/Design

voltar
/Design

Os avanços ao criar ou personalizar sites no WordPress 4.9

PorLeandro Vieira em

Personalizar ou criar sites no WordPress 4.9 ficou ainda mais robusto. A cada nova versão, são adicionadas melhorias para quem cria sites com e sem códigos e os desenvolvedores precisam conhecer esses avanços para replicar os avanços de UX e, claro, códigos em suas criações. O core do WP e os temas padrões são sempre uma boa e confiável fonte de estudos e aprendizados.

Sites no WordPress 4.9 e os avanços

Podemos agrupar os avanços em dois grandes grupos de melhorias, são eles:

  1. Troca de tema;
  2. Personalização visual.

Sobre a troca de temas

Widgets e menus são atrelados às opções do tema em uso, e dependendo da quantidade e configurações utilizadas, eles requerem significativo esforço. Os widgets são atrelados às áreas disponíveis e, em cada uma delas, recebe as configurações desejadas.

Os menus têm itens diversos para compor a navegação e alguns chegam a ser verdadeiros sitemaps. Agora, sites a partir do WordPress 4.9 poderão trocar de temas e garantir uma maior persistência dessas configurações e isso é extremamente válido para facilitar uma pré-visualização e uso de novos temas sem comprometer o esforço aplicado no atual.

Temas do WordPress.org

Ao utilizar a opção de “Personalizar”, será possível ver toda a galeria de temas disponível no diretório do WordPress.org. Cada tema exibe o botão “Instalar e visualizar”. O tema é baixado e colocado na pré-visualização com o seu conteúdo real.

Os menus foram além

A opção de gerir os menus no painel “Personalizar” teve sua UX e instruções repensadas para facilitar o processo. As mudanças foram sutis e a expectativa é facilitar a gestão desses componentes.

A personalização visual

Personalizar um site no WordPress 4.9 ficou ainda mais estimulante. O painel “Personalizar” trouxe uma nova engenharia para facilitar nosso trabalho nesse sentido.

Assim como os conteúdos, agora podemos ter bloqueio de edição, rascunho, pré-visualização e agendamento com o design aplicado. Essas opções abrem inúmeras possibilidades, facilita o trabalho em equipe e permite que diferentes tomadores de decisão ajudem no processo visual.

Agendamento de design

Imagine aplicar um visual especial para uma promoção ou festividade. Imagine ainda fazer isso dias antes e publicar automaticamente no dia e horário desejado.

Esse recurso vai te ajudar sair de férias sem deixar nenhuma pendência para trás. Um novo visual poderá ser aplicado em momentos extremamente específicos.

Quando a criatividade não estiver por perto, salve um rascunho do seu trabalho e retome depois. O recurso de salvar a personalização como rascunho te ajudará a não perder os esforços aplicados. Você se lembra da regra de usar sempre o Command + S, né!?

Com o salvamento da versão é gerado um link de visualização para ser compartilhado. A visualização de um design ainda em rascunho é excelente para o trabalho em equipe, solicitar uma opinião remota ou enviar para a aprovação do cliente ou tomador de decisão.

Bloqueio de edição

Quando diferentes usuários tentam editar um post ou página, por exemplo, o WordPress alerta o segundo que há uma edição em curso. Esse recurso ajuda a preservar o conteúdo em andamento e evita conflitos de versões.

O mesmo recurso se aplicou ao design e, agora, personalizar sites no WP 4.9 ficará mais seguro e evitará a perda casual. A funcionalidade somente é aplicada quando diferentes usuários estão autenticados. Logar em máquinas diferentes e com o mesmo usuário não ativa a função.

Conclusão

Há anos o WordPress introduz, a cada nova versão, significativas melhorias ao painel “Personalizar”. Para o usuário final, essas opções são ótimas, simples e fáceis de serem utilizadas, além de não exigirem conhecimento técnico.

Todos os recursos aqui apresentados, na minha opinião, são de extrema valia para nosso dia a dia. Eles ajudarão evitar significativas horas de trabalho e esforço em função de pequenos incidentes como a troca de um tema ou o não salvamento de dados.

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido pelas empresas:
Este projeto é apoiado pelas empresas: