Desenvolvimento

14 set, 2015

Como usar Slack para projetos de desenvolvimento web

100 visualizações
Publicidade

O time da comunicação e do bate-papo do Slack é, provavelmente, uma das melhores empresas da indústria de tecnologia no momento. Ele presenciou um crescimento incrível, seguido por uma avaliação de US$ 2,8 bilhões.

Nós, da Usersnap, somos grandes fãs de Slack desde seus primeiros dias. Nós o usamos com uma ampla variedade de integrações. Slack é provavelmente a ferramenta com a qual passamos a maior parte do nosso tempo. Quer seja para o desenvolvimento de novos recursos do produto, trabalhando em novas páginas de destino ou na elaboração de novas maquetes. Slack desempenha um papel importante em cada passo.

E aqui estão algumas coisas que você talvez não saiba sobre Slack e que eu considero bem úteis para a nossa vida diária. Isso pode ajudar os outros também, ao trabalhar em seus projetos web. Confira como utilizar Slack para projetos de desenvolvimento web e equipes.

slack

Crie e compartilhe trechos de código

Você sabia que pode compartilhar trechos de código diretamente dentro Slack? Trabalhar em projetos de web, por vezes, requer a troca de código com os colegas.

Slack oferece uma ótima maneira de compartilhar o seu trecho de código em qualquer canal ou chats privados da ferramenta.

slack-1

Você pode escolher entre tipos diferentes – como HTML, CSS, JavaScript, Ruby e muito mais linguagens de programação.

E tem ainda um atalho de teclado para isso: Shift + ⌘ + V (Mac) ou Shift + Ctrl + V (PC) vai abrir uma janela pop-up para criar um novo trecho de código em Slack.

Seja notificado sobre novos bugs e solicitações de mudança de clientes

O Slack faz um ótimo trabalho fazendo com que os projetos web sejam menos dolorosos. Você sabia que recebe relatórios de bugs, solicitações de mudanças ou qualquer nova ideia do seu cliente diretamente dentro do Slack?

Ao integrar o Slack com um bug tracker, como Usersnap, você é notificado sobre qualquer relatório novo de bug ou feedback de seus clientes e visitantes do site.

slack-2

Além do Usersnap, o Slack pode ser conectado aos seguintes bug trackers:

  • JIRA
  • Pivotal Tracker
  • Bugsnag
  • trac

Integração do GitHub com Slack

O GitHub é uma ótima biblioteca de códigos-fonte. Ele permite colaborar, criar, editar e revisar código para seus projetos. Ao integrar o GitHub com o Slack, você receberá atualizações para o seu canal Slack para:

  • Commits
  • Pull requests
  • -Issues

Você pode encontrar um guia completo para a configuração do GitHub com o Slack clicando aqui.

Receba atualizações de projeto dentro do Slack

Ao trabalhar em uma variedade de projetos web, você provavelmente administra as suas tarefas com uma ferramenta de gerenciamento de projetos – como Trello ou Blossom. O Slack se integra bem com essas ferramentas.

Ao integrar o Slack com Blossom por exemplo, você vai receber uma notificação sobre qualquer atualização do projeto no seu canal slack. Essa é uma maneira super fácil de manter todos os seus membros da equipe atualizados.

slack-3

Você pode encontrar mais informações na página de integração do Blossom para Slack. Como alternativa para o Blossom, Asana, Trello ou Basecamp oferecem ótimas integrações ao Slack também.

Integração contínua dentro do Slack

Você está fazendo uso de serviços de integração contínua como Codeship, Jenkins CI ou Círculo CI? Ao integrar esses serviços com o Slack, você fica logo sabendo o que está acontecendo durante o processo de desenvolvimento dentro de seu canal Slack.

slack-4

(fonte: https://blog.codeship.com/codeship-slack/)

Integrações disponíveis para integração contínua:

  • Codeship
  • Travis CI
  • Jenkins CI
  • Magnum CI

Monitore desempenho dentro do Slack

Muitas equipes de desenvolvimento distribuído contam com o Slack. Ao integrar seu serviço de monitoramento de desempenho (por exemplo, New Relic) com o Slack, você pode manter seus DevOps atualizados pelo envio de alertas para o Slack, que são acionados em New Relic (ou qualquer outro serviço de monitoramento).

