Desenvolvimento

10 mai, 2016

Conheça melhor o GitKraken, um cliente gráfico multiplataforma para git

Publicidade

Axosoft está trabalhando no GitKraken, um cliente gráfico inovador multiplataforma para git que já está disponível para Windows, Linux e Mac OSX em beta público na versão 0.6, que pode ser baixada no site oficial.

O que é GitKraken

Como eu disse, GitKraken é uma nova interface gráfica para git. Eu sou um grande fã do git na linha de comando e, mesmo que eu tenha usado diferentes GUIs no passado, eu sempre volto para o console.

A propósito, GitKraken parece promissor graças a um conjunto de características interessantes. Vamos dar uma olhada nas quais que mais me impressionaram depois de uma primeira usada.

Visualização da rede

gitkraken-1

Esta é provavelmente a melhor característica no momento, uma visão gráfica muito bem feita da sua rede git que lhe permite entender qual é o status atual do seu repositório em termos de commits e branches. Cada ponto no gráfico representa um commit e é interativo. Ao selecionar um deles, você pode ver todas as mudanças aplicadas desse commit, quem fez o push, a descrição do commit e, mais importante, se você clicar no botão direito sobre ele você pode executar imediatamente uma série de ações que não são tão triviais na linha de comando:

  • cherry-pick
  • criar um branch a partir de um commit específico
  • criar uma nova tag apontando para aquele commit
  • reset master para aquele commit
  • editar a mensagem do commit

Integração com o GitHub

gitkraken-2

GitKraken permite que você se conecte à sua conta social GitHub e facilmente acessar e clonar de seus repositórios remotos ou fazer um fork de um repositório existente.

Esse é um belo recurso que irá economizar uma boa quantidade de tempo, se você é um colaborador ativo de código aberto ou se a sua organização está usando GitHub para os negócios.

A integração está atualmente limitada a clonagem, mas espero que seja melhorada para suportar também pull requests e issues (o que seria definitivamente incrível!).

Também vale a pena mencionar que o suporte para o BitBucket parece estar chegando em breve!

Branching e stashing

Há outras operações interessantes que são feitas de forma trivial pelo GitKraken…

Estou falando de branching e stashing. Apenas clicando em um botão, você será capaz de criar um novo branch a partir do atual ou de um commit específico, e você também pode fazer o stash das suas alterações em que não foram feitas commit. Quando você fizer o stash de algo, vai ver um ponto no gráfico de rede que representa os dados escondidos como se fosse um commit, e você será capaz de desfazer as alterações do stash em qualquer momento no futuro.

Pessoalmente, eu acredito que esses recursos podem simplificar a adoção de um Git branching model como o GitFlow dentro de sua equipe.

Construído com Electron e NodeJS

Apesar de isso não ser um grande diferencial no momento (além de ser multiplataforma), tenho certeza de que esse recurso permitirá que o GitKraken ofereça uma camada de extensibilidade agradável, propiciando às pessoas uma maneira de escrever seus próprios plugins/integrações.

Basta olhar para softwares recentes, como nylan/N1 e Atom, para entender o que é possível com essa tecnologia e por que os desenvolvedores estão amando esses produtos.

Conclusão

Eu acho que ainda é cedo para ter uma opinião concreta sobre esse produto, mas as perspectivas são excelentes, e eu diria que podemos esperar grandes coisas para o primeiro lançamento público. Espero que a Axosoft decida mantê-lo gratuito, como o Atlasssian está fazendo com o SourceTree, e que essa escolha possa ser mais um incentivo para que as pessoas possam adotar ou ficar ainda mais familiarizadas com o git.

Até a próxima vez! 🙂

***

Luciano Mammino faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://loige.co/get-an-invitation-for-gitkraken/