O Windows Mobile vale a pena?

PorRodrigo Diniz Rosa em

Opinião - O Windows Mobile vale a pena

Eu sou Hard user em Windows Mobile, debulho e fuço no que é possível e impossível neste sistema, mas nunca dei o prêmio de primeiro lugar para o Windows Mobile. O E71 da Nokia, com o Sybian, é um deslumbre, o Blackberry, um rei, o Android uma esperança e o Iphone, bom o Iphone é “cool” por enquanto. Framework complicado, arquitetura reciclada de outros sistemas, resumindo, gambiarras e mais gambiarras feitas pela Microsoft desde 2005. Sem falar que é lento, com relação aos outros.

Mesmo assim, por que eu sempre usei o Windows Mobile? Negócios, a regra de negócios da Microsoft dá suporte às vantagens deste sistema operacional. De cada 9 programas desenvolvidos, 6 são para a plataforma do tio Bill (fonte não oficial), ou seja, por mais que o mundo opte pelo software livre, os softwares para os ambientes da Microsoft ainda são maioria. Isso reflete na quantidade de empresas que desenvolvem e, principalmente, mantêm seus produtos atualizados.

Compatibilidade também, qualquer Windows funciona, qualquer programa se baixa e o suporte a drives da Microsoft é muito bom. Projete o uso de dispositivos móveis na sua carreira em uma década, isso conta muitas horas a menos da sua vida, reaprendendo, configurando, atualizando e tudo o mais. Não quero aprofundar na técnica, e sim na lógica. E isso vale para qualquer plataforma.

Porém agora a Microsoft quer entrar na onda dos Market Places, atrasada com relação a Apple Store, Iphone e Ovi, Nokia. Agora, a loja virtual de aplicativos, Windows Marketplace, abre suas portas para que os desenvolvedores possam ofertar seus aplicativos aos futuros usuários de smartphones Windows Mobile 6.5. O desenvolvedor precisa é criar uma conta através de um Live ID e pagar a taxa de U$ 99.

Porém, vai se confirmar a exclusão de todos os usuários anteriores ao Windows Mobile 6.5, ou seja, todo mundo. Isso deixou diversos gerentes de projeto, e outros profissionais, de cabelo em pé, bufando com a possibilidade de toda uma estrutura baseada em dispositivos móveis Windows Mobile com programas que podem não mais ser atualizados para plataformas anteriores, sim, gente, tem pessoas, e muitas, preocupadas com isso.

Vale a pena? Vale interagir com a Microsoft como um mal necessário? Ou mudar para uma empresa de cabeça aberta?

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: