Não é raro encontrar peças de e-mail marketing muito bem elaboradas do ponto de vista estético. O problema é que a maioria resulta de adaptações de peças de materiais impressos, e isso não funciona!
Neste artigo, são apresentadas sete dicas para se conseguir um retorno melhor, desde que algumas alterações sejam feitas no layout do seu e-mail marketing.
Dica 1 – E-mail marketing com uma grande imagem de impacto é legal?
Pode parecer que sim, mas estudos americanos apontam que 74% dos e- mails são recebidos com imagens bloqueadas. Por esse motivo, o layout do seu e-mail marketing não deve ser deve ser apenas uma grande imagem, pois, muito provavelmente, o que seu cliente vai receber é o famoso “x” vermelho com a frase: “Clique aqui para exibir a imagem”. Poucas pessoas estão dispostas a clicar para exibir uma imagem de algo que não sabem do que se trata. Esse é o primeiro passo para aumentar a produtividade do seu e-mail.
Dica 2 – Vamos usar o que há demais moderno na versão do Html?
Hoje, a tendência é querer ter acesso ao que há de mais moderno quando o assunto é tecnologia. Mas vamos pensar que o seu e-mail será enviado para diferentes pessoas, que usam diferentes plataformas de envio e recebimento de mensagens.
Considerando que os programas de e-mail são muitos (diversas versões de Outlook, Eudora, Thunderbird, Apple Mail etc.) e que os Web Mails como (Gmail, Yahoo, Hotmail, Uol, Bol etc.) também existem em uma quantidade enorme, o seu código html deve ser o mais básico possível, de modo a evitar incompatibilidade com qualquer das plataformas citadas acima, fazendo com que o seu layout não sofra alterações indesejáveis.
Dica 3 – A página ímpar do seu html.
Assim como as outras mídias, o e-mail marketing tem suas peculiariedades. Se em uma revista ou em um jornal a página ímpar (a da direita) é a mais desejada porque tem um número maior de visualizações, no e-mail marketing também temos a área para a qual a maioria das pessoas direciona o olhar.
A maioria dos usuários utiliza a organização das plataformas de e-mail da seguinte maneira: cabeçalho, pastas, mensagens e o painel de leitura. O painel de leitura é a área de 3 cm a 5 cm que o usuário irá ver do e-mail recebido, sem abri-lo. Essa é a sua página ímpar, o horário nobre do seu e-mail marketing. Evite colocar um logo enorme da sua empresa nessa região, uma vez que essa informação já estará presente no remetente da mensagem. Utilize essa área para passar a mensagem mais importante do seu e-mail e também para convencer o usuário a visualizar o resto.
Dica 4 – Como colocar as imagens no corpo do seu e-mail?
Como visto na primeira dica, as imagens geralmente não são mostradas para o usuário. Isso não significa que você não deva colocá-las. O que deve ser feito é construir um layout que seja compreensível e agradável, mesmo sem a exibição delas.
Muitas pessoas usam a imagem colada ao corpo do e-mail, mas isso deve ser evitado, pois diminui a performance da sua entrega, uma vez que aumenta muito o tamanho do e-mail. Além disso, corre-se o risco de o seu e-mail ser enquadrado como spam. A melhor prática é hospedar suas imagens em um servidor na web e inseri-la como código em seu html.
Dica 5 – Onde usar seus links no seu layout?
Muitas pessoas usam os links apenas nas imagens, o que é um erro. Como as imagens nem sempre são exibidas, a melhor maneira é colocar o link no corpo do e-mail, através de botões em html que servem como iscas, ou ainda, simplesmente, colocá-los em formato de texto.
No ramo imobiliário, por exemplo, o botão valores é o campeão de índice de cliques, uma vez que as pessoas estão interessadas em saber quais são os preços dos imóveis à venda.
Dica 6 – Descreva suas imagens
Já que as imagens nem sempre são mostradas, há uma forma de tentar chamar a atenção do usuário colocando uma descrição interessante para estimular as pessoas a exibi-las. Existe um atributo da tag IMG chamado “alt”. O uso desse atributo no código html fará mostrar ao lado do inconveniente “x” vermelho o descritivo dessa imagem, aumentando a probabilidade de abertura.
Dica 7 – Pirotecnia no layout
Alguns profissionais de design insistem em mostrar suas habilidades criando flashs, ou gifs animados que são visualmente atrativos aos olhos de qualquer ser humano. O problema é que, na era html 4 em que vivemos hoje, eles não são exibidos em todas as plataformas. Portanto, o uso de flash, gifs, formulário de contatos, anexos etc não deve ser incorporados ao seu layout. Preocupe-se em fazer um layout agradável, de fácil entendimento e relevante para o assunto de seu e-mail marketing, mas, ao mesmo tempo, utilizando apenas códigos básicos de HTML.
Ótimas dicas, parabéns e obrigado por compartilhar.
Caro Francisco
Excelente suas dicas Parabéns. Tenho uma dúvida: no caso de divulgação de shows, geralmente é só uma imagem como resolver?
Abs
Flavio Raffaelli
Flavio, você pode transformar a imagem em um template. Se não souber como fazer, pode contratar um profissional na área. Se desejar mudar o template, acesse o site: emailtemplates.com.br. Tem diversos templates todos grátis.
Abraço
Ademir Diniz
Flavio, você pode transformar a imagem em um template. Se não souber como fazer, pode contratar um profissional na área. Se desejar mudar o template, acesse o site: emailtemplates.com.br. Tem diversos templates todos grátis.
Abraço
Ademir Diniz
Vale lembrar que é necessário aplicar style=’display:block’ em TODAS as imagens, afim de que elas não sofram espaçamentos indesejados em webmails mais populares (como Hotmail e Gmail), “quebrando” o layout. E, ainda, que emails desse tipo devem ser desenvolvidos com o conhecimento do “tempo das tabelas”. Ou seja, nada de divs e tags como html e body, aleém das meta-tags. Estilos, só em linha e nada de floats ou positions, etc…
Falou tudo.
Amigo, desculpa ai minha ignorancia, mas como aplica esse esquema ai que vc falou de style=’display:block’. Tipo, eu até consigo fatiar o layout no fireworks sabe, mas quando envio a campanha que vejo no navegador, ele insere esse espaçamento infeliz, que ja to pra ficar doido, ai pesquisando li essa materia e vi seu comentário. Se puder me dar uma dica, entendo pouco de de html, sei montar as coisas no DW mais no visual mesmo sabe. Bom agradeço a sua informação.
Pablo, é simples. Basta na tag IMG inserir style=”display:block”. Ficaria assim: Faça isso em todas as imagens e de preferência coloque as imagens em tabelas para melhor renderização nos clientes de e-mail.
Leia mais sobre em: http://www.ademirdiniz.com.br/2011/02/gmail-e-hotmail-como-tirar-os-espacos.html
Abraço
Isso me ajudou muito! Valeu mesmo … Abraços.
Melhor, usem o madmimi.com
é um servico bom e barato de email marketing
Olá,
Flávio, no caso de divulagação para shows, onde a peça já vem pronta como imagem, cabe executá-la em html, se houver curvas por exemplo, o html 4 não as reproduz, sendo necessário simplificar a peça, ou seja, reproduzir uma nova.
Abraço,
Junior
Obg vou utiliza-los aqui na Pousada abços
OI JUNIOR
Legal para mim um grande aprendizado ja que não sou tão experiente nesta area, valeu
Francisco, excelente artigo.
São dicas valiosíssimas para uma certeira campanha de email marketing.
Francisco, excelente artigo.
Parabéns e obrigado por compartilhar esse assunto.
Junior, adorei a novidade.
Sempre é bom aprender mais alguma coisa…valeu.
Afinal saber não ocupa espaço.
Ouvir você,ou ler você,é sempre aprender.