Back-End

18 set, 2013

Análise SEO do conteúdo de posts com o plugin WordPress SEO

Publicidade

No início do ano escrevi um artigo detalhando a configuração do Plugin WordPress SEO da Yoast. Procurei trazer a melhor orientação, que ajudasse na maioria das dúvidas que novatos no trabalho de Otimização de Conteúdo de sites WordPress possuem quando usam esse plugin. Na época em que escrevi o mesmo artigo, percebi que por falta de um bom guia básico para a configuração desse plugin, muitos usuários do WordPress e do Yoast usavam poucos recursos do plugin, com destaque para o recurso de Análise das Páginas, que permite que o administrador do WordPress insira uma “palavra-chave em foco” para que o plugin faça uma análise do conteúdo da página em relação a esse termo. É um dos muitos recursos fantásticos desse plugin, e com receio de falar demais desse recurso, que como eu digo no artigo, seria uma grande desperdício no uso do WordPress SEO, acredito que deixei de falar alguns pontos muito importantes para o uso de todos os benefícios do plugin.

Então vamos corrigir essa lacuna e falar como o plugin WordPress SEO pode ser usado para análise do SEO do Conteúdo de páginas e artigos do WordPress.

analise-conteudo-wordpress

Escolhendo a palavra-chave em foco

O processo de Análise das Páginas do WordPress SEO parte do princípio de que você deve escolher uma única palavra-chave para otimizar alguns dos mais importantes parâmetros de SEO para uma página em relação à essa palavra-chave em foco.

Alguns pontos importantes a serem destacados:

  • É importante lembrar que essa palavra-chave não tem nenhuma relação com a meta tag keyword;
  • O time de Yoast aposta que a melhor estratégia para a otimização de conteúdo seja a criação de páginas para um único termo, no caso a palavra-chave em foco, explorando assim um tema na página com mais qualidade;
  • Não entrarei no mérito da avaliação dessa abordagem, mas quero lembrar que esta faz muito sentido – porém não significa que seja a melhor abordagem na atualidade;
  • Vale muito a pena lembrar que o plugin sendo adaptado para o nosso idioma perde poder de avaliação em alguns pontos. Por exemplo: a escolha de uma palavra-chave em foco que contenha acentuação não será identificada no parâmetro “Page URL”, uma vez que obviamente as URLs não aceitam acentuação;
  • As estatísticas comprovam que os usuários de pesquisa do Google fazem pesquisas mais uma palavra.

Tendo essas informações em mãos, escolher a palavra-chave em foco é algo que você deverá fazer antes mesmo de escrever o título para a sua página. Pois se você quer ter uma análise baseada no uso do plugin esta escolha é extremamente importante. O próprio plugin te auxiliará quanto a isso, indicando, assim como no Google Instant Search, as palavras-chave mais usadas pelos usuários nas pesquisas; basta digitar a palavra e ver as sugestões exibidas.

palavra-chave-foco-wordpress-seo

Se for considerada uma premissa para o uso de URLs amigáveis aos buscadores, onde não se aconselha o uso de “Stop Words” nas URLs, leva à outra complicação na adaptação do uso do plugin ao nosso idioma. Por esses motivos, aconselho que use uma palavra-chave em foco na qual queira melhorar o posicionamento do seu site, usando também critérios de como os usuários fazem as pesquisas. Mas caso a opção selecionada contenha acentuação ou stop word, aconselho que use-a normalmente na criação do título, na meta description e no conteúdo, mas exclusivamente para análise do conteúdo com este plugin, procure reduzir o parâmetro, considerando essas adaptações ao português. Considerando isso, no exemplo da imagem no início deste artigo a palavra chave em foco escolhida deveria ser reduzida para “Dropbox”, evitando o uso da preposição “para” na URL da página.

O que o WordPress SEO analisa na página?

O plugin da Yoast analisa alguns dos aspectos mais importantes para SEO que uma página deve apresentar, mas também avalia alguns outros que não são tão importantes e que você deve dar menos relevância, caso não obtenha o sinal verde (que significa uma boa avaliação do plugin).

Usando novamente o exemplo da imagem no início deste artigo:

  • O título da página: Ótimas dicas que sempre que possível devem ser seguidas à risca;
  • A palavra / frase chave aparece na URL da página: Uma informação que será com certeza levada em consideração pelos buscadores, logo você também deverá considerar;
  • A palavra / frase chave aparece em 3 (de 11) cabeçalhos secundários no texto: Se refere à organização estrutural da sua página, o uso correto ou não das das Heading Tags, por isso deve ser levada em consideração;
  • As imagens nesta página contêm tags alt com a palavra / frase-chave alvo: Outra informação que ajuda, caso você não tenha prestado a devida atenção nesse ponto;
  • A palavra chave aparece no primeiro parágrafo do texto: Informação relevante que pesa tanto para os buscadores, quanto para o engajamento do seus visitantes;
  • Esta página possui 4 link(s) de saída: A quantidade de links de saída não é algo relevante, mas a existência de ao menos um link de saída da página sim;
  • There are 1086 words contained in the body copy, this is more than the 300 word recommended minimum: Este parâmetro por mais que muita gente diga que há um mínimo a ser considerado, eu vejo em diversos resultados de pesquisas que o volume de palavras não é relevante aos Google, mas sim à qualidade daquele conteúdo e ao engajamento que ele vai receber dos visitantes;
  • O título da página tem mais de 40 caracteres e menos do que o limite recomendado de 70 caracteres: Neste caso, o tamanho é documento sim, considere essa informação como relevante;
  • Na meta-descrição especificada, considere: Como ela se compara à competição? É possível torná-la mais atraente? Mesmo quando o plugin aprova um parâmetro avaliado, como neste caso é a meta descrição, ele oferece dicas para melhorar ainda mais o parâmetro.
  • A meta-descrição contém a palavra / frase-chave primária. Um lembrete muito importante.
  • A palavra-chave para a página contém uma ou mais palavras de parada. Considere removê-las. Encontrado ‘para’. Assim como eu indiquei a necessidade de evitar o uso de “Stop Words”, o próprio plugin faz o apontamento de qual palavra deve ser retirada;
  • A densidade de palavras chave é de 2.95%, o que é ótimo, a palavra chave foi encontrada 32 vezes. A baixa densidade de palavras não é algo que deva preocupar quando o conteúdo for pouco volumoso, mas se de alguma forma, como esse mesmo conteúdo, a densidade for maior do que o indicado pelo plugin, você pode ter problemas e ser considerado como um spam pelos buscadores;

É importante lembrar que o plugin faz a análise apenas do conteúdo das suas páginas ou artigos, além é claro dos parâmetros como Título e Descrição dessa página. Ele não vai considerar o sidebar, cabeçalho ou outras partes da sua página. Além disso, o plugin têm limitações quanto à leitura de imagens em galerias ou conteúdos usados em shortcodes, ou campos personalizados. Mas se hoje existem ferramentas que podem avaliar esses parâmetros de SEO de uma página, como o cabeçalho, breadcrumbs e tudo mais, ficaria mais fácil ter uma análise completa de uma página para uma determinada palavra-chave usando essas opções. Então, por que usar a Análise de Conteúdo do WordPress SEO com todas essas limitações?

Hoje sabemos que os buscadores identificam muito bem as partes mais importantes de uma página. E com a adoção por muitos desenvolvedores de templates das Tags do HTML5, que ajudam ainda mais nessa análise da semântica da sua página, é muito importante que você otimize a área onde ela terá a maior atenção dos buscadores, logo o WordPress SEO faz esse serviço como nenhum outra ferramenta.

Conclusão

Usar esse recurso do WordPress SEO não deve ser a única estratégia de otimização do seu site ou blog, mas deve ser dada a devida atenção pela importância e tempo que lhe economiza ter essa avaliação de qualidade atualizada sempre que você atualizar seu post. Para que não fique na dúvida sobre a qualidade desse avaliação, faça a pesquisa conforme a palavra-chave em foco da imagem usada no início deste artigo. Você verá que usei um exemplo “quase” real de uma postagem de portal de notícias, onde, na pesquisa da palavra “Dropbox para Empresas”, perdemos apenas para o próprio o site do desenvolvedor. Usei o termo “quase” acima pois na realidade a palavra chave em foco que usei foi “Dropbox” justamente por conta da stop word.

Funcionou comigo. E com você, já usa esse recurso do WordPress SEO? Deixe seus comentários aqui e nos conte sua experiência.

Abraços!