Back-End

18 jan, 2018

WordPress 4.9 para desenvolvedores

Publicidade

O WordPress tem dois públicos macro: o usuário final e os desenvolvedores. A cada nova versão lançada, melhorias para ambos os públicos são disponibilizadas. A versão 4.9 recebeu importantes avanços para os Developers.

Conhecer as melhorias é importante, faz parte do processo de se manter atualizado e, claro, especializado. Quem desenvolve para a plataforma precisa avançar em conjunto dela, isso garante a interoperabilidade dos seus códigos e projetos.

Os novos recursos para os desenvolvedores

Sempre temos dois tipos de recursos: os macros e os micros. Os macros são mais evidenciados. Os micros, no entanto, podem ser uma mão na roda em seu dia-a-dia.

Uma nova função nativa, a adição de um novo parâmetro à determinada função é um exemplo prático que impacta nosso trabalho. É claro que as mudanças, em alguns cenários, podem ser positivas ou não.

As novidades macro

  • Melhorias nas Roles e Capabilities;
  • CodeMirror na edição de temas e plugins;
  • Melhorias na API JS do Customizer e
  • Atualização do MediaElements.js.

Roles e Capabilities

Os papéis e capacidades de cada usuário nos permite controlar as ações deles. A versão 4.9 ganhou melhorias nesse mecanismo, nos permitindo uma maior especificidade, como capacidades para controlar a ativação ou desativação de plugins específicos.

As capacidades são as seguintes:

activate_plugin e deactivate_plugin

Elas nos permitirão ser específicos da seguinte maneira:

current_user_can( ‘activate_plugin’, ‘pasta-do-plugin/arquivo-central-do-plugin.php’ );

current_user_can( ‘deactivate_plugin’, ‘pasta-do-plugin/arquivo-central-do-plugin.php’ );

Outra melhoria foi a tratativa das roles e capabilities em instalações multisites da plataforma, além da especificidade para controlar a instalação e atualização dos pacotes de tradução.

No Make WordPress Core, há um artigo detalhado sobre o assunto.

CodeMirror na edição de temas e plugins

CodeMirror é o recurso para a edição de códigos dos temas e plugins. Ela realça as cores para as linguagens em uso (CSS, JavaScript, PHP e HTML), verifica erros, valida os códigos editados e tem auto-complete. Para quem realiza edições de códigos sem versionamento e sem um processo de DevOps, o recurso será de grande valia.

Eu acho um avanço totalmente desnecessário. Primeiro, porque é aconselhável desativar o recurso, evitando edições equivocadas e fechando uma brecha de segurança. E depois, porque uma vez que você adota um processo de Continuos Integration não volta mais atrás.

No entanto, acho excelente o recurso para o Customizer e o CSS adicional. Além disso, o Sandbox evitará erros de função e a tela branca em decorrência disso. Uma vez que junto ao CodeMirror, é implementado um Sandbox para te alertar sobre erros ao salvar o arquivo.

O WordPress fará outros alertas também. Será uma grande ajuda para evitar erros nos códigos em produção.

Melhorias na API JS do Customizer

Se tem um recurso que desde a sua chegada ao core recebe muita atenção e melhorias, é o Customizer.

O painel “Personalizar”, que permite edições e configurações ao vivo dos sites, ganhou inúmeras melhorias na versão 4.9.

Quando digo inúmeras, são muitas mesmo.

Para se aprofundar no assunto, ele até merece um artigo específico de tamanhos detalhes. Sugiro a leitura do artigo no Make WordPress Core.

As melhorias vão de códigos a experiência do usuário no uso do painel.

Atualização do MediaElements.js

O MediaElements.js é um framework para lidar com arquivos de mídia no HTML. O WordPress é uma das plataformas que o adota.

Em sua versão 4.9 atualizou o framework para a versão 4.2.6.

Essa versão elimina a dependência da jQuery, melhora acessibilidade, moderniza a interface do usuário e corrige diversos bugs.

Conclusão

Você precisa se aprofundar com mais detalhes nas melhorias do WordPress 4.9 para Desenvolvedores. A plataforma é um grande aliado desse público e devemos conhecer as novas possibilidades.