/Marketing Digital

voltar
/Marketing Digital

E-mail marketing: como montar um?

PorPaulo Rodrigo em

Caros amigos! O artigo de hoje é técnico.
Vamos ver como montar uma peça de e-mail marketing. Especificações
técnicas, dicas e alguns detalhes que fazem a diferença
na montagem de uma campanha. Vale a pena imprimir para fazer um
check-list da sua ação. Aproveite para enviar para
os amigos, parentes e a quem interessar. Só não
esqueça de citar a fonte e o autor. =) E lá vamos
nós.

Especificações do e-mail
marketing.

Estes dados são resultados de comparações
de diversas campanhas, análise da forma com que diversos
programas de e-mail e webmail exibem as mensagens, padrões
que os principais portais utilizam e melhores práticas
do mercado. Pode acontecer de uma regra não funcionar para
uma determinada ação ou portal, mas seguindo-a vai
acertar com a maioria. Se tiver inclusive uma dica diferente ou
discordar de algum item, pode mandar um e-mail sobre o assunto.
Podemos aumentar a lista ou melhorá-la.

Tamanho e dimensão do e-mail marketing:

– HTML no máximo: 20kb (preferencialmente
10kb).
– Imagens no máximo: 45kb (preferencialmente 20kb).
– HTML + Imagens: 50kb (preferencialmente 25kb).
– Largura da peça: 450px a 550px (preferencialmente 500px).
– Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.

Imagens:

– Devem vir em links absolutos. Elas devem estar
hospedadas em um servidor.
– Usar tag ALT. Garanta que mesmo quem não visualiza imagens
tenha uma idéia do que estaria ali.
– Não coloque imagens de fundo na tag body.

Links:

– Urls pequenas e intuitivas. Melhor: www.dominio.com.br/campanha
do que www.dominio.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123.
– Use o target = “_blank”.
– Utilize no máximo de 32 links. Quanto menos melhor.
– Use sempre o método GET para passagem de parâmetros.

Tem que ter:

– Link de “caso não visualize”:
– Link de optout (possibilitar o descadastro também por
reply).
– E-mail de resposta válido. Se você envia o e-mail
deve possibilitar que a pessoa responda este e-mail.

Não pode ter:

– Flash, javascript, iframe, ilayer, divs absolutas,
vídeo.
– Anexos.

Formulários:

– Evite o uso de formulário em um e-mail.
Prefira um link para ele preencher no seu site o formulário.

Conclusão

Estas orientações servem de guia
para a montagem da peça de e-mail marketing, mas nada impede
que você faça diferente. O importante é conhecer
as regras para poder quebrá-las. Seu público é
que vai dizer qual é a melhor forma de e-mail que ele deseja
e você consegue isto testando, analisando e comparando suas
campanhas.

– Quem faz o profissional é você.

Sucesso e até a próxima pessoAll.

Deixe um comentário! 86

86 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. Cara nunca havia feito um comentario no site do imasters, mesmo passando horas do meu dia aqui é a primeira vez q comento mesmo pq achei mto boa a materia,
    mas agora ficou uma duvida.
    Trabalho em uma distribuidora e editora de livros espiritas, e semanalmente mandamos newsletters com lancamentos de livros ou promoçoes e sempre nos e-mails mandamos no maximo 10 livros, se puder me dar uma dica de email para chamar a atencao eu agradeceria pois estamos numa crise danada.
    falo e parabens pela materia.
    (http://www.megalivros.com.br)
    falo!!!

    1. Bom dia, Fermando Mori, gostaria de saber, como iniciar, este processo de envio de e-mail’s, com imagens, de um determinado produto, sou lego, em informatica, portanto, não sei como iniciar, mais tenho que aprender, já que preciso, conquistar clientes, no ramo imobiliário, em BH, estou comerçando, neste mercado agora; e já cinto, esta necessidade, pode ajudar-me, abrs…
      Gilberto Assunção

  2. Oi Renan! Terei prazer em ajudá-lo. Me mande um e-mail com um dos arquivos que você envia e mais detalhes como periodicidade, público. Obrigado também pelo elogio. Espero que as próximas colunas sejam melhores ainda.

  3. Antes de qualquer comentário, quero parabenizá-lo por sua matéria.
    Estou com dúvidas em relação às imagens da newsletter que envio mensalmente. Quando o usuário a recebe, apesar de virem de links absolutos, aparecem como anexos. Isso faz com que apareça, antes do corpo da mensagem, uma lista enorme de imagens anexas!
    O que estou fazendo de errado? Como arrumar isso?
    Obrigado pela atenção.

  4. Olá Paulo, gostei muito da idéia de reuniar em um só local um check-list para a criação de uma campanha. Porém, acredito que isto seja, como você mesmo disse no início do artigo, muito técnico. Com as limitações apresentadas, não há muito espaço para produzir algo diferenciado. Pq não preparar uma campanha de e-mail marketing com Flash ou Vídeo? Ok, muitos webmails podem não abrir e exibir como foi planejado, mas outros o farão. Isto é um risco, e não um impedimento, concorda? Abraço!

  5. Olá Heitor. Obrigado pelo comentário. Me desculpe, mas tenho que discordar. Já fiz uma campanha de teste enviando uma peça em flash e foi desastroso. Sorte ser apenas um teste. A inovação pode estar na maneira que você produz a peça, independente da tecnologia. Agora nada é impedimento. Dependendo do seu publico, você pode tomar decisões diferentes do padrão.

  6. Parabéns pelo artigo Paulo, realmente estas são as diretrizes técnicas mais comuns para as campanhas de e-mail marketing.
    A utilização do Flash e dos recursos multimedia deve realmente ser evitada, mas mesmo assim acho que não podemos esquecer das campanhas de e-mail marketing que frequentemente remetem a audiência à um conteúdo extra, como um website, um microsite, ou mesmo um webcard. Onde, obviamente, podemos não só utilizar a hipermídia de fato, como também podemos bolar estratégias com mais recursos no sentido de melhorar o resultado obtido, mensurando com mais clareza o retorno frente à verba investida.
    Acredito que talvez um artigo complementar sobre a parte de ‘marketing’ do ‘e-mail markeiting’ nos acrescentaria bastante no desenvolvimwento de campanhas deste tipo.

  7. Bem, gostei bastante desse artigo, mas…ainda ficou difícil entender se o html deve ser anexado á mensagem e se se existe algum script que possibilite a abertura das imagens num maior número de webmails

    Abraço,

    Diogo Darkiewicz

  8. Achei muito interessante o artigo, mas como sou leigo no assunto gostaria de saber quais ferramentas devo usar e se existe algum modelo preformatado para ser utilizado.

  9. Quanto as ferramentasm, não costumo indicar. sugiro que você questione a grandes empresas que praticam e-mail marketing e avalie você mesmo a melhor ferramenta. Um detalhe, no meu caso eu uso um serviço de uma empresa especialista em e-mail marketing no modelo asp. Quanto aos modelos, sugiro também que você se cadastre em sites de e-commerce e de algumas empresas e analise o material deles como referência. Espero ter ajudado e um grande abraço.

  10. Oi Claudio. Muito boa sua pergunta. Existem empresas especializadas em compras de listas de e-mails, porém devemos observar alguns detalhes. Um é que você não pode mandar e-mails para estes comprados, uma vez que não recebeu a permissão deles. Outro é que existem empresas que vendem e-mail com o único objetivo de spam. O objetivo de compra de e-mails é apenas para enriquecimento de dados de uma base e não para disparo. abraço.

  11. Algumas correções:

    1º VIDEO: pode-se usar video em email marketing sim … inclusive recebi um do catho com um wmv … quem quiser posso ate encaminhar para verem …

    2º apenas 45kb de imagem? muitos se baseiam em “receitas de bolo” da epoca q a internet funcionava a 28.800kb/s …. queridos … banda larga por favor … acho que uns 150kb eh totalmente aceitavel …

  12. Oi Edson, quanto ao peso e uso de video, se você já tentou enviar um e-mail marketing por grande portais e players, você não conseguirá. Ex. Terra peso 60Kb, UOL peso: 25k sendo que nenhum que eu me recorde aceita vídeo. Agora como disse no fim do arquivo – -“O importante é conhecer as regras para poder quebrá-las. Seu público é que vai dizer qual é a melhor forma de e-mail”. As dicas são para qualquer profissional saiba os padrões de mercado de quem já trabalha na área. As vezes temos que saber a “receita do bolo” para então poder torná-lo mais gostoso. Grande abraço.

  13. Li sua materia, gostei, mas não tenho nenhum conhecimento tecnico, e gostaria de uma dica sua, onde posso aprender sobre newsletter, como construir, meu novo emprego tem me exigido esta tendencia, muito obrigado.

  14. Sou novo por aqui. Estou aprendendo muito rápido graças às matérias que leio. Esta, sem dúvida, vai ser muito útil em meus trabalhos. Parabéns!

  15. Sempre estou no site e o que tenho a dizer que as matérias são super atualizadas e de excelente nível. Parabéns a todos da equipe pelo trabalho realizado e por levar a melhor informação disponível hoje em uma imensa rede como é a internet. Continuem assim à abordar de maneira clara e objetiva os temas e assuntos descritos. Uma dica seria um tema de Laboral nas empresas e no mercado de trabalho, essa é a minha contribuição para o site.

    Atenciosamente.
    Mário Sampaio Coelho Neto

  16. Muito bom ter matérias como esta expostas para enriquecer nossos conhecimentos!
    Parabéns ao autor!
    Silvia Becker
    JDShows.com
    Florianópolis/SC

  17. Poxa … passei dias a fio procurando uma boa matéria sobre como montar um e-mail de Marketing …sempre acesso o conteudo do imasters , mas nunca me cadastrei pra comentar uma matéria, mas olha desta vez, tiro chapéu, a matéria é fácil de entender, é util em cada linha do seu conteudo
    Adorei

  18. Realmente muito bom o seu artigo. Melhor ainda por incentivar tantos comentário que agregaram mais conhecimento.
    Porém, conheci e-mail mkt ontem e ainda sou um asno. Como posso tirar mais dúvidas?

  19. Gostei muito da matéria! Acessei o site em busca de informações que possam me ajudar… Estou configurando o GroupMail para envio de e-mail marketing, e encontrei dificuldades técnicas que procisam ser esclarecidas:
    1) Como configurar as TAGS para envio de mensagens personalisadas a cada destinatário do grupo? 2) Como salvar lista de nomes e e-mails separados por ?;? (.csv)?

    Até 2005 usei o DreamWeaver para desenvolver a mensagem em HTML e o GroupMail para envio das mensagens, ótima combinação!
    Obrigado.

  20. eu tenho uma pergunta, eu ja procurei bastante mas nao encotrei , queria saber como eu faço pra criar esse link de opt-out, nao sei se é em HTML, PHP, esse tipo de coisa.
    Obrigado

  21. Olá, venho estudando a pouco temp osobre email marketing e ainda há muita coisa que não conheço, você explicar o que é “GET para passagem de parâmetros” descrito em seu artigo?

    Grato!

  22. Bom dia , gostaria de localizar varios modelos de email marketing para surgir novas ideias,.

    Como faço?

    O artigo foi de muita valia.

    Atenciosamente.

  23. Acompanhamento de resultados
    Qual seria a melhor forma de acompanhar os resultados de um emai mkt? Talvez adicionar aquele filtro do Google Analytics pegando um parâmetro de URL e adicionar esse parâmetro em todos os links do email mkt?

    1. Pesquisando melhor o seu questionamento, eu achei esse link do blog do Google Analytics mostrando como usar o Analytics pra rastrear campanhas de e-mail.

  24. ola tenho uma loja de vendas de apostilas. e gostaria de atingir esse publico.. como seria
    o email mkg. e qual seria a melhor forma de envio.. existe empresas que fazem esse serviços.. ou ate mesmo algum programa que eu possa usar. pra montar minhas msg..

  25. Olá.. eu tô procurando uma pessoa que crie um e-mail mkt pra mim.. sou fotógrafa e quero divulgar meu trabalho, mas não encontro quem faça isso.
    Preciso de uma pessoa que faça somente a criação.. Vc faz isso, ou tem alguém pra me indicar?

    Grata

  26. A princípio apreciei a matéria como montar um e-mail marketing, como sou leigo em informática e estando interessado em criar uma campanha, gostaria se possível, do auxilio do amigo nesse sentindo, ou seja, desejando adquirir um softwer específico e realmente funcional, bem como, de aprender a operacionalizar o soft, processando os envios de e-mails. Ah!, parabens pelo conteúdo desse site, achei muito interessante, parabéns mais um vez e um grande abraço.

  27. Cara ponho o código de html no texto da mensagem e não aparece nada na mensagem só o html e os links….
    Como faço pra enviar a newslatter sem ser em anexo…

  28. No Office Outlook 2007, coloco o hiperlink para a URL onde está a propaganda, mas a pessoa que recebe o e-mail, só visualiza o endereço, não a página html. O que estou fazendo de errado?

    Beltrão

  29. caro amigo Paulo rodrigo,fiquei feliz com a abordagem desse tema,sou leigo no assunto ,mas preciso aprender fazer ,pois tenho que divulgar um determinado produto ,e esta foi a forma escolhida,se possivel me ajude me dando o passo a passo para que eu consiga fazer uso do email marketing da melhor maneira possivel,parabens pela máteria.

  30. Ola! Estou começando um trabalho de marketing na empresa que trabalho, e preciso de dicas, gostei muito do seu artigo, ajuda bastante. Você poderia me enviar sua newsletter pra eu dar uma olhada? Obrigada. Abraços.
    katiasv@hotmail.com

  31. Parabéns pela matéria, gostaria de uma dica, vc pode indicar algum lugar para fazermos o envio dos emails? tipo uolhost, locaweb, teria algum outro?

  32. Muito boa esta dica, será que poderia me ajudar a montar um desse email marketing, pois tenho uma banda de samba e gostaria de divulgar a fundos mais o nosso trabalho através desta ferramenta, será que poderia me ajudar ?

  33. Minha sugestão, nunca tente fazer em tabless, poucos leitores de email aceitam tal tecnologia. Caraca, to com uma raiva aqui, que tive que refazer tudo usando tabela, rsrsrsrsrs…

  34. Bom dia>

    Tenho uma companhia nos Estados Unidos e preciso lancar um produto no Brasil, to finalizando site e todas as medias sociais, chamo a atenção aqui para uma habito tao ruim quanto frases do tipo “POSSO ESTAR FALANDO, VOU ESTAR TELEFONANDO, ELE PODE ESTAR VINDO AQUI” neste caso é umc copia camponesa do Inglês, ja neste artigo que por sinal é fantgastico e muito elucidativo o pecado é ainda pior.
    1 – Eu investi meu tempo neste artigo, quero fazer varias campanhas mas sou um sujeito que nao engtende nada de URL e todos os demais termos tecnicos usados, isso me fez perder gtempo, frustrou minha busca e mais grave ainda nao houve negocio, cheguei pra fazer minha campanha, com a carteira aberta para contratar um serviço, esgtava me informando e sai desinformado, isto porque se de um lado o artigo é esclarecedor, eu rpeciso de um dicionario de informática, em liguagem tgelegrafica é uma tremendfa falta de respeito, etica e deselegancia.
    Eu falo dois idiomas alem do português, imagine voce se eu escrevesse aqui meus comentarios nessas duas linguas, muitas pessoas nao engtenderiam ou teriam que ir buscar um dicionario, se frustrariam e daria seu empo como perdido o que é meu caso.
    AO ESCREVER IMAGINE QUE: Em regra a galera da informatica é muito romantica, escreve pra ninguem entender, massssssssssssss, nao sao eles que pagam as contas, a internet é muito nova, nem nasceu direito ainda as pessoas com opoder de decisao e compra ainda resistem um pouco ou precisam de informacoes melhor digeridas.
    Enfin, se quiser me escrever, meu email é: atx10@hotmail.com , masssssss por favor nao me chame de: URL, Flash, javascript, iframe, ilayer, divs absolutas… isso é linguagem de interneteiro e nenhum deles vai lhe garantir um centavo no fin do dia.

    Abracao.

    TOM

  35. Boa tarde , Gostaria de criar uma propaganda abrindo diretamente com as figuras e valores dos produtos de informática , quando o cliente recebe-se o email. Gostaria de ter uma base para depois se possível so mudaria cor e as figuras e os valores ?

    Agradeço a compreensao

    Obrigado

  36. Oi, sou leiga, mas quero aprender a formar email,com videos , e tbm como faço para escrever abaixo da foto anexada. Pois o email com fotos anexadas ja consigo, so não sei como fazer para escrever abaixo da foto anexada, grde abç, me ajuda amigo.

  37. Bom dia,
    Estou com uma imensa dificuldade de fazer propaganda para enviar via email.
    Trabalho com manutenção de informática e estou precisando de ajuda.
    Agradeço desde já.

  38. Boa tarde. Criei algumas artes para envio de e-mail marketing e gostaria de saber qual a melhor ferramenta que se usa para enviar. Já vi vários tutoriais na Internet e me complico. Minhas artes foram criadas no Illustrator e Photoshop. Como enviar agora?…Preciso muito de sua ajuda.
    Aguardo.

    1. Oi Priscila. Há várias ferramentas no mercado, algumas muuuito caras… e nem sempre fáceis de usar. Vá de targetbox.com.br que além de bom preço, possui certificação Suretymail o que melhora a entregabilidade e nele é possível encontrar vários modelos para usar ou criar sua própria peça de forma bem intuitiva. Já utilizei 3 sistemas este é o que achei mais fácil de usar.

      ; )

      Bjs

      Karine

  39. Sou afiliado de um site de compras e estou fazendo publicidade pelas redes sociais… gostaria muito de usar a ferramenta de e-mail marketing, já que eles disponibilizam um html. Como faço para que a propaganda não apareça somente no anexo?

    1. Ueslei, realmente uma das vantagens de usar uma ferramenta profissional de email marketing além de todas as estatísticas é a possibilidade de mandar email em formato html. Para que seja feito dessa forma e sem ir como anexo como vc falou é bom usar uma ferramenta destas, recomendo a targetbox.com.br pelo custo/benefício.

      Abraço!

      João

  40. Gostaria de tirar uma dúvida sobre e-mail MKT. Mesmo transformando a arte em JPG, precisamos utilizar uma fonte WEB save? Não consigo entender??…Abs Giuliana. Obrigada!

  41. Evitar comprar mailing é uma boa prática no combate a antipatia. Fale para seu público alvo, mostre algo que seja relevante, assim, você cria engajamento.

  42. Boa tarde, montei uma pagina para comercio eletrônico, mas não tenho visitas. Gostaria de criar um e-mail MKT, mas tenho dúvidas de como monta-lo. gostaria que aparece no corpo de e-mail uma tela para o cliente se cadastrar e autorizar o recebimento dos e-mail, também fazer um link para o cliente solicitar a remoção. E qual o aplicativo que eu poderia usar que fosse em português. E qual o domínio devo usar, o da minha loja ou criar outro. Obrigado. Abs. O E-mail que estou registrando é o meu particular.

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: