Hoje!

Eu preciso de um site simples, quanto é?

PorBelchior Palma em

Essa pergunta é muito ouvida por gerentes
de projetos, e é muito mais complexa do que os clientes
imaginam. Desenvolver métricas consistentes e precisas é uma
tarefa bastante trabalhosa e exige conhecimento sobre o financeiro
e a linha de produção da agência desenvolvedora.
A grande maioria dos clientes não tem um objetivo claro
ao ir a uma agência de soluçôes em internet,
talvez por não conhecer o próprio negócio
ou simplesmente por achar que a solução que sua
empresa precisa é um site.

O gerente de projetos faz um planejamento e traça a estratégia ideal, adequando à necessidade de seu cliente, os objetivos que ele pretende realizar e indica a melhor solução para aquele problema. Nem sempre a solução é a mais simples ou a mais barata, mas com certeza será a melhor solução para aquele problema, pois o projetista sempre analisará de forma profissional e concisa.

Se a solução do problema for desenvolver um site, reunirar-se-á com o arquiteto da informação para resolver problemas de usabilidade, interatividade e organização do conteúdo, sendo o arquiteto de informação responsável por desenvolver os wireframes do projeto, sempre pensando na experiência que o usuário final irá obter e seguindo o foco do contratante.

Se for preciso desenvolver um sistema para gerenciar o site, o arquiteto de informação organizará toda a forma de se comunicar do contratante, desde a secretária que tem um nível de restrição no sitema até o presidente que tem total controle sobre tudo e sobre todos. Isso implica em desenvolver uma solução baseado no comportamento do usuário, sendo depois transmitido para o arquiteto de sistemas, que desenvolverá os componentes do sistema, e repassado para os programadores e designers que por sua vez recebem os wireframes e desenvolvem as formas e harmonizam as cores para o projeto, tudo dentro da estratégia de marketing definida pela equipe.

Vale lembrar que o foco do desenvolvimento de software como um todo nunca será perfeito, porém é preciso evitar o conflito de interesses, pois o designer tem a idéia de uma estética perfeita, o arquiteto de sistemas uma usabilidade perfeita e o programador um algoritmo perfeito, se não houver um foco do conteudo direcionado para o usuário, certamente o projeto será um fracasso.

Existem projetos desenvolvidos baseados unicamente em satisfazer o ego do design e não é assim que a coisa funciona, pois não adianta ter um site bonito ou ter a melhor e mais nova tecnologia do mercado, sendo que quem realmente vai usar tem dificuldades.

O não planejamento de diferentes comportamentos de usuários é um grande problema em sites de comércio eletronico, porque diversas culturas e costumes levam a hábitos diferentes, consequentemente determinados produtos são mais consumidos em determinadas regiões.

É preciso inovar e testar os diversos comportamentos dos usuários, para se desenvolver um produto de alta qualidade e que gere resultados na internet. Desenvolver um site simples é agregar valores e funcionalidades acessíveis para quem vai usar, portanto o cálculo do valor de um site simples é a quantidade de funcionalidades somadas ao nível de simplicidade com que estas informações chegaram até o cliente.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Deixe um comentário! 25

25 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. Gostei muito da parte que fala a respeito do conflito de interesses. O grupo tem que pensar como um todo na hora do desenvolvimento de um sistema.

  2. Parabéns pela matéria. Passo por isso todos os dias com clientes. Para eles é tudo simples. E acham que o computador faz tudo quando se fala em valores do projeto. Nossa ! Tão caro assim, mas é só você dar dois cliques que já esta pronto.
    Na realidade nem o cliente sabe o que ele quer.

  3. Parabéns pela matéria cara!!!realmente de cara – a maioria dos clientes – perguntam quanto é um site simples, nem pensam em arquitetar um projeto, até a próxima.

      1. Bom dia a todos,

        Interessados em soluções digitais, branding e design gráfico, entrem em contato através do e-mail: rockercreative@gmail.com.

        Apresentaremos soluções desenvolvidas por profissionais qualificados conforme a sua necessidade.

  4. “Vale lembrar que o foco do desenvolvimento de software como um todo nunca será perfeito, porém é preciso evitar o conflito de interesses, pois o designer tem a idéia de uma estética perfeita, o arquiteto de sistemas uma usabilidade perfeita e o programador um algoritmo perfeito, se não houver um foco do conteudo direcionado para o usuário, certamente o projeto será um fracasso.”

    Foi “A” frase…parabéns!

  5. Parabés,
    pois pensar “…unicamente em satisfazer o ego” na maioria das veses resulta em partir do ponto que estamos, temos que ver como usuários pois desenvolvemos para eles de acordo com a necessidade deles

  6. Também gostei!!! A diferença entre eu e possivelmente todos os comentaristas é que sou cliente, o cara que deseja um Site, mas não entende nada de como fazer Site.
    Entendi bem o artigo do Belchior, principalmente sobre o ponto que diz respeito Desenvolver um site simples é agregar valores e funcionalidades acessíveis para quem vai usar, portanto o cálculo do valor de um site simples é a quantidade de funcionalidades somadas ao nível de simplicidade com que estas informações chegaram até o cliente.
    Quem puder me ajudar, solicito o contato.

    1. ?! O reidosites e o melhor, melhores preços, melhores sites, melhores design, melhores banners, arquivos em flash, TUDO!
      Sou o melhor criador de sites. sem ofensa!

  7. Web sites

    -Plataforma interativa, simples e amigável.
    -O mais avançado sistema de Gestão de Conteúdo do mercado.
    -Site construido em modulos e componentes que são integrados em um único painel de controle.
    -Especialmente desenvolvido para sua empresa, que necessita disponibilizar grande quantidade de informações e, ao mesmo tempo, necessita de autonomia para gerenciar seu próprio site.
    -Sem limites de quantidade de páginas, subpáginas, links e imagens.
    -7 modelos de galerias de imagens e muito mais!

    http://robertaalves.g3w.com.br/home/index.php

    Consultoria – Roberta Alves
    6206-9396 / 6782-7474 / 2026-7959
    contato@robertaalves.g3w.com.br

  8. Lojas-Virtuais

    Uma solução completa para o empresário ou revendedor que deseja aumentar seus lucros com vendas na internet.

    100% Auto Gestão! Sua empresa tem total autonomia para atualizar, inserir produtos, preços, textos, imagens em tempo real, sem depender de terceiros ou de um técnico especializado e sem custos de atualizações.

    Aumente sua lucratividade com a internet.

    http://robertaalves.g3w.com.br/servicos/loja_virtual.php

    Consultoria – Roberta Alves
    6206-9396 / 6782-7474 / 2026-7959
    contato@robertaalves.g3w.com.br

  9. Opa Pedro…passei aqui…e realmente vi o portifolio dos kras, sao bauns mermo hein..ta loko mano..fazê o meu cum eles…é dahora os kras velho…to indo la agora no MSN…flws

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: