/Design

voltar
/Design

Criando Robôs

PorWilliam Duarte em

Olá pessoal! Tudo certo? Esse é meu
primeiro artigo no iMasters e pensei em publicar algo um pouco
diferente, não tão difícil, apesar de um
pouco trabalhoso, mas enfim, tudo é uma questão
de prática.

Vamos começar então!

Descrição: Transformando uma pessoa em Cyborg.
Software utilizado: Photoshop CS2 – Inglês (Funciona em outras versões)
Grau de Dificuldade: Intermediário

O que vamos fazer agora não é nada extraordinário, mas requer um pouco de paciência e perfeccionismo. Vamos aprender como transformar uma pessoa em uma máquina, como no filme Inteligência Artificial. Hoje vou trabalhar somente o rosto, pois, na minha opinião, é o mais demorado e trabalhoso.

Passo 1: Abra uma foto à sua escolha, lembrando que será mais fácil de trabalhar se a foto tiver uma resolução alta. No meu caso escolhi a foto abaixo:

Passo 2: Crie uma seleção
em volta do rosto usando o Laço Poligonal (Polygonal
Lasso Tool)
. Isso será a forma que tomará a
abertura da face, e você pode criar a seleção
desenhando conforme o seu gosto. Não é necessário
utilizar essa ferramenta se você dominar outra, como a Pen
Tool
, mas o processo é o mesmo.

Passo 3: Após feito isso, salve a seleção criada (menu Select > Save Selection), digite um nome para a seleção, no caso digitei "rosto", e clique em OK.

Passo 4: Aperte Ctrl+J para passar a seleção para sua própria camada. A camada será criada automaticamente acima da camada background, e a foto não será afetada. Após isso, clique na camada criada e, com a ferramenta Move Tool, a arraste para fora.

Passo 5: Note que há algumas
partes em que sobram pedaços escuros de cabelo, ou do
próprio recorte da foto original.

Remova-os com cuidado,
usando a ferramenta Clone Stamp Tool. Como essas partes
estão bem próximas da borda da imagem, segure Ctrl
e clique sobre a camada atual para criar uma seleção
em volta dela. Assim, quando utilizar o Clone Stamp,
a imagem não será prejudicada, pois a seleção
impede que você pinte fora da borda. Dessa forma, você não
terá problemas em retocar ou recortar novamente a imagem.
Feito isso, aperte Ctrl+D para desfazer a seleção.

Passo 6: Utilize as ferramentas Dodge
Tool
e Burn Tool em algumas partes das bordas
da imagem, isso dará um leve efeito destacando mais
as bordas e tirando um pouco a aparência 2D, evitando
uma confusão com a imagem original de fundo. Lembre-se
sempre de utilizar os valores baixos e não exagerar
nas passadas.

Não deixe as bordas muito escuras, pois
isso acaba estragando a imagem e tirando o realismo da foto.
Utilize passadas suaves, lembrando de selecionar Midtones no
menu superior Range.

Utilize a ferramenta Burn nas partes inferiores e um pouco da Dodge na parte superior. Se por acaso você acabar deixando alguma área um pouco mais escura, use o Dodge sobre ela. Nesse caso, eu utilizei também a ferramenta Blur e a ferramenta Brush selecionando o aerógrafo com os valores 70% de opacidade e em Flow 25%, e com a cor da pele selecionada apliquei leves passadas em partes do rosto para eliminar algumas imperfeições causadas.

Passo 7: Desabilite a camada atual, e clique na camada background para selecioná-la. Vá novamente ao menu Select, e clique em Load Selection. Na lista, selecione rosto (ou o nome da camada escolhido por você) e clique em Ok para carregar a seleção que fizemos no início. Depois disso, dê um duplo clique sobre a camada background e clique em Ok na janela que aparecer para tranformar a camada background em uma camada comum. Feito isso, aperte Delete para excluir a área selecionada.

Passo 8: Crie uma seleção em volta da borda do rosto para criar a parte interior da borda. Depois disso, selecione um tom de pele mais escuro na foto com o conta gotas, crie uma camada abaixo da foto e aperte Alt+Backspace para preencher a área selecionada.

Passo 9: Com as ferramentas Dodge e Burn, crie efeitos de luminosidade e sombra nas bordas internas.

Passo 10: Abra uma foto de algum hardware, motor ou algo semelhante para simular a parte interna, com fios, engrenagens, partes metálicas, etc. Coloque a foto em uma camada abaixo e gire, mude de tamanho e posicione de acordo com seu gosto. (Ctrl+T)

Passo 11: Habilite novamente
a camada do rosto editada e deixe na posição final.
Logo depois, faça a mesma coisa do passo 8,
criando a seleção e as bordas internas.

Passo 12: Depois de feito isso, clique na camada dos mecanismos e, com a ferramenta Burn, crie uma sombra de acordo com o rosto.

E está feito! Isso pode ser usado com outras
partes do corpo também. O processo é o mesmo.

Espero que tenham curtido! Por hoje é isso
aí. Até a próxima!

Deixe um comentário! 36

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. E aí Otton, cara nós fizemos algom inacreditável sem nos conhecermos postamos um comentário no mesmo tempo. Que coisa interessante e inusitada!!!

  2. Matéria boa :D

    Com um pouco mais de tratamento nas imagens, pode se criar um efeito mais realista ainda, dando aqueles aspectos à la filme de schwarzenegger

  3. Ae pessoal, valeu mesmo pelos bons comentários, fico feliz que tenham curtido e que a matéria esteja sendo útil! Ah e a respeito do comentário do helder, eu andei vendo esses tutoriais em ingles tbm, e tem muita coisa boa que seria interessante passar pro pessoal, no caso desse que eu postei, a técnica não é igual, mas o resultado é positivo da mesma forma, sendo que algumas coisas que lá estão são um pouco mais complicadas e não tão bem explicadas, enfim o que eu puder passar desse tipo estarei passando aqui! flw? Abraços!

  4. Bacaninha até,claro que para atingir níveis profissionais o usúario deve trabalhar bem mais a imagen,mas o conceito está bonzinho ;)

  5. Ola Wilian , bem vindo ao seu inicio aqui no imasters ….
    Mas uma dica , acredito eu ser este um site de refencia para os q aqui acessam , e como estou algum tempo na area de design e a ou- uns 6 anos diretamente ligado ao PS avançado,visito naum só este mais como diversos sites de Tutos, e acredito eu ser de otima qualidade, mas o q naum podemos é copiar de outros artigos exatamente o mesmo tuto e postar aqui, pois assim como vc eu tb aprendi este tuto no http://www.Wort1000.com, mas de maneira nehuma iria postar o mesmo, vc deveria sim usar as mesmas tecnicas, só q no minimo com imagens diferentes, para q assim se mantenha o bom nivel desta coluna.
    Naum é nada pessoal , apenas uma exigencia de um leitor aciduo ….

  6. Gostei muito…o importante é estarmos compartilhando nosso conhecimento, se utilizou a técnica de outro site, isto é irrelevante. E melhor passar o conhecimento do que guardar para você mesmo. E pior falar depois que outro o fez…Parabéns Garoto….

  7. Bom, pra ser bem sincero, de inicio o tutorial do worth eh em ingles, depois, a maioria das pessoas conhecem mto pouco, e outra coisa, nao copiei nenhuma imagem de lá, a foto eu peguei e tdas imagens do tutorial eu que fiz, e a técnica não é exatamente igual, eu fiz do meu jeito, li mto por cima aquele tutorial mesmo porque não manjo la essas coisas de ingles, entendi mais pelas fotos o processo e fiz do jeito que achei que ficasse bom com meus conhecimentos. só pra esclarecer! e mesmo assim, acho que se lá tem um tutorial gratuito tbm, não tem o porque não passar esse tipo de tecnica pras pessoas daqui!

  8. isso ai cara…..melhor do que ficar adivinhando o que ta no ingles….e se possivel coloca os nomes da ferramenta em portugues tmb….valew

  9. Parabéns pela sua iniciativa em postar uma dica tão repleta de possibilidades em nosso fórun, trazendo para nosso idioma, o português, o conhecimento dos grandes artigos em inglês. Continue assim, pois a vida é daqueles que têm iniciativa e boa vontade, e não ligue para as críticas de quem apenas queria ter tido a mesma idéia que você.

    Beijos!

  10. Velho é mt bom, mas tem um problema, sera é possivel vc traduzir cada ferramenta q vc coloca…. q o meu photoshop… bom vc ja sabe.
    Obrigado

  11. Sou iniciante do photoshopo…e tenho encontrado aqui muitos tutos que tem ajudado no meu crescimento,e que na minha modesta opinião são os melhores.Abraço
    Vocês estão de parabens!!

  12. Aí Otton, acho q o Jonas ficou no mínimo interessado a te conhecer, ele achou q vcs postarem juntos foi algo a cima de coincidencia. (tipo algo do destino) quem sabe vcs nao sao almas gêmeas?
    hehehe oh to bricando hein. é pq ando vendo muita brigas, entrigas e discussoes nos posts.. =P
    (ps: toda brincadeira tem fundo de verdade)

leia mais