APIs e Microsserviços

23 mai, 2017

O que sua aplicação pode fazer com a integração de Helpers e APIs que gerenciam linhas telefônicas

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Já não é novidade que o mercado brasileiro despertou para a tendência das integrações. A boa notícia é que isso pode ser ainda mais rápido e fácil do que muitos devs imaginam. Não são necessários conhecimentos em telefonia, investimentos em CTI (Computer Telephnony Integration) ou ainda em adaptadores VOIP.  Por meio de  APIs e Helpers disponíveis no mercado, é possível aos desenvolvedores utilizar estas soluções de telefonia, como executar e receber chamadas, realizar toda a gestão de SMS, gravar chamadas na nuvem da operadora e ainda contar com relatórios inteligentes. Tudo de dentro das aplicações, sem que precisem se preocupar com a infraestrutura necessária para tal.

O funcionamento é simples, pois linhas telefônicas vinculadas a APIs e Helpers podem ser controladas pela Internet a partir de requisições HTTP para gerar uma ligação e receber um status em JSON ou XML, por exemplo. Sendo assim, aplicações como CRM, ERP, helpdesk, e-commerce ou qualquer outro sistema que armazene dados de pessoas podem passar a contatá-las sem grandes dificuldades.

Existem Helpers disponíveis que possuem uma interface amigável, são personalizáveis e instantaneamente acessíveis por meio de plug-ins para, por exemplo, originar ligações a telefones armazenados no banco de dados do sistema.

Com as APIs disponíveis é possível enviar SMS, ou executar ligações de forma proativa. Caso você esteja trabalhando em um e-commerce que possua uma plataforma omnichannel, este tipo de solução pode ser explorada para enviar notificações, alertar e ações de relacionamento com o seu cliente em todos os canais disponíveis.

Nós entendemos que um desenvolvedor deve concentrar esforços no que ele faz de melhor, ou seja, codar. Para tal, ele não deve gastar esforços com telefonia, assim, Helpers e APIs podem facilitar o desenvolvimento, principalmente se tiverem uma boa documentação e fácil integração com o seu sistema.

Como exemplo, temos nossos próprios Helpers e APIs. Caso você tenha interesse, pode começar agora mesmo a sua integração. Acesse a documentação técnica completa em doc.directcallsoft.com,  um vasto conjunto de instruções, 100% grátis e em português.

Para observar o comportamento dos Helpers rodando, acesse o link de produção: painel.directcallsoft.com. Cada uma das janelas desse link consome um Helper independente, que permite explorar cada função separadamente.

Também é possível testar todas essas funcionalidades. Nós desenvolvemos um sandbox que fornece créditos gratuitos para testes reais.  É possível realizar chamadas para qualquer telefone, gravá-las, enviar mensagens de SMS convencionais, em lote e até em áudio. Faça todos os testes observando exemplos de linhas de código em CURL, PHP, Java, Python, .NET, Delphi, entre outras linguagens.

Para saber mais, acesse: directcall.com.br/playground.