CMS

Joomla! Day Brasil – veja o que aconteceu

PorMarcio Hiroshi Okabe em

O Joomla!Day é um evento sem
fins lucrativos organizado de forma colaborativa pelas
comunidades locais do Joomla!. O evento é encorajado pelo time
principal do Joomla! Project com o objetivo de estimular o
desenvolvimento de comunidades mais fortes e organizadas. É uma
oportunidade para troca de experiências, networking e aprendizado das
boas práticas do Joomla!.

Neste ano, o evento aconteceu no dia 12 de setembro, na Escola de
Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro, que fica
na base do Pão de Açúcar, na Praia Vermelha, e contou com a participação
de mais de 200 pessoas.

A comunidade aguardava ansiosamente por esta data que reuniu profissionais Joomla! do Brasil inteiro.

Gravei um comentário em vídeo, com algumas imagens:

Veja abaixo alguns dos melhores momentos do evento, quais foram os palestrantes e seus respectivos temas.

Joomla! nas Empresas

Essa foi a minha palestra. Iniciei com o som da internet discada e a reação da platéia
foi de espanto, pois para todos presentes isso já faz parte do passado.
Risadas à parte, foi um momento de quebra-gelo muito bom para dar
sequência sobre a evolução do conteúdo para internet e a importância do
site integrar todo o conteúdo da empresa (youtube, twitter, flickr, facebook etc).

Expliquei sobre os níveis de
aprendizagem, mostrando a importância de identificar se o cliente nem
sabe o que é um CMS, se já entende a importância de gerenciar o site
com facilidade ou se já definiu o Joomla! como CMS. Ou seja, o nível de
conhecimento do cliente irá interferir na maneira de vender o projeto.

A velha questão sobre templates prontos
e customizados foi comparado a roupas prontas e aquelas feitas por um alfaiate, concluindo
que o melhor é um site bem elaborado, independente da alternativa
escolhida. Destaquei também que o site é feito para o visitante, e não
para o dono da empresa.

Como trabalho em uma empresa que tem foco em cursos de SEO e Joomla!, não poderia faltar um slide sobre SEO destacando os principais pontos para o site ficar bem otimizado para os buscadores:

Fundamento de SEO Extensões do Joomla!
TITLEs Zaragoza SEO Complements 1.2 Plugin
Title Manager Plugin

Tag Meta
URL amigável sh404SEF
Artio JoomSEF
Description Zaragoza SEO Complements 1.2 Plugin
Tag Meta

SEOSimple
Bread Crumb Bread crumb plus
H1, H2, H3 Add header tag to article titles
JoomSEO
noFollow meta noFollow plugin
Links Internos SEO Keyword Link

Unaerp em Joomla!

Juliano Augusto, analista de sistemas, apresentou o case da Universidade de Ribeirão Preto
e destacou o processo de criação do template, a forma como o site foi
estruturado, a customização de componentes e módulos e integração com
outros sistemas. O site foi construído com extensões free, com exceção
do componente pago – FrontPageSlide Show.

Foi destacada a equipe muito enxuta (três
pessoas) que tocou o desenvolvimento dos sites da Unaerp, e que
muitas pessoas da universidade se impressionaram com a quantidade de
implantações efetuadas. A Unaerp contou com a consultoria da Fábrica
Livre
para apoiar o desenvolvimento do projeto.

Sites indicados: unaerp.br | tv.unaerp.br | www.6cpem.com.br | conic.unaerp.br | www.unaerp.br/age

Joomla! como e-commerce funciona?

Fernando Soares, especialista em VirtueMart, loja virtual para Joomla! comentou sobre o
sistema de assinaturas (AEC – Controle de Expiração de Contas), os
vários meios de pagamento possíveis, tais como Pag Seguro, Pagamento
Digital, F2b e Paypal, e comentou brevemente sobre programa de afiliação.

Fernando Soares (http://www.fernandosoares.com.br), também especialista em VirtueMart, iniciou a palestra abordando a
versatilidade de se usar o Joomla! como e-commerce devido à sua
estabilidade, segurança e, principalmente, afinidade com o Google.
Destacou novas opções como o civiCRM e a facilidade de se implantar técnicas de SEF/SEO usando componentes como sh404SEF e JoomSEF.

Ele abordou de botões de venda a lojas virtuais, mas deu destaque para os componentes AEC (http://www.valanx.org), para venda de assinaturas de conteúdo do site, e VirtueMart, para montagem de lojas virtuais.

