Back-End

1 dez, 2017

5 ferramentas essenciais para desenvolvimento PHP

Publicidade

Fala pessoal, hoje vamos voltar a falar sobre desenvolvimento PHP. No artigo de hoje irei falar novamente sobre ferramentas para PHP. Mas, dessa vez irei falar de coisas que eu julgo essenciais para o desenvolvimento.  Algumas são bem conhecidas, então se você não usa, creio que tenha chegado a hora de usar.

Composer e Packagist

O composer é o gerenciador de dependências do PHP, desde a versão 5.3 da linguagem. Com a adição de namespaces, foi possível nomear mais facilmente as classes e os pacotes em PHP. O que fez com que habilitasse a possibilidade da organização desses pacotes. Além de toda gestão de dependências dos seus projetos.

Era normal baixar infinitos arquivos zip com as dependências dos projetos. Se você ainda faz isso. Pare agora e vá em getcomposer.org e utilize agora o composer.

Junto com o gerenciador de dependências em si. Veio a necessidade de organização de todos esses projetos em um hub único. Dai veio o packagist que nada mais é que um local onde estão todos os projetos que podem ser baixados pelo composer. Caso você precise de uma dependência especifica no seu projeto é só ir no packagist.org e procurar.

PHP Server

Todos sabemos que por ser uma linguagem web é necessário que tenhamos um servidor web para interpretar a linguagem. Era muito comum baixarmos o easyPHP, ou wamp, ou xampp para termos um servidor local. Com o PHP 5.6 não é mais necessário esse tipo de ferramenta. Tendo em vista que a linguagem tem um servidor web embutida nos seus binários.  Então. Caso tenha PHP 5.6 ou superior é só dar por exemplo um php -S localhost:80 em uma pasta para acessar ao projeto que está naquela pasta pelo seu browser no endereço http://localhost.

PHPMailer

Em muitos projetos web em PHP há a necessidade de envio de e-mails. Seja por pop3, imap ou até mesmo mailchimp, aws etc. E tem um projeto bem antigo até que dá  conta do recado até hoje. Tendo passado por algumas restaurações durante esse tempo.  É o PHPMailer. O PHPMailer é a biblioteca mais simples para você resolver os seus problemas de envio de e-mail em PHP. Podendo enviar e-mails autenticados, sem autenticação, por meio de serviços, configurar portas de envio, etc.

Vai enviar e-mail com PHP? Dá um composer require PHPMailer/PHPMailer que é sucesso.

Keycloak

Eu sempre tive problemas ao desenvolver integrações PHP com as diversas plataformas de integração de usuários. Seja implementar oAuth, ou ADFS do Windows, integração com login de facebook e do google. Só que no PHP Community Summit do ano passado vi uma palestra incrível do Erick Tedeschi que ele falava sobre o keycloak. O keycloak nada mais é que uma suite para integrações de usuários feita em Java que possui uma Api Rest facilmente consumível em PHP. Acho que vale a pena demais dar uma olhada na palestra do Erick Tedeschi para entender melhor como utilizar a ferramenta. https://www.eventials.com/locaweb/integrando-keycloak-com-aplicacoes-php-com-erick-belluci-tedeschi/ ou o site oficial www.keycloak.org

Xdebug

Outro velho conhecido de muita gente. O Xdebug é uma ferramenta para debugar códigos escritos em PHP. Por padrão o Xdebug já vem junto com sua instalação PHP e é bem fácil integrar a ferramenta com sua IDE ou com a integração contínua de sua aplicação. Acho que já passou da hora de você ficar só no var_dump() e print_r() né? Tem uma palestra legal do Thiago Rodrigues que explica o passo a passo de como debugar bem seu codigo PHP. E, além do Xdebug ele fala sobre outras ferramentas de debug. https://www.infoq.com/br/presentations/depurando-aplicacoes-php-like-a-boss

Bem galera, por hoje é só. Espero que tenham gostado de conhecer algumas novas ferramentas ou relembrar ferramentas essenciais para desenvolvimento em PHP. Até a próxima.