/Banco de dados

voltar
/Banco de dados

DatabaseCast #1 – Carreira em Banco de Dados

PorDatabaseCast em

Olá, pessoal. O artigo de hoje é, na verdade, um podcast. Esta é a primeira
edição do DabataseCast, o podcast brasileiro sobre banco de dados.

Me juntei para conversar com o Wagner Crivelini e com a Priscila Azarias sobre
uma das dúvidas mais freqüentes da área: como é o início de carreira para quem
quer trabalhar com banco de dados.

Em meio a problemas de eco, clientes que
falam errado e tecnologias que existiam antes de um participante nascer, nós três, que também escrevemos para a revista SQL Magazine, discutimos como foi nosso início de
carreira, desde a faculdade até o mercado de trabalho.

Bancos de dados citados neste episódio: Clipper + DBF, SQL Server e IBM DB2

Faça o download do podcast aqui (aproximadamente 45MB).

Para obter o endereço do feed RSS e assinar no Databasecast, funcionando inclusive no iTunes, clique aqui

Se você gostou, odiou, ficou com
sono ou tem algo a dizer sobre esta
primeira edição do podcast, não deixe de nos incentivar deixando o seu
comentário. Ah, também temos o e-mail databasecast@gmail.com e, para
mostrarmos que somos antenados (ou parecemos ser), também temos uma conta no
Twitter: @databasecast.

Perfil do Wagner Crivelini (@wcrivelini

Perfil da Priscila Azarias (@pryazarias)

Perfil do Mauro Pichiliani
(@pichiliani)

Até o próximo!

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 31

31 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. Olá Mauro , o podcast ta legal, so que vocês deveriam se preocupar um pouquinho na montagem do podcast, está com eco, acaba que fica um pouco embolado, tirando isso o conteúdo está otimo.

  2. Bom podcast, mas como já foi falado o áudio deixou a desejar, ficou meio embolado por causa do eco. Mas obrigado pela iniciativa , acompanho sempre os seus posts.

    Abraço

  3. Oi Mauro, muito bom o podcast. Por ser o primeiro, é natural que algumas coisas não saiam 100%. Tenho grande interesse no assunto e esperarei pelos próximos com grande expectativa.
    Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.
    Olnei
    Contagem MG

  4. Olá
    vocês comentaram que as faculdades praticamente ignoram Banco de Dados, eu faço Bacharel em Sistemas de Informação na Anhembi-Morumbi, e tenho várias matérias sobre banco de dados, o curto é bem voltado a isso, e tem até diploma no meio do curso (?!?) de DBA…

  5. Gostei, a trilha sonora foi excelente!
    Há um curso de banco de dados, tecnólogo no antigo IBTA, agora Veris, o curso é muito bom.
    Abs.

  6. Opa, eu ouvi o podcast e gostei do ritmo, e só fiquei pertubado por causa do retorno de voz que alguém estava provocando por, talvez, estar perto de uma caixa de som.

    Acompanharei os demais e talz.

  7. Achei interessante a evolução do mercado de trabalho voltado para a área de banco de dados, e observa-se que profissionais como a Priscila estão em falta na área. Isto talvez pela falta de foco na hora de tratar deste tipo de assunto nas universidades, como foi comentado no programa, ou talvez até pela falta de interesse dos acadêmicos em se especializar nessa área, a qual é um nicho interessantíssimo de mercado.
    Gostei da forma como foi tratado o assunto, e das experiências pelas quais o Wagner Crivelini passou em sua carreira, o mais interessante é observar que profissionais mais jovens estão quase que nivelando seu conhecimento, talvez não tanto a experiência, mas no quesito conhecimento, profissionais mais jovens estão realmente se especializando a ponto de quase que se equiparar com caras que estão a 20 anos no mercado de informática.

    Dou meus parabéns ao programa e aos convidados, que de forma muito descontraída trataram de um assunto de grande importância.

    Abraços.

  8. Obrigado a todos pelos comentários! Tivemos alguns problemas de áudio no primeiro episódio mas vamos procurar acertar estas questões. Já estamos produzindo o segundo episódio do DatabaseCast e por isso fiquem ligados aqui no iMasters para mais novidades.

  9. Muito bom o primeiro podcast sobre bancos de dados. Espero que vocês lancem logo o segundo, porque muita gente deve estar na expectativa.

    Acho interessante vocês comentarem algumas coisas nos próximos podcasts sobre as capacidades mais específicas que os sistemas de bancos de dados tem hoje em dia. Pois foi comentado que é uma área que pouca gente se especializa, e acredito que isso se deva ao fato de que a maioria dos desenvolvedores só tem contato com o banco de dados na hora da modelagem e realizar consultas mas não conhecem todo o poder dessas ferramentas. Como o perfil de vocês é bem voltado para essas ferramentas mais “enterprise” acho que isso se encaixaria bem.

    Parabéns pelo podcast e um abraço !

  10. Muito bom, recomendei esse PodCast para o pessoal do nucleo de estudos e projetos da FAFISM, onde eu e meu professor Antonio, gerenciamos estudos voltados para Modelagem, Tunning e Optimização em Bancos Oracle. o pessoal gosto muito , e estamos esperando o proximo! Parabéns!

  11. Eu nunca cheguei fazer faculdade, mas aprendi Clipper em 1995 em um cursinho, nunca cheguei trabalhar como programador.

    Mas sempre adorei a area de TI, de 1996 até recentemente em envolvi muito com a area de hardware.

    Atualmente estou estudando WebDesign, e o banco que eu uso é MySQL.

    Adorei o podcast, parabéns.

  12. Eu nunca cheguei fazer faculdade, mas aprendi Clipper em 1995 em um cursinho, nunca cheguei trabalhar como programador.

    Mas sempre adorei a area de TI, de 1996 até recentemente em envolvi muito com a area de hardware.

    Atualmente estou estudando WebDesign, e o banco que eu uso é MySQL.

    Adorei o podcast, parabéns.

  13. Muito bom ver alguém fazendo um PodCast sobre Banco de Dados. Depois de alguns episódios, o pessoal do Café com GPO (específico de Oracle) desanimou um pouco. Bom ver gente nova na área. Gostei muito mesmo. Vou ouvir os demais agora.

    * Seria legal ouvir falar mais sobre o conceito de carreira em Y. Acho que perdemos ótimos técnicos que se tornam péssimos gestores devido a falta de carreira em Y no Brasil.
    * Sobre o tema do Podcast, tenho um artigo chamado “10 Dicas para começar a usar o PostgreSQL” que tem muito haver com o que vocês falaram: “http://www.midstorm.org/~telles/2006/09/10/10-dicas-para-comecar-a-usar-o-postgresql/”
    * Priscila, se você tivesse ido ao PGcon Brasil 2009, como os colegas de PodCast, você aprenderia a dizer “PostgreS”. O ‘S’ no final faz muita diferença. A gente adora pegar no pé da pronuncia correta, hehehe.
    * Sugestões para outros temas de PodCast:
    – ORM e RDBMS x POO.
    – MarketShare e visões de futuro no mercado de SGDBs
    – Perfis de DBAs em grandes empresas: Segurança, PL, Tuning, Patching, etc.
    – PostgreSQL, é claro…

    Um grande abraço, Fábio Telles

  14. “Banco em modo suspeito” e “Vírus em servidor com banco de dados”, tem coisas que só a Microsoft faz por você, achei o máximo o comentário. Não conhecia os “bancos suspeitos”, hahahaha. Adorei.

  15. Vem cá, se um desenvolvedor faz um UPDATE na base de produção, a culpa não é do DBA que deu GRANT para o desenvolvedor na base? Tsk, tsk, eu aliviava a do desenvolvedor e questionava o modelo de desenvolvimento da equipe. :-D

  16. Os podcasts estão sendo atualmente um meio de aprendizado(conceito) e informação ou seja mais um meio melhor falando. Com as vantagens de que pode ouvir no carro, no ponto de onibus etc. usando um mero celular ;)
    Iniciativa ótima dos caras na verdade acabei de baixar vou ouvir quando tiver tempo.
    Já sou assinante de outros podcasts e como ja sei como funciona retornarei com elogios e críticas(construtivas é lógico)
    Tenho certeza que com a opnião do pessoal mais da area vcs vão melhorar sempre e obter o SUCESSO e reconhecimento esperado pelo iniciativa.

    Parabéns a todos!

    Jerferson

  17. Muito boa essa iniciativa de podcast sobre banco de dados, tantos assuntos interessantes nessa área e tão pouca informação do tipo magazine, Parabéns, espero que sejam muito bem sucedidos!

  18. Era disso que eu estava precisando. Ouvir e aprender tudo de banco de dados com os papas do assunto. No mundo moderno de tecnologia da informação, não é em todo lugar que encontramos profissionais dispostos a ensinar e compartilhar suas experiências. Como nosso amigo acima “Marcelo Fidelis” disse: Vocês seram bem sucedidos.

  19. Cada banco de dados relacional, apesar de suportar o padrão SQL, possui as suas particularidades referente ao SQL. Que tal em um podcast futuro vocês falarem sobre os procedimentos “macetes e técnicas” para um modelo de dados que seja compatível com a maioria dos banco de dados relacionais. Qual a dificuldade que um DBA tem em fazer esse tipo de serviço?

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: