamente com o uso de um servidor DHCP, e para testes iniciais, escolha utilizar o disco com a configuração sugerida.

Após todas as definições básicas, o servidor será instalado e será possível acompanhar toda a evolução, visualizando tudo o que está ocorrendo.

O servidor será reiniciado ao término e pronto para uso.

A tela de configuração do servidor será exibida para que as configurações iniciais sejam feitas. Vamos explorar a configuração do CaaSP em uma próxima oportunidade.

Obrigado! Espero que tenham gostado e até a próxima.

Links relacionados