Destacou
os vários meios de pagamento disponíveis, tais como PagSeguro,
Pagamento Digital, Gateways de Pagamento da Locaweb, MoIP, F2b e PayPal,
e a possibilidade de integração da loja virtual VirtueMart com o Google
Analytics (http://www.artio.net/en/joomla-extensions/google-analytics-tracking-code-for-joomla), além de ter comentado brevemente sobre programa de afiliação.

Maximizando a performance do Joomla!

Daniel Leandro, diretor executivo da NOIX, e
Júlio Pontes, desenvolvedor e pesquisador da ferramenta, apresentaram
macetes para potencializar o Joomla! para sites com milhões de acessos
usando o site do MEC como exemplo. Eles fizeram uma ótima alusão ao processo de criação de um carro (performance, tuning e otimização):

  • O serviço começa na garagem com o servidor de aplicações, banco de dados e a “caixa de ferramentas” bem organizada.
  • 2 tanques: Utilizando cluster no MySQL para aumentar a disponibilidade do banco de dados e minimizar as falhas.
  • CSS Sprite (reunir imagens do template em um único arquivo)
  • Colocar o código CSS em uma linha só
  • Usar o resize PHP para automatizar a diminuição de imagens para usuários leigos

Foi uma palestra muito dinâmica e divertida, com várias analogias como essa. 

Locaweb em Joomla!

Heric Tilly e Ester Razzo, analistas de tecnologia da LocaWeb,
apresentaram o case de um dos maiores portais de hospedagem, com 100
mil visitas diárias, e comentaram que o processo para escolha aconteceu
por vários fatores, entre eles a facilidade de uso para atualização de
conteúdo, a forte comunidade e a grande quantidade de extensões
disponíveis.

Destaque para o uso do plugin Content Static
que transforma o conteúdo dinâmico em páginas estáticas HTML, que no
caso da Locaweb são atualizadas diariamente. Com isso, há um grande
ganho de performance por minimizar o acesso ao banco de dados. Por fim,
comentaram sobre os resultados atingidos com a nova implementação, com o
site atingindo mais de 100 mil acessos diários.

Entendendo a comunidade Joomla!

Ryan Ozimek, norte-americano, representante do CORE do Joomla! e membro da Open Source Matters,
relembrou a história do CMS desde o Mambo, citou que a ferramenta já
teve mais de 12 milhões de downloads, e explicou algumas das
funcionalidades possíveis na próxima versão 1.6 (ainda alpha), que
deve ser liberada até novembro, segundo Paulino Michelazzo. Em
seu twitter, Ryan postou suas impressões sobre o evento brasileiro: “a
apresentação no Joomla!Day Brasil 2009 foi muito boa. Grande público e
bastante animados com o crescimento do Joomla! no Brasil.”

Desenvolvimento de extensões

Rene Muniz, da Fábrica Livre,
comentou sobre boas práticas na criação de extensões para Joomla!,
citando a arquitetura MVC (Model View Controller) e OPP (Programação
Orientada a Objetos).

O slide com a grande quantidade de APIs
disponíveis para o Joomla! mostra que se especializar no
desenvolvimento de componentes não é tarefa rápida. Exige estudo e
experiência.

Ele mostrou que para criar um componente básico são necessários 5 arquivos:

  1. site/hello.php
  2. site/controller.php
  3. site/views/hello/view.html.php
  4. site/views/hello/tmpl/default.php
  5. hello.xml

Ele ensinou como criar o componente Hello World.

Finalizando…

O Joomla!Day é uma grande oportunidade de
estreitar os relacionamentos dos usuários da comunidade e viabilizar o
encontro desses profissionais pessoalmente. A 3ª edição mostrou o
quanto o Joomla! está se consolidando no Brasil e no mundo como uma das
principais plataformas de gestão de conteúdo.

As fotos do evento estão no Flickr com a tag: JDBR. No Twitter a tag é #jdbr09.

O evento foi um sucesso, comprovando o
grande crescimento do Joomla! no Brasil. E como o Ryan propôs: que venham os próximos Joomla! Days no Brasil, ou seja, que sejam
organizados em várias cidades.

Redes Sociais (hashtag: jdbr09)

Deixe um comentário! 3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. Ronildo Costa (www.ronildo.com.br/blog)
    Daniel Correa (www.joomlaminas.org)
    André Andrade (www.joomlarj.com.br)
    Moises Abreu (www.estudiosite.com.br)
    Jefferson (www.ackdata.com.br)

leia mais