/Design

voltar
/Design

Animação Pixel Art em 3D

PorFilipe Deschamps em

Olá pessoal!

Entrando na onda do pixelart 3D, explicado inicialmente pelo nosso amigo Fabio Lody (clique aqui para ver a matéria) , veremos como direcionar o 3ds max para também criar imagens neste estilo.

O 3ds max não foi projetado para criar este estilo de renderização, porém poderemos chegar em resultados excelentes com fáceis configurações. Lembrando sempre que em algumas situações será necessário editar a imagem no Adobe Photoshop ou qualquer outro programa similar.

A diferença que temos em realizar este processo no 3ds max é a capacidade de pós-edição do trabalho. Após feito uma vez, será possível reaproveitar o objeto de quaquer forma – seja renderizando-o em qualquer posição, tamanho, cor, etc.

Antes de tudo, a posição da câmera. Isto é muito importante e se este primeiro passo não for feito corretamente todos os outros serão comprometidos. Com o seu 3ds max aberto, utilize o comando Reset para resetá-lo (‘File’>’Reset’>’Yes’). Com ele resetado, você deverá ter na Viewport Perspective um ângulo perfeito.

Caso você tenha o 3ds max 5, ative a Viewport Perspectie e pressione a tecla ‘U’. Isto irá transformar a Viewport Perspective em uma Viewport User com o mesmo ângulo porém com uma projeção Ortográfica.

Isto é uma Viewport Perspective resetada:

Isto é a mesma viewport porém no modo User:

Pronto com a câmera, não a rotacione. Você poderá utilizar a ferramenta Pan e Zoom In/Out para reposicionar a câmera, porém não poderá rotacioná-la.

Agora crie um objeto e o renderize. Por padrão, o 3ds max irá utilizar o antialias na imagem, destruindo então o conceito do Pixelart.

Para consertar isto, vá até o painel Render Scene e desabilite a opção ‘Anti-Aliasing‘ fazendo então com que a cena seja renderizada com a aparência Pixelart.

O próximo passo será criarmos a borda de pixel nas arestas dos objetos. Abra o Editor de Materiais, crie um novo material Ink’n’paint e aplique ao objeto. O único parâmetro que você deverá mudar é o ‘Ink Width’, altere o ‘Min’ para 1.0. Abaixo a screen shot do material:

Quando renderizar a cena, você terá algo como isto:

Agora você poderá editar o objeto como desejar, porém isto na maioria das vezes irá causar erros ao renderizar alguns pixels.

Para consertar isto, tente reposicionar o objeto no cenário ou remova todos os Smoothing groups dos polígonos. Para removê-los, entre no subobject Polygon, selecione todos os polígonos e procure pelo botão ‘Clear All‘ no submenu ‘Polygon Properties‘. Como citado anteriormente, o 3ds max não foi projetado para isto então ainda alguns pixels poderão ser renderizador da forma errada.

Com os IDs você poderá controlar aonde o Ink’n’paint irá criar o traçado. Atribuindo o mesmo ID para os polígonos frontais e laterais, veja que retiramos as suas linhas centrais:

Adicione pontos de iluminação para melhorar o aspecto final:

Resultado:

E até projetar sombras:

Outros exemplos:

Crie também animações:

Até a próxima amigos!

Deixe um comentário! 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais