Data

29 mar, 2018

Introdução ao MongoDB

Publicidade

Faz algum tempo que eu estou tentando escrever algo sobre MongoDB, mas sempre fiquei na dúvida sobre o que seria legal abordar. Pensando muito sobre isso, resolvi criar uma série de artigos sobre ele, mas pensando em quem está dando os primeiros passos com ele.

O objetivo desse primeiro artigo será a configuração do ambiente de desenvolvimento. O primeiro passo será baixar o seu instalador. Para isso, clique no link Download MongoDB, e em seguida, faça a instalação padrão Windows: next, next, finish.

Com o mongo instalado, abra o seu terminal e digite mongod para executar o seu servidor Mongo. Abaixo, você tem uma imagem demonstrando o Mongo sendo executando no meu computador. Note que eu deixei destacado em amarelo o path dos meus arquivos em C:\data\db\, esse é o diretório padrão para armazenamento dos nossos dados.

MongoDB

Agora que você já sabe onde estão os arquivos e o seu servidor está sendo executado, abra um outro terminal e digite mongo para abrir o seu cliente. Abaixo, você pode ver uma imagem com o meu cliente aberto no CMD do Windows:

Para trabalhar com o Mongo podemos utilizar o CMD no caso do Windows ou o terminal nas distribuições Linux tranquilamente, mas não seria melhor ter um cliente como o SQL Management Studio? Pensando nisso, eu gostaria de apresentar o RoboMongo. Existem outros, mas eu gosto de utilizar ele por ser free e por ser bem simples de utilizar.

Para baixar ele, clique no seguinte link: Download RoboMongo. Depois de finalizar a sua instalação, abra uma nova conexão e preencha os campos conforme a imagem abaixo:

Robomongo

Para verificar se os dados estão preenchidos corretamente, clique em test. Caso tudo esteja OK, você irá receber uma notificação que nem a da imagem abaixo:

Robomongo (client)

Para finalizar, vamos criar um db e collection para utilizarmos nos próximos artigos. Para isso, abra o seu terminal e digite “mongo” novamente, em seguida siga os passos abaixo:

criação do db

use db_videos

O comando acima irá criar um novo database, chamado db_videos. Agora execute o comando abaixo para criar a sua primeira collection:

criação da collection

db.createCollection("movies")

Para verificar se tudo foi criado corretamente, execute o seguinte comando no seu terminal:

show dbs

Esse comando irá listar todos databases que você tem instalado no seu servidor. Abaixo você pode ver uma imagem demonstrando esse passo no meu servidor local:

Agora abra o seu robomongo e note que o seu db_videos já está aparecendo lá, junto com a sua collection.

Robomongo (collections)

Com isso, finalizamos esse primeiro artigo. O intuito foi passar uma breve introdução ao mongo junto com as configurações necessárias para os próximos. Espero ter ajudado e até os próximos artigos dessa série!