Back-End

5 mar, 2018

WAF (Web Application Firewall) em sites WordPress

Publicidade

WAF é um aplicativo que cria uma camada de segurança entre o seu site WordPress e o restante da internet. Profissionais mais experientes em segurança utilizam-o com frequência e outros apenas quando o site está em constantes ataques.

Uma aplicação de Web Application Firewall protege seu site contra ataques de SQL Injections, DDoS, Spammers, Hackers e diversos outros.

Os benefícios do Web Application Firewall

Crédito da imagem: avinetworks.com

Quando se fala em implementar um WAF, o primeiro benefício que buscamos é o aumento da segurança. No entanto, há outros fatores que justificam a implementação de um Firewall de aplicação web.

Proteções contra Bots

Os bots estão por todos os lados. Enquanto assistimos a explosão benéfica dos robôs no marketing digital e automação de processos, há inúmeros outros bots malignos que agem silenciosamente.

Os tipos são diversos. De simples a sofisticados, genéricos e focados. Focados em, por exemplo, preencher formulários, realizar ataque de força bruta em páginas de login, explorar vulnerabilidades conhecidas, escanear/roubar informações, entre outras coisas.

Proteção contra o Top 10 do OWASP

O OWASP (Open Web Application Security Project) é um projeto voltado para segurança e tem em seu entorno uma comunidade atuante que orienta a nos ajudar contra os ataques.

Desde a disponibilização de ferramentas, documentação, informações sobre segurança, até classificação das Top 10 ameaças ao longo dos anos.

Os WAF aplicam regras para proteger seu site WordPress contra o Top 10 do OWASP.

Melhoria de performance e economia

As empresas que fornecem WAF geralmente também fornecem uma solução de CDN. Com essa unificação de serviços, elas conseguem – além da proteção – melhorar na performance das requisições.

Com essa melhoria de performance, garantimos uma redução de tráfego, consumo de serviço, banda de internet, infraestrutura e, por conseguinte, economias financeiras em servidores.

Os WAFs mais conhecidos do mercado

Temos soluções brasileiras e de empresas ao redor do mundo. Cada uma aplica algumas particularidades de solução e modelo de negócio.

Os WAFs regularmente utilizados são os seguintes:

Conclusão

Há inúmeras formas de reforçar a segurança do WordPress. No entanto, usar todas elas nem sempre é simples e exigem processos a serem aplicados continuamente.

O WAF pode ser um facilitador dessas implementações, ou pode ser uma camada adicional para reforçar a segurança e trazer benefícios de proteção e performance para o seu projeto em WordPress. Pense nisso!