Cloud Computing

5 jun, 2017

Agendador para início e paradas automáticas de ambientes de desenvolvimento para economizar custos da nuvem

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Muitas vezes, pode ser um problema gerenciar os custos da nuvem de forma eficiente. Como resultado, você está desperdiçando aproximadamente 45% dos gastos da sua nuvem ou mais. Existem diferentes maneiras de otimizar essas despesas, a fim de aplicar o orçamento liberado em direções que podem trazer receita. As mais utilizadas são:

  • Monitorando a utilização e reestruturando instâncias
  • Automatizando a hibernação de cargas de trabalho temporárias
  • Desligando cargas de trabalho durante certas horas
  • Selecionando nuvem ou região com base no custo

Hoje vamos cobrir uma das soluções mais simples, mas ainda altamente eficazes, para economizar dinheiro enquanto executamos ambientes de desenvolvimento na nuvem. Normalmente, durante esses estágios do ciclo de vida, como desenvolvimento ou testes, o ambiente não é constantemente requerido, como durante o período da noite ou fins de semana. O gasto pode ser facilmente notado na ilustração simples de uma semana com 5 dias úteis de aproximadamente 10 horas cada:

Como você vê, aproximadamente 70% dos recursos são desperdiçado durante horas de não trabalho. Portanto, seria uma decisão inteligente parar o seu ambiente durante tal período de inatividade para cortar gastos. Obviamente, fazer isso manualmente é uma maneira ineficiente de gerenciamento. Então, você precisa automatizar o processo.

A Jelastic criou um add-on agendador baseado em cron que é projetado para automatizar as operações de parada e início para qualquer ambiente na plataforma da nuvem. Embora seja extremamente simples na configuração, ele permite economias consideráveis, especialmente quando se trabalha com múltiplos ambientes. E para ajudá-lo com isso, abaixo consideraremos as etapas necessárias para instalar e gerenciar esse add-on e uma série de configurações possíveis para os casos de uso mais comuns com essa solução. Então, vamos lá!

Instalação do agendador Hibernation

A solução nv Start/Stop Scheduler é adicionada como um dos add-ons padrão no Jelastic Marketplace. Portanto, sua instalação é um processo simples e automatizado.

  1. Efetue login no painel de controle e clique no botão Marketplace no painel superior.

  1. Mude para a guia Add-ons e localize a solução Env Start/Stop Scheduler. Passe o mouse sobre ela e clique no botão Install.

  1. Dentro do quadro aberto, você precisa configurar e confirmar a instalação.

Forneça os seguintes dados para personalizar o complemento de acordo com suas necessidades:

  • Parar/Iniciar – condições de acionamento cron para a execução apropriada de operações de ambiente (5 caracteres cada); você pode deixar os valores padrão parar o ambiente às 7h e iniciar às 9h diariamente, especificar os seus próprios ou deixar um deles em branco caso você não queira ativá-lo.

Nota: Os valores devem ser configurados, respectivamente, para o fuso horário UTC.

  • Nome do ambiente – ambiente de destino que deve ser gerenciado por complemento.
  • Nodescamada de ambiente na qual o add-on será instalado; ele é obtido automaticamente ao selecionar o ambiente (recomendamos que deixe esse campo inalterado).

Note que o agendador Start/Stop pode ser executado em apenas uma única camada de cada vez; caso contrário (isto é, se estiver integrado a várias), somente o último instalado ou reconfigurado estará funcionando.

Clique em Install para adicionar um agendador.

  1. Em breve, você verá uma notificação sobre a operação sendo concluída com êxito.

É isso aí! O add-on foi instalado e já está funcionando, pronto para regular o tempo de atividade do ambiente com base no cronograma especificado.

Gerenciamento do agendador Hibernation

Caso necessite ajustar as condições de iniciar/parar após a instalação, pode fazê-lo diretamente através do painel de controle:

  1. Clique no ícone Add-ons ao lado da camada de ambiente, onde a solução foi instalada.

Na aba aberta, localize o agendador e selecione o botão Configure.

  1. O quadro apropriado será mostrado, permitindo definir novos valores para os gatilhos Stop e Start (ou para desativar um deles através da limpeza o campo correspondente).

Por exemplo, vamos ajustar a hora de parar e iniciar às nove e meia da noite e oito horas da manhã, respectivamente. Clique em Apply para usar as novas configurações do add-on.

  1. Ao mover o projeto para a produção (ou caso você simplesmente não precise mais dessa solução), use o menu no canto superior direito do agendador para desinstalá-lo. Dessa forma, você garante a disponibilidade permanente de aplicativos para seus clientes.

Confirme essa operação dentro de pop-up e, em seguida, o add-on será removido do seu ambiente.

Casos de uso comuns

A sintaxe dos gatilhos é muito versátil, o que permite ajustar o add-on às suas necessidades específicas e gerenciar inteligentemente o tempo de operação do ambiente. Abaixo, reunimos alguns dos casos de uso mais comuns, que podem ser úteis para você:

  • período da noiteparar o ambiente todos os dias à noite (por exemplo, 7h da noite) e iniciar pela manhã (9h).

  • fins de semanaparar toda sexta-feira à noite e iniciar segunda-feira de manhã.

  • período da noite + fins de semanaparar à noite e iniciar de manhã em dias úteis (parado durante os fins de semana).

  • todos os outros diasparar em dias ímpares de um mês e iniciar em dias pares.

  • feriados – plano de hibernação para um feriado específico (por exemplo, celebração de Ano Novo); parar em 30 de dezembro e iniciar no segundo dia de janeiro.

Isso é tudo! Agora, você sabe como trabalhar com o add-on Jelastic Env Start/Stop Scheduler e pode usá-lo para organizar seu tempo de operação de ambientes. Experimente um dos casos de uso descritos acima (ou forneça o horário de iniciar e parar com base nas suas necessidades específicas) para maximizar os recursos/fundos que economizam em seus ambientes de teste e desenvolvimento em execução no Jelastic Cloud.

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Tetiana Markova faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.jelastic.com/2017/05/18/start-stop-environment-scheduler-save-cloud-costs/.