Consulte o guia para a criação de New Relic com Slack.

Subversion & Slack

Nós também usamos Subversion e Slack, e integramos os dois. Com a grande integração do Subversion para Slack, mantemos nossos desenvolvedores atualizados sobre as novas atividades. Tudo dentro do Slack.

slack-5

Atalhos do Slack

Você está usando atalhos de teclado para todos os tipos de aplicativos? Aqui está uma boa notícia. O Slack oferece alguns atalhos de teclado que facilitam nossas vidas.

  • Simplesmente copie/cole qualquer arquivo em seu bate-papo privado do Slack ou canal com ⌘ + C e ⌘ + V (Mac) ou Ctrl + C e Ctrl + V (PC)
  • Obtenha a lista de todos os atalhos do Slack com ⌘ + / (Mac) ou Ctrl + / (PC).
  • Pressione “Esc” para marcar todas as mensagens no canal atual como lidas.

A lista completa dos atalhos pode ser encontrada aqui.

Compartilhando arquivos com Google Drive ou Dropbox

Ao integrar o Google Drive (ou o Dropbox) com o Slack, o compartilhamento de arquivos com os colegas se torna bem mais fácil. Esta é provavelmente uma das integrações mais populares para o Slack. Pela simples colagem do link do Google Drive em seu chat no Slack, você poderá obter uma pré-visualização do arquivo – em vez de um simples link.

slack-6

Suporte para cliente dentro do Slack

Se você estiver usando uma ferramenta de suporte para cliente como Help Scout, Intercom, Zendesk, ou Desk.com, há notícias fantásticas. Conecte o Slack com a sua ferramenta de suporte para cliente e seja notificado sobre qualquer novo pedido de suporte de seus clientes.

slack-7

Mantenha suas tarefas em um só lugar

Se você estiver usando um aplicativo de to do ou um gerenciador de tarefas como o Wunderlist, você pode tornar o seu fluxo de trabalho mais rápido por meio da integração do app com o Slack.

A adição da integração Wunderlist vai postar atualizações para um canal Slack de sua escolha sempre que uma de suas tarefas for atualizada. Você também pode adicionar novas tarefas dentro Slack com os comandos de barra Wunderlist.

slack-8

Conecte Slack através de IRC e XMPP

Prefere conversar com um outro mensageiro de bate-papo? Sem problema. Você pode conectar o Slack através do IRC e de um gateway XMPP com outros clientes de mensagens fabricados por terceiros.

Consulte o guia para conectar Slack a IRC e XMPP.

HuBot, o seu robô de chat

O HuBot é robô de chat programável desenvolvido pelo GitHub que pode ser integrado a seus canais Slack. Existem várias maneiras de fazer uso dele. Você pode, por exemplo, programar o seu HuBot para deixar os principais artigos do Hacker News em um de seus canais Slack.

Ou você pode ser notificado quando um cliente VIP criar um bilhete. Ou você pode fazer coisas divertidas também. Eu gosto especialmente das sugestões do sitepoint:

slack-9

(veja: https://hubot.github.com/)

Muito mais com Zapier para Slack

Além das integrações e sugestões mencionadas, existem muito mais coisas para fazer com o Slack. Em especial, usar o Zapier com Slack te proporciona mais de 40 maneiras de obter mais do Slack.

Veja a lista completa de possibilidades de integração aqui: https://zapier.com/blog/slack-integrations/.

Isso é muito

Ao escrever este artigo, eu realmente explorei muitas das integrações utilizadas em detalhes. Eu sei que isso representa bastante números de integrações que estamos usando. Você pode achar uma ou outra útil para sua equipe web.

Me fale nos comentários sobre suas integrações Slack favoritas!

***

Thomas Peham faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://usersnap.com/blog/slack-for-web-development/