/Banco de dados

voltar
/Banco de dados

Apresentando o Cloud Firestore: Nosso novo banco de dados de Documentos para Aplicativos

PorRedação iMasters em

Artigo de Alex Dufetel, publicado originalmente pelo Firabase Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Estamos empolgados em lançar o Cloud Firestore, um banco de dados de documentos NoSQL totalmente gerenciado para o desenvolvimento de aplicativos móveis e da web. Ele foi projetado para armazenar e sincronizar facilmente dados do aplicativo em escala global e agora está disponível em versão beta. As principais características do Cloud Firestore incluem:

  • Documentos e coleções com consultas poderosas
  • iOS, Android e Web SDKs com acesso de dados off-line
  • Sincronização de dados em tempo real
  • Replicação automática e multi-região de dados com forte consistência
  • SDKs de servidor Nodes, Python, Go e Java

E, claro, buscamos a simplicidade e a facilidade de uso, que sempre é prioridade máxima para a Firebase, enquanto ainda estamos seguros de que Cloud Firestore pode escalar até mesmo as maiores aplicações.

Otimizado para o desenvolvimento de aplicativos

A gestão dos dados do aplicativo ainda é difícil; você precisa escalar servidores, lidar com conectividade intermitente e entregar dados com baixa latência.

Otimizamos o Cloud Firestore para desenvolvimento de aplicativos, para que você possa se concentrar em oferecer valor aos seus usuários e enviar melhores aplicativos, mais rápido. Cloud Firestore:

  • Sincroniza dados entre dispositivos em tempo real. Nossos SDKs Android, iOS e Javascript sincronizam os dados do seu aplicativo quase que instantaneamente. Isso torna incrivelmente fácil criar aplicativos reativos, sincronizar dados automaticamente em dispositivos e criar recursos colaborativos poderosos – e se você não precisa de sincronização em tempo real, as leituras únicas são um recurso de primeira classe.
  • Usa coleções e documentos para estruturar e consultar dados. Este modelo de dados é familiar e intuitivo para muitos desenvolvedores. Ele também permite consultas expressivas. As consultas escalam com o tamanho do seu conjunto de resultados, não com o tamanho do seu conjunto de dados. Então, você obterá o mesmo desempenho obtendo 1 resultado de um conjunto de 100 ou 100.000.000.
  • Permite o acesso de dados off-line através de um poderoso banco de dados no dispositivo. Este banco de dados local significa que seu aplicativo funcionará sem problemas, mesmo quando seus usuários perderem conectividade. Este modo offline está disponível na Web, iOS e Android.
  • Permite o desenvolvimento sem servidor. Os SDKs do lado do cliente do Cloud Firestore cuidam da autenticação complexa e do código de rede que normalmente você mesmo precisaria escrever. Então, no backend, fornecemos um poderoso conjunto de regras de segurança para que você possa controlar o acesso aos seus dados. As regras de segurança permitem que você controle quais usuários podem acessar quais documentos e permitem que você aplique uma lógica de validação complexa para seus dados também. Combinados, esses recursos permitem que seu aplicativo móvel se conecte diretamente ao seu banco de dados.
  • Integra-se com o resto da plataforma Firebase. Você pode configurar facilmente as Funções da Nuvem para executar o código personalizado sempre que os dados são gravados e nossos SDKs se integram automaticamente com a Autenticação Firebase, para ajudá-lo a começar rapidamente.

Colocando a “Nuvem” no Cloud Firestore

Como você pode ter adivinhado pelo nome, o Cloud Firestore foi construído em estreita colaboração com a equipe do Google Cloud Platform.

Isso significa que é um produto totalmente gerenciado, construído desde o início até a escala automática. O Cloud Firestore é um banco de dados replicado de multi-regiões que garante que uma vez que os dados estejam cometidos, estejam duráveis mesmo diante de desastres inesperados. Não só isso, mas apesar de ser um banco de dados distribuído, também é fortemente consistente, removendo casos complicados para facilitar a criação de aplicativos, independentemente da escala.

Isso também significa que a entrega de uma ótima experiência do lado do servidor para desenvolvedores do backend é uma máxima prioridade. Estamos lançando SDKs para Java, Go, Python e Node.js hoje, com mais linguagens chegando no futuro.

Outro banco de dados?

Nos últimos 3 anos, a Firebase cresceu para tornar-se a plataforma de desenvolvimento de aplicativos do Google; ela agora tem 16 produtos para construir e expandir seu aplicativo. Se você já usou a Firebase antes, você sabe que já oferecemos um banco de dados, o Banco de Dados Em Tempo Real Firebase, que ajuda com alguns dos desafios listados acima.

O Banco de Dados em tempo real da Firebase, com seus SDKs de cliente e capacidades/recursos em tempo real, trata de tornar o desenvolvimento de aplicativos mais rápido e fácil. Desde o seu lançamento, foi aprovado/adotado por centenas de milhares de desenvolvedores e, à medida que a sua aprovação cresceu, cresceram também os padrões de uso. Os desenvolvedores começaram a usar o Banco de Dados em tempo real para obter dados mais complexos e construir aplicativos maiores, enviando os limites do modelo de dados JSON e o desempenho do banco de dados em escala. O Cloud Firestore é inspirado pelo que os desenvolvedores mais adoram sobre o Banco de Dados Em Tempo Real do Firebase, ao mesmo tempo em que aborda suas principais limitações, como estruturação de dados, consulta e dimensionamento.

Então, se você hoje é um usuário do Banco de Dados em tempo real da Firebase, achamos que você amará Cloud Firestore. No entanto, isso não significa que o Cloud Firestore é uma substituição drop-in para o Banco de Dados em tempo real Firebase. Para alguns casos de uso, pode fazer sentido usar o Banco de Dados em tempo real para otimizar o custo e a latência, e também é fácil usar ambos os bancos de dados juntos. Você pode ler uma comparação mais detalhada entre os dois bancos de dados aqui.

Continuamos o desenvolvimento em ambos os bancos de dados e ambos estarão disponíveis em nosso console e documentação.

Iniciar!

Cloud Firestore entra no iniciar beta público hoje. Se você estiver confortável usando um produto beta, você deve testar no seu próximo projeto! Aqui estão algumas das empresas e startups que já estão construindo com Cloud Firestore:

Comece visitando a guia do banco de dados no console do Firebase. Para obter mais detalhes, consulte a documentação, o preço, as amostras de código, as limitações de desempenho durante a versão beta e veja nossos SDK de iOS e JavaScript de código aberto no GitHub.

Não podemos esperar para ver o que você constrói e ouvir o que você acha do Cloud Firestore!

***

Este artigo é do Google Developers Blog. Ele foi escrito por Alex Dufetel. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2017/10/introducing-cloud-firestore-our-new.html

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: